Outros elos pessoais

16 junho 2009

Mercúrio

A água está turva, mas parece que por agora a albufeira da barragem de Chicamba não está contaminada com mercúrio proveniente da mineração de ouro. Todavia, o Ricardo, meu correspondente em Paris, emailou-me o seguinte: "Passope com o mercúrio, mas nada de alarmismos. As águas da Chicamba serão certamente controladas, mas é também muito importante que se analise o peixe (resíduos de mercúrio) que é consumido pelas populações que vivem próximas da albufeira. Há ali muito importante e urgente trabalho para os investigadores científicos MOZ. São eles que têm que dizer se encontraram ou não resíduos de mercúrio no peixe (pequeno e grande) e, se sim, se esses níveis de resíduos estão dentro dos limites considerados seguros pela FAO/WHO e outras organizações de segurança alimentar. Chamo a sua atenção para o gravíssimo acidente de Minamata (Japão), provocado pelo consumo de pescado altamente contaminado com metilmercúrio, de origem industrial. Em Minamata, o pescado altamente contaminado foi consumido pelas populações durante largos anos, cerca 20-30. Ver aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Minamata_disease"

2 comentários:

  1. Relatorios de analise tem que indicar que metodos de recolha de amostras e de analise foram usados.

    Outra questao por ver sao eventual casos de malformacao em recem nascidos na zona de estudo. E sabido que derivados de mercurio sao agentes teratogenicos, que afectam o desenvolvimento do sistema nervoso dos fetos.

    ResponderEliminar
  2. sou finalista do curson de geologia na UEM, e tenho muito conhecimento em rela;ao ao assunto em debate. minha tese de licenciatura aborda o assunto e tenho resultados de analises quimicas efectuadas em dois distritos de Manica. os resultados das analises estao em discussao. pelo facto de ainda nao ter defendido a tese nao poderei adiantar os resultados.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.