Outros elos pessoais

26 maio 2009

Uma vez mais Renamo adia seu congresso

De acordo com a Rádio Moçambique e pela voz de Fernando Mazanga, o partido Renamo anunciou hoje em conferência de imprensa ter adiado o seu congresso para data indeterminada, congresso que estava previsto realizar-se em Nampula nos dias 1/2, onde o MDM também vai realizar o seu Congresso Nacional a partir do dia 6. O porta-voz afirmou que o adiamento tinha a ver com "manobras da Frelimo", ocupando instalações da cidade de Nampula justamente nos dias em que a Renamo deveria realizar o congresso, para supostamente realizar reuniões, deixando a Renamo sem possibilidades de se instalar. O porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, afirmou que era falso o que Mazanga tinha dito. O problema - disse - é que a Renamo não está em condições de realizar o congresso (noticiário das 12:30).
Creio que esta é a terceira vez que, este ano, o partido adia o seu congresso.
Adenda 1: vamos agora ver se o MDM mantém as datas do seu encontro. Se as mantiver, se o encontro se realizar - estando previstas algumas centenas de participantes -, então provavelmente será necessário interrogar o argumento da Renamo.
Adenda 2 às 14:07: alguém acabou de me dizer que o MDM não vai adiar o seu conselho e que não falta espaço aos seus membros seja para se reunirem, seja para se alojarem. Logo, o problema da Renamo deve ser outro.
Adenda 3 às 15:30: a Renamo ainda não alterou o que no seu portal escreveu no dia 22, a saber: "Vº CONGRESSO DA RENAMO A Comissão Política Nacional da RENAMO, adiou a realização do Vº Congresso de 1, 2 e 3 de Junho para 11, 12 e 13 do mesmo mês, a fim de permitir melhor preparação das conferencias Distritais e Provinciais."

9 comentários:

  1. I like your blog.I'm waiting for your new posts.

    ResponderEliminar
  2. Ainda que fosse debaixo de uma árvore ou numa gruta era imperioso para a Renamo e os seus membros a realização deste congresso. Não se pode olhar o local e as intempéries da natureza quando se pretende salvar o destino de uma organização, como é o partido Renamo. O partido vai mal, sem leme digamos. Considero a justificação de Fernando Mazanga de infundadas e absolutamente desconexadas, porquanto Nampula é vasto e há sempre um canto para acomodarem os meus membros!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Professor

    Será que este adiamento espanta a alguem? a resposta geral é não. Porque todos esta a habituados a esta manobras da Renamo (so para parafrasear o discurso proprio da Renamo. A Renamo falhou, teve um erro estrategico, como é que anuncia o cogresso antes de assegurar todas condições logisticas. Tenho em mim que Moçambique é grande a e ha espaço para todos. Se nao possivel em Nampula concerteza ha uma provinacia que seria possivel. Sugiro que procuremos na imprensa quem dos maiores doadores esteve a visitar a nossa patria mada por aqueles dias para a Renamo fazer aqueles declarações. Pois no meu entedimento a conferencia de imprensa não foi para o povo Moçambicano foi para os doadores, aquilo que a giria popular diz "foi para on inglês ver". Uma vez que ja na referida conferencia de imprensa se apontava o Sr Afonso Dhlakama como o candidato, para que afinal serviria o congresso neste momento de tanta turbulencia na Renamo?

    O que os dirigentes da Renamo devem ter em conta, é quem perde com este tipo de actitude. è a propria Renamo, os seus membros vao ficando cada vez mais humilhados desencorajados e coisas do genero. Ha algo que deve ser feita pela propria Renamo.

    Todos estamos a assistir a MDM a avançar, será que eles nao tiveram o mesmo problemas? Como é que consiguiram? Que a Renamo deixe de estoria e comece a afirmar como um verdadeiro partido politico democratico.

    Tenho Dito

    Rungo da Belinha

    ResponderEliminar
  4. Creio que o meu spam buster apagou um comentário, creio que anónimo.

    ResponderEliminar
  5. So faltava esta, a Renamo é uma decepção politica.

    Maxango

    ResponderEliminar
  6. He um jogo. O MDM marca uma data para o seu Conselho. A Renamo marca uma data para o seu Congresso, que e posterior ao do Conselho do MDM. O MDM altera a data do seu Conselho para dar um KO a Renamo. I. e. os que seriam eleitos para os orgaos da Renamo depois filiar-se-iam no MDM e participariam no Conselho do MDM e seriam eleitos para os seus orgãos. Ai esta o KO. A Renamo adiaou o Congresso por razoes logisticas/falta de preparacao atempada e para purificar fileiras.

    ResponderEliminar
  7. PROF.
    Não acredito que a RENAMO realize o seu Congresso
    Veja se que faz as apresentações dos Seminários ou palestras deste Partdi Oco.
    PS.Sempre é Dlakama e Mazanga será que são os únicos iluminados deste partido?
    Porque será?
    Será que todas Estâncias existentes em Nampula são da FRELL?
    Como é que o MDN conseguiu organizar o seu congresso?
    Deixem de histórias aqui é medo do LEADER em realizar este propaldao Congresso
    MDN FOREVER!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Que a Renamo adie o seu congresso fica bem na sua conta, agora andar a inventar disculpas esfarapadas nao vamos aceitar....Sera que a Frelimo esta assim tao preocupada com esse congresso?

    ResponderEliminar
  9. RENAMO ( Restos mortais) como dizia o saudoso Samora Machel, acho que tinha toda a razao a Renamo morreu.Ou sera esperminada em outubro proximo


    Tenho DITO


    xicoxa

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.