Outros elos pessoais

26 maio 2009

Luta pelo Oceano Índico

Nas próximas décadas, Estados Unidos, Índia e China disputarão as estratégicas águas do Oceano Índico. No que nos toca, é por ele que saem - e continuarão a sair -, por exemplo, a madeira e o carvão. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

2 comentários:

  1. There has been not much discussion on this matter, in Tanzania and Kenya. How about in Mozambique ?

    ResponderEliminar
  2. Professor,

    Isso significa oportunidades para Mocambique a Medio e Longo Prazo.

    Que so poderao ser Maximizadas, e devidamente aproveitadas, se unidos estivermos,e termos capacidade negocial como Nacao.

    Caso contrario, continuaremos a discutir sobre migalhas, alias, como ate agora temos feito.

    Dando espaco aos opurtunistas, para criarem problemas, vender-nos lixo militar, para matarmos-nos, em troca de tostoes para alguns.

    Sem termos uma democracia saudavel, um POVO engajado em construir uma Nacao, continuaremos a discutir o que o Governo diz, e o Manuel la em Tete ou em Zambezia contradiz.

    Vamos Manter-nos nessa de escondidas, para ganhar uns tostoes individuais, quando sentados numa mesa, poderiamos render Milhoes para todos.

    Cumprimentos
    Abdul Karim

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.