Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
28 maio 2009
Sábado: Deviz comicia na Mafalala
16 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
VAMOS TODOS VOTAR!
ResponderEliminarVAMOS TODOS VOTAR!
VAMOS TODOS VOTAR!
MZ
O importante é levantar o voo. Está no bom caminho Daviz Simango. O caminho é longo e duro, mas tenha fé que um dia chegará lá,
ResponderEliminarUm abraço na Ponta Vermelha, uma vez que estamos em época do "slogan" revolução perde, quanto a mim devia já chamar-se Ponta Verde e não Vermelha, que simboliza crise.
Um abraço
Professor acho que será interessante avaliar a presença/ausencia da população nesse comicio, por uma razão simples. Acho que a população de Maputo é socialmente heterogenea.
ResponderEliminarSaudações
Maxango
Prof.
ResponderEliminarUM repto gostia de ver as pessoas que falam e escrevem bem neste blog a aparecer as 14:30.
PS. Vamos deixar de papo vamos a acção.
vai ser bonito.
ResponderEliminar"PS. Vamos deixar de papo vamos a acção."
ResponderEliminarÉ mesmo o tempo de estudar os que estudam os outros.
Penso que vão e nunca perderão essa oportunidade de se encontrarem com o Daviz. Se muitos no exterior (Holanda, Bélgica, Alemanha, Suécia, Portugal) percorreram km e km para se encontrarem com o Daviz, qual será o problema dos maputenses que escrevem bem de irem a Mafalala para ouvirem-no com os próprios ouvidos e verem-no com os próprios olhos e dialogarem com ele? Darem-lhe aquelas brilhantes ideias que se lancam aqui?
Caro Refelectindo
ResponderEliminarEu suspeito que o Eng.º Deviz Simango lê, frequenta este sítio, e provavelmente outros também.
Mas este deve ler, com certeza.
Maria Moreno e Ismael Mussa abandonam Renamo
ResponderEliminar2009/05/29
Maria José Moreno, que chegou a ser durante cerca de quatro anos a chefe da Bancada da Renamo-União Eleitoral esta legislatura na Assembleia da República, deixou de ser membro da Renamo e Ismael Mussa também fez o mesmo.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)
Ambos confirmaram aos meus de comunicação social as suas atitudes tomadas por escrito, em cartas dirigidas ao presidente Afonso Dhlakama.
Tanto Maria José Moreno como Ismael Mussa disseram que se manterão na Assembleia da República como deputados até ao fim da legislatura que só terminará com a tomada de possa da assembleia eleita nas próximas eleições a 28 de Outubro do corrente ano.
Maria Moreno e Ismael Mussa são hoje duas figuras muito próximas do presidente do MDM, eng. Daviz Simango.
Ambos poderão em breve vir a assumir papéis de relevo na nova organização liderada pelo Edil da Beira que hoje em Maputo volta a receber um prémio da Professional Managment Review (PMR) como um dos melhores gestores municipais da África Austral.
A cerimónia vai decorrer em Maputo. É a terceira vez que Daviz Simango é galardoado com a mesma distinção atribuída anualmente pela prestigiada revista sul-africana.
Ainda amanhã em Maputo, Daviz Simango dirigirá um comício em Maputo, na inauguração em Xipamanine, da delegação do MDM na capital do País onde também tem a sua sede nacional.
fonte: Canal de Moçambique
umBhalane,
ResponderEliminarEntão amigo, não acredita que Deviz Simango leia este diário? Como sabe? Eu tenho outra percepção, penso que ele lê sim, este é um diário em que ninguém quer perder de ler e actualizar-se. Pode crer que os seus comentários não cai em ouvidos moucos. Cá na tuga, em Portugal, até há quem comente suas opiniões.
Um abraço
Viriato Dias
ResponderEliminarComo nunca tinha ouvido falar nessa cidade de tuga, aí em Portugal, recorri às TIC's, como sugeriu há dias, Google, e não encontrei onde fica essa localidade, em Portugal - tuga.
É que fiquei muito curioso, por causa daquilo dos comentários.
Mas como?
Um abraço
Caros UmBhalane e Viriato Dias
ResponderEliminarNão tenho a mínima dúvida que o Daviz lê o que escrevemos aqui e noutros blogs. Isso confirmei pessoalmente com ele. Daviz e muitos membros seniores do MDM lêm muito.
Prontos ai está a resposta que umBhalane queria. Lê mesmo os seus comentários o Engº. Deviz Simango, até porque se não o fizesse estaria a pecar, aqui há ciência, aqui há verdade. Obrigado Reflectindo pela ajuda. Quanto a terminologia de "tuga" sabe o amigo o quer dizer. Mais está de parabéns pela fiscalização da gramática, é uma sova que me dá (risos). Aceito. Os seus comentários são lidos em Évora, agora poderá encontrar no google.
ResponderEliminarUm abraço
Ah, Évora aquela cidade que tem uma famosa ruína romana, uma espécie de "coliseu"!
ResponderEliminarE faz muito calor por aí, não?
Dizem também que os habitantes são "pachorrentos", gostam de se abrigar do calor debaixo dumas árvores chamadas de chaparros.
Temos que plantar embondeiros aí.
Assim, eles vão melhorar, e os embondeiros se devem adaptar muito bem nesse território bem seco e quente, na maior parte do ano.
Boa terra.
Um abraço e bfs.
"Caro Refelectindo
ResponderEliminarEu suspeito que o Eng.º Deviz Simango lê, frequenta este sítio, e provavelmente outros também.
Mas este deve ler, com certeza.
29/5/09 1:41 PM"
Este comentário foi escrito em 29/05/09.
Agora tenho a certeza que o Sr. Engº. Daviz Simango lê este blogue - fontes - Reflectindo e Viriato Dias - para além do óbvio.
Assim sendo, vou deixar de comentar em balalaica, de modo mais ligeiro, e passar a ser mais formal, mais "sério", e comentar de gravata.
A responsabilidade cresceu exponencialmente, e temo não estar à altura da responsabilidade - Daviz Simango, Évora,...eventualmente comissão política da Frelimo!
Fazer o quê?
Caro UmBhalane, não há dúvidas que se o seu comentário for de mais responsabidade mais útil será ao Daviz e MDM. Mas também creio que tendo uma crítica ou uma proposta estratégica para Daviz e MDM mais será produtivo se dirigir-lhe directamente. Aí meu caro compatriota e amigo terá um feedback. Esse é um outro aspecto que descobri do Daviz. Ele escuta a quem com ele fala. Ele quer ouvir e procura dar tempo (quando pode) ao seu interlocutor. Porém, acredito que a disponibilidade do tempo vai se reduzindo na medida em que o nr dos que querem falar com ele aumenta, mas o importante é que os seus colaboradores directos sigam o carácter do Daviz. Se cada membro da CP, do CN, do secretariado-geral, os delegados políticos provinciais, distritais, etc, tiverem um espírito de escuta, teremos em Mocambique um partido da oposicão muito forte e alternativo.
ResponderEliminarNão precisam de muletas as tuas palavras, ó umBhalane (donde vem este nome???), porque as mesma, quando não são para ironizar, tem um duplo ensinamento. Vale a pena ler teus comentários. Templo de Diana é assim chamado o aludido monumento romano, olha que estive lá o dia de hoje. É de resto caminho às oficinas do saber, a universidade. É historicamente interessante para quem vem a Évora. Mas o nosso, lá em Tete, a fortaleza em vias de desabar é melhor!!! Risos
ResponderEliminarUm abraço