Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
03 maio 2009
O fim da universidade tal como a conhecemos
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminarParticularmente interessante o ponto 2.
Mas, gostaria de frisar que as propostas apresentadas nao estao disassociadas da crise financeira mundial.
para mudar o actual modelo capitalista, deverao por-se em causa, toda uma estrutura criada para o efeito.
a universidade americana, apartir dessa proposta, comeca ja a propor novas prioridades.
quando se propoe Mind, Body, Languege, water, etc como areas ou subjects (sou fraco em defenicoes tecnicas), esta-se a sair do focus CAPITAL para o Novo focus HUMANITARY.
essa tendencia podera depois ser talvez denominada de "Capitalismo moderado" ou qualquer outra denominacao, pelo facto da antipatia ao MARX.
Acho que o que interessa reter e debater 'e de facto essa trasferencia do FOCUS. e ainda se formos capazes, aproveitarmos a ocasiao e mudarmos o mesmo FUCUS em Mocambique.
Poderiamos de facto garantir um avanco inimaginavel.
Cumprimentos
Abdul Karim
longe vai os dias em que ir a univerdidae era uma honra so para alguns, que depois seriam considerados a nata da sociedae, a universidade e agora uma necessidade e tem de ser vista como tal
ResponderEliminarJoka
Paula
Caro Prof. Carlos Serra,
ResponderEliminarCom o devido respeito, tomei a liberdade de colocar um excerto seu de http://www.savana.co.mz/index.php/colunistas/884?task=view no meu blog pessoal http://umfigueirensemozambique.blogspot.com
Espero que esteja de acordo com a sua opinião, caso represente o mínimo inconveniente, por favor diga-me e retirálo-ei de imediato.
Parabéns pelo seu blog
NR