Outros elos pessoais

30 maio 2009

Mídia e relações políticas (1)

"E se você tiver cursado boas escolas, como eu cursei e você também, a sua história foi sendo moldada para a obediência. Para a maioria da população, a educação é uma forma de colocá-la no seu nicho na sociedade e de fazer com que elas não causem problema. De fazer essas pessoas prestarem atenção em outra coisa - esporte, moda, comédias, mas não nos perturbe. Por exemplo, o fenômeno Bill Gates e seus planos para a Internet. Se as pessoas estiverem sentadas na frente de seus computadores, apertando botões para satisfazer formas artificialmente criativas, você não precisa se preocupar." - Noam Chomsky
Na nossa sabedoria espontânea, a mídia é fundamentalmente apenas um conjunto de três coisas: informação, crítica e recreação. Como consumidores, dedicamos bastante tempo a avaliar se a informação é ou não isenta e se a recreação é ou não adequada. Porém, a mídia é também, de forma exemplar, directa e/ou indirectamente, um conjunto permanente de fenómenos que nos permite, através das múltiplas janelas que abre, entrever o funcionamento das relações políticas numa dada sociedade. O que quero dizer com isso? Quero dizer com isso que a informação veiculada pela mídia permite-nos, como num laboratório, estudar as relações Estado/cidadãos a quatro níveis:
1. Instâncias de sistemas e de regras de vida
2. Instâncias de conformismo
3. Instâncias de protesto
4. Instâncias de punição
Desenvolverei o tema com exemplos do nosso país.
N.B.: a qualquer momento posso modificar o que aqui fica escrito, assinalando a vermelho as partes eventualmente modificadas.
(continua)

5 comentários:

  1. Professor,

    Apenas um pequeno enquadramento, talvez, necessario para o que tenho vindo defender tambem em relacao ao PAPEL DA MIDEA na actual situacao do NOSSO PAIS.

    "THE ROLE OF THE MIDEA in the contemporary politics forces us to ask what kind of a sociaty do we want to live in,and in particular in what sense of democracy do we want this to be a demcratic society?..." Noam Chomsky- Post 9/11 Edition

    Cumprimentos
    Abdul Karim

    ResponderEliminar
  2. Por que "mídia"? Por que não ter usar "media" - palavra latina de aceitação universal - sem qualquer subordinação ao inglês?

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela observação. Media. s.m.pl (inglês mass media=meios de comunicação de massas; media=meios=latim); mídia, s.f.: de uso no Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Media,
    OK,

    Obrigado,

    Cumprimentos
    Abdul Karim

    ResponderEliminar
  5. Eu também voto por media, latino.

    Os Romanos já se foram, e não constituem perigo imperial.

    Agora, esses brancos loiros e de olhos azúis, é preciso cuidado com eles!

    Pese embora Moçambique pertença à Commonwealth.

    Convém ter algumas bolsas de resistência, e já que o Português não é bem quisto, que seja ao menos o latim, e seus múltiplos "filhos".

    Media.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.