Outros elos pessoais

09 maio 2009

Gripe suína: Tamiflu não é para pobres

Da Rádio Nederland: "A Organização Mundial de Saúde (OMS) começou a distribuir 2,4 milhões de doses do antiviral Tamiflu, produzido pela empresa farmacêutica Roche. (...) Até agora, a lista de países beneficiados não foi divulgada. Para especialistas, as chances de que milhões de pessoas vivendo em regiões pobres recebam o remédio é muito pequena. (...) O professor Ivan Wolffers, do centro médico da Universidade Livre de Amsterdã (VUMC), afirmou que a medida é somente paliativa. Ele acredita que problemas mais graves deverão surgir caso o surte da gripe suína evolua para uma pandemia. Ainda segundo Wolffers, o sul do continente Africano seria o mais afetado. "Testes para confirmar a doença teriam que ser feitos no exterior. Além disso, é impossível isolar pacientes e não há uma rede adequada para a distribuição de medicamentos. Também não há médicos treinados para explicar à população a maneira correta de usar os remédios." Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência.

3 comentários:

  1. É ridículo afirmar que não temos capacidade para distribuir o Tamiflu, como é que os antimaláricos chegam as unidades sanitárias mais recônditas do país? Como vacinamos as crianças que vivem nos povoados mais distantes?
    Quem explica ao pacientes cm tomar os medicamentos das outras patologias?
    No entanto o pessoal da saúde tem que ser capaz de suspeitar e notificar os casos e o Misau tem que garantir logistica e flexibilidade para que as amostras cheguem a um laboratório com capacidade.

    ResponderEliminar
  2. Quando não se tem, como se consegue distribuir?
    É urgente que o MISAU informe se existe ou não o medicamento no país, que diga o que se tem feito para preparar o pessoal da saúde, que condições têm sido criadas nos hospitais, que se está a fazer em termos de informação das pessoas das zonas rurais e urbanas,como nos podemos prevenir, quais os sintomas, o que devemos fazer em caso de suspeita, etc, etc.

    ResponderEliminar
  3. Isso é lobby da industria farmacêutica que é detentora da patente da medicação, não existe nenhum trabalho afirmando se essa droga é efetiva quanto a gripe A, e essa explosão na mídia serviu para divigugar sua medicação... conspirações....

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.