Outros elos pessoais

03 abril 2009

O que exportamos

Saiba do que o país exporta e dos respectivos pesos, aqui.

2 comentários:

  1. Professor,

    E, o defice da balanca comercial aumentou.

    o que ninguem quer perceber 'e que o PIB ESTA BOM!

    segundo o modelo DIOGO AIRES, pressupoe- se que quando o POVO pensa que sabe enquanto nao sabe, devemos investir no nao-saber do POVO, assim damos certificados aos nao-sabedores, que vao pensar que sabem, assim 'e so PIB a crescer.

    e o plano e desenvolvimento assina em baixo do PIB. AVANCA!

    que tal umBhalane, esta boa?

    MZ

    ResponderEliminar
  2. “Although exports rose, so did imports - and at a faster pace, so that the balance of trade deteriorated sharply. Imports rose from 3.05 billion dollars in 2007 to 3.8 billion in 2008 - an increase of almost 25 per cent. The deficit on the trade balance thus widened from 637.6 million to 1.15 billion dollars.”
    “Todavia as exportações aumentaram, assim como as importações - e num ritmo mais rápido, de modo que o saldo da balança comercial deteriorou-se acentuadamente.

    As importações passaram de 3,05 bilhões de dólares em 2007 para 3,8 bilhões em 2008 - um aumento de quase 25 por cento.

    O défice da balança comercial, assim, ampliou de 637,6 milhões para 1,15 mil milhões de dólares.”


    Agora o contraditório.

    «Nos últimos quatro anos : Produção nacional superou importações - segundo Luísa Diogo, falando no Parlamento na sessão de perguntas ao Governo
    A ECONOMIA moçambicana cresceu nos últimos quatro anos a um ritmo médio de seis a oito por cento ao ano, tendo a produção na agricultura e noutros sectores, tanto para consumo, como para exportação e investimento público e privado, superado as importações. O Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 129 biliões de meticais em 2005 para pouco mais de 235 biliões no ano passado, uma cifra que poderá atingir os 267 bilhões no presente ano, como consequência da estabilidade económica, política e social de que o país desfruta.

    Maputo, Quinta-Feira, 26 de Março de 2009:: Notícias »

    Fonte: Moçambique para Todos.

    Governar assim é muito difícil.

    Uma pessoa explica, logo os outros complicam.

    Assim não dá!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.