Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
13 abril 2009
MDM deverá ir a todas
13 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
O MDM já pode ter membros inscritos? Ja foi oficializado como partido politico?
ResponderEliminarQue demora meu Deus. Eu já gostaria de ter o cartão de membro do MDM. Quando se apresenta em Maputo? Aqui seremos fortes
ResponderEliminarContamos com MDM.
ResponderEliminarNao há maneira!!!!!
sois a nossa esperança.
Malx
O MDM já tem escritório provisório em Maputo.
ResponderEliminarPouco a pouco vamos avançando juntos rumo ao nosso objectivo:
MOÇAMBIQUE PARA TODOS!
Ao MDM,apertar o cerco aos STAEs e CNEs pq os maiores fazedores de fraudes sao etes dois orgaos.Nas mesas ponham delegados atentos e motivados.As reclamacoes devem ser pontuais e na hora,e com copias enviadas para todos orgaos,desde distritais,provinciais,centrais.
ResponderEliminarPrecipitado acho eu!
ResponderEliminarpara as legislativas concordo mas presidenciais?
é preciso ter estómago para ombrear com a FREL, afinal trata-se de um dos maiores partidos a nível mundial!... e que no final sempre são sempre um pouquinho maiores que Deus esses ladrões eles é que ditam as regras em toda Àfrica Austral não acham?
é preciso muita cautela para o Deviz não dar um tiro no próprio pé! não empurrar o bom do moço para o abismo.
Força MDM
Meu Caro, 6:46
ResponderEliminarJá eu penso que as Presidenciais serão as mais fáceis de disputar.
Daviz tem carisma, é jovem, simpático, bem-falante, sabe falar, tecnicamente bem preparado, tem notoriedade (fama),...e é uma novidade, é o fenómeno do espectro político de Moçambique.
O importante, em todas as eleições, é evitar a fraude generalizada.
Essa é a "Mãe de todas" as grandes batalhas.
É preciso cocoricar muito bem as mesas de voto, as actas, e todo o processo eleitoral.
Fundamentar as queixas com provas concretas, e difíceis de contrapor.
Denunciar de imediato, internacionalmente mesmo, a ocorrência das mesmas.
Acabar de vez com a pirataria da vontade do Povo.
E não só falar, mesmo nos blogues, também.
Mas, lá mesmo, no terreno, tem que haver muito empenho.
VIGILÂNCIA.
MABASSA.
Barack Obama qdo apresentou a sua candidatura muitos disseram que era precipitacao,era miudo, nao sabe de politica, mas acabou vencendo as eleicoes folgado nos USA. Agora Daviz Tbem tem a mesma chance, nao custa avancar. O que e' preciso mais e' trabalhar mais no terreno para que isso aconteca. Nao pode ser poitico de gabinte. Barack Obama ganhou as eleicoes porque colocou a maquina eleitoral ou seja o seu staff no terreno com toda tecnologia, internet, contacto porta a porta e mais... Daviz deve fazer isso, comecar ja a fazer pre-campanha no terreno, fazer se conhecer no meio rural e nas outras grandes cidades de Mocambique. Ele deve avancar sim para as presidencias e vai marcar a historia de Mocambique e mudar o rumo dos acontecimentos. Isso e' que os jovens Mocambicanos precisam
ResponderEliminarAlex
Australia
Concordo com muitos que pronunciam positivamente por uma participacão do MDM em todas as eleicões. Sendo o mais necessário neste momento uma preparacão efectiva nos moldes que o Alex e UmBhalane aponta.
ResponderEliminarO marketinng político do MDM e Daviz Simango. O Povo, mesmo lá nas zonas rurais já ouve destes fenómenos, mas tem que ouvir mais e se possível ver-os com os seus próprios olhos. Mas isto exige não só o trabalho árduo de uns mais de muitos.
A fiscalização cerrada como disse UmBhalane e o anónimo que apontou STAE e a Comissões Eleitorais aos diferentes escalões seguindo a experiência é chave dumas eleições limpas. Mas aqui mais uma vez temos aqui cabe a cada cidadão ser fiscalizador.
Uma das preparações é exigirmos que fraudulentos como Antoninho Maia, Arsénio Geraldo Joaquim Nkabwebe, Amido Fernando até um deles visto a invalidar votos com tinta indelével em Nacala-Porto sejam detidos imediatamente. Que o Observatório Eleitoral faça o que prometeu na pessoa do Sheik Abdul Carimo. Se o Conselho Constitucional disse que cabia à CNE a agir em coordenação com o Ministério Público da PGR há que exigirmos para no mais cedo possível, aqueles senhores sejam levados à justiça.
Os que colaboram na prática de fraudes deviam saber que pode lhes ser muito caro.
O discurso segundo o qual fraudes eleitorais são normais em qualquer processo eleitoral do mundo tem que terminar.
Meus Caros!
ResponderEliminarObama vem de um Partido centenário e com um staff capaz de formar cem governos americanos diferentes e todos com capacidade para governar sem que ninguém note a diferença, Deviz formou um partido em que a maioria dos membros que deram a cara são todos ums lambe-botas a procura de um lugar ao sol, e que saltaram do barco da RENAMO logo no primeiro abanão.
Proponho ao Dr. Carlos Serra que faça uma postagem sobre o possível governo de Deviz com nomes e cargos a ocupar verão que não vai sair NADA.
Um abraço e sem ofensas aos VERDADEIROS MDM´S
Anonimo!
ResponderEliminarJá ofendeste os membros do MDM, ao chamar-lhes de lambe botas!
Se fossem lambe botas, estariam ainda com o pai de democracia, o que nao seria bom para a democracia!
Em todas as partes do Mundo, os militantes podem e devem deixar os partidos cujos os objectivos ofende a maioria e os príncipios de etica.
É uma atitude de coragem e determinaçao apostar num novo partido ha poucos meses das eleiçoes.
Aguardemos pelos resultados!
Deves estar preocupado com MDM como muitos outros por aí....
Malx85
O anónimo, este último que fala de Obama e governo de Daviz é capaz de SE ENGANAR que no seu comentário partiu de uma análise.
ResponderEliminarMas é mesmo enganar-te, meu irmão, e a ninguém mais enganas porque mesmo o mais sério do partido no poder sabem com que e quem estão agora a lidar.
Eu apenas gostaria de saber o problema de membros da Renamo ou outro partido incluindo da Frelimo nem que seja 90 % se optarem por aderir o MDM.
Há problema nisso?
Já se lancou este tipo de pergunta em vários blogs, incluindo-se no próprio site do MDM e o senhor anónimo nunca apareceu com argumento que convenca a quem quer que seja.
A verdade é uma, o MDM tem que continuar com portas abertas para os que querem contribuir para o bem do país por meio dele. É uma opcão livre de cada cidadão. É o cidadão que sabe porque escolhe o MDM e não a Renamo ou Frelimo ou seja qual partido for.
Venha com argumentos que nós os discutiremos como já fizemos em varios blogs. Se para ti o MDM não tem quadros para governar Mocambique - de novo o que se dizia para a Renamo - qual é o partido que tem melhores quadros? Talvez este seja um bom ponto de partida.
caminhando com a ultima questao do refletindo ,digo que se a MDC nao tem quadro para governar o pais isso sera positivo,pois vai trazer outra forma de estar em que os governanres vao sair do Povo ( sem amores a um partido )
ResponderEliminar