Outros elos pessoais

25 abril 2009

Aforismos

Francamente! Vejam lá que não aforismava desde 10 de Novembro do ano passado! Que desaforo, que desatino!
Mas vamos lá retomar o fôlego, com a perversidade habitual.
1. Uma coisa óbvia: apenas os partidos fracos precisam de coligações, podendo, aqui e acolá, oferecer, em troca, os préstimos de alguns intelectuais e de alguns técnicos de médio curso.
2. Quando mais seguro um partido se sente, mais ele olha os outros com sobranceria.
3. Sempre que surge um novo partido, os partidos hegemónicos ignoram-no; mas se o novo partido apresenta indicadores de futura hegemonia, imediatamente os partidos hegemónicos o apresentam revestido de características integralmente patológicas.
4. Se o inimigo político é mesmo perigoso, assenta-se sobre ele um bateria de projectores midiáticos destinados a iluminar a sua acreditada malevolência e a sua natureza virtualmente psiquiátrica.
5. Em situações de luta política intensa, os partidos despacham para o terreno de combate - mídia - os seus mais treinados especialistas da verborreia e dos mísseis ideológicos.

1 comentário:

  1. "perdoa-lhes senhor, eles nao sabem" - Jesus Cristo

    "a minha nao-cooperacao e' com metodos e sistemas, nunca com os homens" - Mahatma Gandhi

    Abdul Karim

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.