Outros elos pessoais

19 março 2009

12 detidos morreram por asfixia: autêntico linchamento

Segundo o "Notícias" de hoje, citando a comandante provincial da polícia, Arsénia Massingue: "Asfixia foi a causa de morte dos 12 detidos que pereceram na noite de última segunda-feira na cela do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Mogincual, província de Nampula. (...) 48 detidos encontravam-se encarcerados num pequeno compartimento, de dimensões extremamente reduzidas para tão elevado número de pessoas, com um pequeno orifício a servir de ventilador. (...) Entretanto, dados apurados pela nossa Reportagem junto dos familiares dos finados indicam que os elementos da lei e ordem que estiveram a guarnecer a cela nada fizeram para socorrer os detidos, que gritavam por socorro (...)". Enquanto isso, foram suspensos das suas funções o comandante distrital da PRM e o director da Polícia de Investigação Criminal, respectivamente Domingos Coutinho e Basílio Nakoto.
Comentário 1: o que se passou foi grave. Tratou-se literalmente de um linchamento levado a cabo pela polícia.
Comentário 2: quando escrevi "Cólera e catarse" - cuja leitura continuo a recomendar -, alertei para várias coisas que poderiam acontecer no futuro. O que se tem passado em Nampula confirma que o fenómeno que então analisei não perdeu actualidade e continua a ampliar-se. E, se não houver prudência, a morte dolorosa - por autêntico linchamento institucional - dos 12 detidos pode servir de rastilho para mais coisas complicadas.
Adenda 1: o jornalista Mouzinho de Albuquerque tem hoje no "Notícias" um texto sofrido sobre a morte dos 12 detidos. Ele escreveu, por exemplo, que havia 46 detidos numa cela com capacidade para cinco. Confira aqui.
Adenda 2: sobre as mortes de 2000 por asfixia nas celas da polícia em Montepuez, recorde este trabalho da Amnistia Internacional, aqui.
Adenda 3: aguardo que me sejam enviados via email dois números do mediafax de Dezembro de 2000 a propósito de Montepuez.
Adenda 4: de acordo com a Rádio Moçambique, vão a enterrar amanhã, nas suas terras de origem, os doze reclusos falecidos na cela do comando da polícia em Mongincual (noticiário das 19:30).

32 comentários:

  1. ...caro professor,esta postagem não tem nada a ver...
    a LAM lançou há algum tempo uma redução de preços que realmente veio facilitar a vida a todos que precisavam de viajar dentro do país...
    a justificação de tal medida foi a descida do preço do combustível,a compra de novos aviões,e a vontade de trazer o transporte aéreo para toda a gente.
    ... mas isto durou mto pouco!
    Há 1 mês viajei para Nampula com bilhete desta tarifa, mas no regresso tive problemas porque diziam que afinal havia só uma parte da lotação do avião com esta promoção...
    ...bom, aliás mau!
    Ontem pretendi viajar e os preços são os antigos , pois só 9 lugares em cada vôo é que são promocionais!
    Penso que a Lam está a tentar nos enganar ,pois as pessoas acabam por ser apanhadas na situação de ter de pagar o preço alto porque se organizaram para viajar e quando são informadas desta mudança já nada há a fazer...
    Claro que estão a dar campo para a corrupção ,pois 9 lugares sempre dão para negociar pela porta do cavalo!!!!!!

    TÒXICO

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo Dr. Serra, é um autentico linchamento.
    Este é um acto bárbaro e os responsáveis devem ser exemplarmente punido.
    À luz do que tem sido a actuação da nossa procuradoria nos últimos tempos, acredito que os órgãos da justiça não nos vão defraudar.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  3. E agora frelos, não dizem nada!

    Questão de ADN, da vossa matriz, da vossa verdadeira natureza - quando estala o verniz, a camada muito superifial de cal que esconde a vossa verdadeira maneira de ser, identidade,

    ora que ela aparece resplandecente a mostrar a sua "força assassina".

    Nem preciso escrever mais, perente factos tão evidentes.

    Repetitivos, vezes demais.

    Fora o que não se sabe.

    ResponderEliminar
  4. É triste. Só sente quem perdeu o seu marido,filho,neto,etc...
    São pessoas mas que pelo anonimato engrossavam as chamadas "massas populares". É triste. Um falso alarme de Anibalzinho em casa de um familiar do senhor M. dos Santos,até mereceu desculpas pessoalmente do vice-ministro do interior.Porque? Porque esta dualidade? Estamos a semear qualquer coisa muito menos concordia. Ou o país é grande demais para este tipo de figurino administrativo ou então são mais uns analfabetos e que não fazem falta... O tambor começa a encher e fica-se com a sensação que as coisas materiais satisfazem o zé-povinho. Não é verdade.A pessoa precisa de tranquilidade e respeito seja qual for o seu extracto social. Por asfixia, por amor de Deus nem os gemidos de socorro foram ouvidos....
    Os oficiais suspensos foram alí colocados para assumir cargos de confiança, ou não? Quem defendem? O Estado, o Governo ou seu partido?
    Não morreram galinhas, morreram pessoas.Morreu gente. Morreram moçambicanos. O que acontece aos outros temos pena e o que aconte a nós doi-nos e muito.Ou não? Foram 12, um número que pode multiplicar, multiplicar para o banditismo qunto mais não seja vingar a morte do seu amigo e familiar. Já se perguntou o que cada orfão ou viúva pensa? Que outro instrumento domina a maioria do povo que não seja a violencia para trazer para sí a justiça.A policia não tem capacidade e cada vez menos. O agente da policia não acredita no que faz, porque os seus superiores também não estão muito comprometidos com a suas responsabilidades.Ufff.....uma das pessoas que ainda está viva nas celas é filho de uma pessoa que foi meu guarda em Nacala.Ví o miúdo a crescer.Esta-se mal e estou magoado,muito magoado.

    ResponderEliminar
  5. Honestamente não sei o que pensar!

    Quero continuar a acreditar que não é possível que os responsáveis locais da cadeia, estivessem ao lado e a ouvir tudo e nada fizeram.

    Não pode ser! Quando o HOMEM é capaz de semelhante atitude, que poderemos mais esperar da sociedade?

    Se não podemos confiar no estado e seus representantes, que fazemos?

    Isto é grave demais!

    Alguém me pode explicar se o papel dos cidadãos é ficar de braços cruzados? Que atitude esperar?

    Professor, por uma vez gostaria de pensar que os seu temores estão errados, mas o rastilho está aí!

    Que querem fazer do meu país? PAREM JÁ, depois pode ser tarde demais!

    ResponderEliminar
  6. Isto é aqui é que vinganca e ódio, se o Edson Macuácua ainda não sabia definir as coisas que aprenda por este acto.

    ResponderEliminar
  7. Diariamente morreram detidos nas prisões moçambicanas. Já desde anos as condições nas prisões são uma mera catástrofe, declarou cada ano a Liga dos Direitos Humanos. Más condições higiénicas, a sobrelotação (três vezes superior à sua capacidade), doenças, maus tratos ou abusos físicos dos guardas prisionais e da polícia em relação aos detidos estavam e estão na ordem do dia. Uma reforma do sistema prisional não foi feita, porque o partido no poder, a FRELIMO, preferiu ignorar os problemas. O Governo não tem uma política de direitos humanos e tolera que os direitos humanos são regularmente violados nas cadeias do país. A prisão preventiva tornou-se um hábito. Os prazos de detenção foram regularmente violados. A brutalidade policial, mortes de asfixia nas prisões, a falta de saneamento, de água potável e de comida não são grandes novidades Tudo isto já esta escrita nos últimos relatórios das LDH e do Departamento de Estado
    Norte-americano sobre práticas de Direitos Humanos em Moçambique. O ministro moçambicano da Justiça, o Procurador-geral da República e os juízes são os principais responsáveis por estas graves deficits do Estado de Direito. Lhes falta qualquer cultura dos direitos humanos, e competência para resolver os problemas nas prisões. Para eles a dignidade humana e valores éticos são meras filosóficas e mais nada. Até hoje nem um crime contra a humanidade foi julgado pela justiça Moçambicana. Que mais bárbaros os actos, que maior o silencio
    cúmplice dos principais responsáveis. A dignidade da pessoa humana permanece um valor marginal da nossa ordem jurídica. Normas legais, regras administrativas podem ser desrespeitadas sem qualquer consequências. Até agora, Moçambique não ratificou a convenção para a criação do Tribunal Penal Internacional (TPI). A imunidade daqueles que cometeram crimes contra a humanidade e mais importante do que respeito pela integridade física dos cidadãos nas prisões. Enquanto as famílias enterram os vitimas, os responsáveis locais pelo morte dos 12 detidos na Cadeia de Mogincual permanecem em liberdade. Porque vale o princípio da presunção de inocência da Polícia (PRM).. Sobre a presunção de inocência" dos mortos não fala se. ...

    Um abraço
    Oxalá

    ResponderEliminar
  8. 19 Fevereiro 2009
    Frontalidade da ministra Benvinda

    Título de um post neste sítio.

    Gostaria de ver claramente visto, verificado, concretizado, o benefício deste título.

    ResponderEliminar
  9. Não coloquemos as coisas na dicotomia Frelimo/Renamo.
    Qualquer catástrofe que aconteça em Moçambique é obra da Frelimo e quando são coisas positivas o mérito é do executor individual.

    Eu sou da Frelimo e fui o primeiro a pedir que os responsáveis fossem exemplarmente responsabilizados.
    Acho feio tentarem fazer aproveitamento politico das desgraças dos outros. Chamarem Edson Macuacua para um assunto que envolve a morte de 13 pessoas é, no mínimo, falta de ética politica. Não sei se querem insinuar que ele seja responsável pelas mortes

    Que tenha ouvido, não há sinais de envolvimento de nenhum dirigente da Frelimo neste acto macabro.

    Foi um acto bárbaro e espero que os órgãos da justiça responsabilizem rapidamente os responsaveis.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  10. Caro Amorim,

    por crime semelhante, 100 curdos asfixiados, Sadam Hussein viu se enforcado e o seu IRAQUE evadido.

    Desculpe, respeite ao menos os mortos, e quando nao sabe comentar num momento desses, ao menos de se ao luxo e dignidade de ficar calado.

    MZ

    ResponderEliminar
  11. Caro Reflectindo transformado em MZ ou anónimo,
    Por favor tenha respeito para com as famílias das vitimas e não faça aproveitamento político da situação.
    Isso é falta de ética
    Não vi qual foi o não saber comentar do Amorim.

    O prof propõe uma abordagem série sobre um assunto que entristece o pais e vocês digladiam-se por louros políticos

    Desisto desses debates

    Juvenal

    ResponderEliminar
  12. Caro Reflectindo ou MZ (Mazanga?),
    O que é não saber comentar?:
    1. É concordar que se trata de linchamento?
    2. É pedir que os responsaveis sejam rapidamente responsabilizados?
    3. É pedir que não façamos o aproveitamento politico deste luto nacional?
    Agradecia que me respondesse.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  13. Muda lá Amorim ! não da cor partidária ,mas da forma de pensar .Eu que não sou membro da Renamo digo lhe que nenhum Moçambicano pode ser Comandante duma esquadra do pais sendo da Renamo isto é sem ter cartão da frekimo ,nem no mínimo pode ser responsável de um centro de educação de adultos( numa simples localidade ).

    o pais esta organizado de tal forma que tudo esteja ligado a frelimo. vocês devem mudar de visão, é absurdo que um responsável máximo de um partido vá inaugurar 2 km de estrada de terra batida. Isto que deve fazer é o responsável pelas actividades económicas do estado a nível das localidades .é absurdo que seja uma comitiva presidencial a inaugurar um PT de 300KW que custa por ai 50 000 euros acabando a gastar só pela viagem 15 000 euros isto é perto de 30% do custo do mesmo empreendimento.
    temos que começar a pensar pela positiva e deixar de pensar que o pais tem apenas 33anos e 8 meses ,pois na verdade a 33anos fomos entregue um pais com toda maquinaria para funcionar, e estruturalmente o pais já existia a uns 60 anos.

    Quando ao Juvenal acho que não a razoes para nos avisar que pode desistir do debate .no meu entender esta livre de desistir tanto que o teu conjugado já desistiu no programa televisivo da STV com audição quase nacional

    ResponderEliminar
  14. Caro Kimmanel,
    Não sei se tens noção da gravidade do assunto que estamos a tratar. Estamos a falar da morte de 13 pessoas numa cela e não da cor do cartão do comandante da esquadra ou de inaugurações publicas.

    Como comandantes de esquadras, também temos vários reclusos com cartões de membros da Frelimo.

    Provavelmente teremos outros fóruns para analisar estas tuas inquietações.

    O QUE EU DEFENDO É QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESTE ACTO MACABRO DEVEM SER SEVERAMENTE PUNIDOS, INDEPENDENTEMENTE DA COR PARTIDÁRIA.

    Paremos de politiquices e analisemos este linchamento.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  15. Falta de ética politica é dizer que o MDM é um partido atípico e deve ser reduzido à sua própria insignificância".

    Sobre o caso dos 12 detidos que morreram por asfixia é importante que o Governo do dia dê sinais de afastamento deste caso ao propor um plano de reabilitacao e construcao de presidios, ao condenar e julgar os violadores dos direitos humanos nas cadeias, ao vir publicamente desculpar-se pelo ocorrido e providenciar suporte social e material as famílias das vítimas, etc. action, action é o que o people quer. LM

    ResponderEliminar
  16. Juvenal, eu já sabia o que o voce era, nao é? Mas você nao está sabendo do que vc está a comecar. Se vc é o tal de Nuno Amorim, por favor nao confunda que eu me faco também de outrem.

    Eu disse e continuo a dizer que o que aconteceu na minha terra em Nampula é vinganca e ódio da Frelimo. E que o Edson Macuácua tem que saber o que é isso. E há ainda que entender do porque tanto ódio naquela zona nortenha? Aiube, Montepuez, Mocimboa da Praia e agora Mogincual?

    Nao desista, é só continuar a ler e assinar que leu. Em sociedades democráticas já teria alguém mais alto se demitido, mas como seria isso em Mocambique se as coisas são planificadas.

    ResponderEliminar
  17. Caro Reflectindo,
    Ao invés de estares a acusar a Frelimo de ter sido responsável por este acto macabro, o que inclusivamente dará espaço para que a Frelimo intente contra si uma acção judicial, proponho que dês apoio jurídico e material ao filho do teu ex-guarda.
    Assim estarias a contribuir com algo objectivo para minorar o sofrimento das verdadeiras vitimas.

    Orgulhosamente Moçambicano
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  18. Concordo com os que dizem que este assunto eh grave e merece uma punicao a sua medida ... Cadeias devem ser centros de reabilitacao e nao de punicao

    Nao concordo que se dem cores partidarias a este evento ... eh digno de luto nacional

    Mas apos o luto devemos partir para as ideias, pois isto ja vem acontecendo a muito tempo ... digo muita gente vive morrendo asfixiada mas em numeros menores por evento. Temos que arregacar as mangas e encontrar solucoes nacionais para este cancro que eh a falta de condicoes nas cadeias nacionais ... por mim

    Que se organizem outras maneiras de reabilitar aos cidadaos infractores para alem do aprisionamento

    ResponderEliminar
  19. Caríssimos,

    > O que se passou em Mogincual foi um hediondo crime, executado DENTRO do aparelho de Estado, ou seja: no interior de instalações do Governo.

    > Logo, não é altura de pedir responsabilidades aos Partidos Frelimo ou Renamo: a responsabilidade é do GOVERNO.

    > E, da mesma forma que quando as coisas correm bem, o Governo se apressa a querer receber os "louros", quando as coisas correm mal tem que ter a Verticalidade para vir dizer que assume as responsabilidades: TODAS!

    > Não basta vir dizer que lamenta e apresenta pesâmes às famílias: têm de assumir indeminizações ás famílias e os custos políticos da sua incompetência (não vale a pena chamarmos-lhe, eufemisticamente, insuficiências).

    > Pelo correcto funcionamento do aparelho de Estado, responde o GOVERNO em exercício.

    > O Partido Frelimo, com maioria absoluta, foi livremente escolhido pelos eleitores para formar Governo.

    > Seguindo suas normas internas, o Partido Frelimo, indigitou Armando Guebuza para Chefe do Governo. Este, bateu palmas e aceitou!

    > Armando Guebuza candidatou-se a Presidente da Republica (apoiado pelo Partido Frelimo) e venceu.

    > Desta forma, Armando Guebuza, individualmente, assumiu os direitos e obrigações inerentes aos cargos de Presidente da Républica e de Chefe do Governo.

    > Não consta que tenha prescindido de quaisquer das regalias a que legitimamente tem direito.

    > Porém, do lado das obrigações, há muito por fazer. O elenco que livremente escolheu - e pelo qual deve responder - tem muita "pedra por partir".

    > EM SÍNTESE: As cadeias são infra-estruturas cuja organização, manutenção e funcionamento é da exclusiva responsabilidade do GOVERNO, chefiado por Armando Guebuza (que nomeia e demite quem entende melhor capacitado - logo,deve responder pelos resultados: os bons e os maus).

    > Guebuza, como 1º responsável do Governo, foi responsável pelo que se passou "ontem" em Montepuez, "hoje" em Mogincual, "amanhã" num qualquer outro lugar.

    > Temos de acabar com a cultura de "passar a bola": Chefe Governo >> 1ª Ministra >> Ministros >> Vice-Ministros >> Directores ... nacionais, provinciais, distritais ... escriturário ... servente ... insuficiências = impunidade!

    AM

    ResponderEliminar
  20. Caro Juvenal

    Para a tua informação, eu tenho discutido saudavelmente aqui, no meu blog e noutros com pessoas de diferentes simpatias políticas, incluindo da Frelimo e respeito-as desde que elas me respeitam. Mas também digo-te que sou muito frontal, pois que uso a minha consciência quando discuto ou debato, acima de tudo sou independente. E isto é o que cada um devia ser, creio eu.

    Contudo, há particularidade em mim, não aceito ofensas gratuitas e para mostrar isso não deixo nenhuma ofensa sem resposta, ainda que conheço os factos.

    Notei ontem que querias começar com ofensas contra mim, mas esperei um pouco até que eu tivesse certeza que isso que querias. Tenho muita possibilidade e espaço para te dar resposta se é isso que queres.

    ResponderEliminar
  21. Nuno Amorim

    Os que negam a culpabilidade do governo da Frelimo, terão que me dizer quem responsabilizam o massacre de Mueda por exemplo. Eu sublinho que em qualquer Estado de Direito a responsabilidade de massacres deste tipo é do governo do dia. Isso já teriamos sentido até aqui. O que vai acontecer em Moçambique é o que o meu conterrâneo Mouzinho de Albuquerque escreveu: há crime sem criminosos e eu digo, os criminosos serão promovidos.

    Este crime que é apenas mais um foi cometido pela Frelimo movida por vingança e ódio. Vai dizer isto mesmo ao teu amigo Edson Macuácua. Que vocês deixem de fazer fantasias sobre vingança e ódio.

    ResponderEliminar
  22. "O QUE EU DEFENDO É QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESTE ACTO MACABRO DEVEM SER SEVERAMENTE PUNIDOS, INDEPENDENTEMENTE DA COR PARTIDÁRIA"

    Bem dito camarada Nuno Amorim. Eu só queria te lembrar(se é que conseguiste mesmo te esquecer) que nas explosões do paiol ninguém foi responsabilizado. Talves não houvesse aquem responsabilizar já que o culpado foi o sol abrasador. Não podemos nos esquecer de um monte de casos gritante que ficaram por responsabilizar os culpados. Passou tempo e prontos procuramos esquecer oque se passou. Come on compatriotas! Como podem vocês terem um memória tão curta?
    Oque me faz desconfiar que venha a existir qualquer responsabilização é o facto de esse “crime” ser para mim quase premeditado. Alguém pode me dizer que ninguém se deu conta que a tal cela estava superlotada e que nas tais condições os prisioneiros corriam o risco de morrer asfixiado? Se ninguém se deu conta disso é porque não existe noção nenhuma de superlotação.
    Agora quanto a côres partidárias, sem exageros eu acho como alguém bem disse, ao governo da Frelimo(governo do dia) tem que recair alguma percentagem de culpa.

    ResponderEliminar
  23. olha
    voces não sabem discutir os assuntos sem meter política de partidos no meio ?
    Daqui a pouco vão dizer Que os linchados ou "axfixiados" eram membros do MDM e por isso até vão ser revendicados o papel de HEROIS NACIONAIS.
    Há com cada cara de pau...ainda bem que o Povo Moçambicano não tem acesso a net para aturar algumas cenas...

    tenho dito
    Xana

    ResponderEliminar
  24. Será que os culpados, a todos os níveis, por esta chacina estão dormindo em paz? Não lhes pesa este crime ? Amanha dirão que foi negligencia do comandante da cadeia de Liúpo , irá preso e responderá em juizo por isso. Tudo bem até aí, mas e depois? será que o comandante local é o unico rsponsavel? em paises democraticos o ministro do interior ja teria posto o cargo a disposição. Os medias estariam em massa no longincuo distrito de mongincual tentando apurar a veracidade dos factos, entrvistando os familiares, indo a genése da questão para que de futuro casos iguais não se repitam. A situação em mongincual já era explosiva. Fome, cólera, malária, desavenças entre os membros da frelimo e Renamo, policia com actuação tendeciosa, etc. Os politicos e governantes nada fizeram para prevenir uma explosão. Quanto a nós foi uma soma de factores ignorados que descambaram nestas mortes, elas são uma consequencia. Nos inclinemos a memoria destes 12 compatriotas vítimas das vítimas e que Deus os tenha a sua guarda.

    18/3/09 10:50 PM

    P.S : Sr. Reflectindo e Sr. Amorim. O blog do Prof Serra sempre foi um local de troca de ideias e impressoes na maioria das vezes, em torno da matéria de capa. Prtendemos com as nossas ideias contribuir para a compreensão de diversos fenómenos e situações que dão vivencia ao nosso pais. Sabemos que os nossos dirigentes não se dão ao cuidado de ouvir ou ler o que se diz, analisarem e aproveitarem o que for útil para melhorarem a governação do pais. Nem por isso desistimos! Sendo assim, agradeço que não transformem este blog tão maravilhoso em plataforam para debates politicos de toma lá da cá entre a Frelimo e Renamo. Debatam sim , mas com coeerencia , argumentem , analisem os fenómenos em todas as vertentes, enriqueçam as nossas mentes com vossas ideias e analises brilhantes para melhorarmos o estado das coisas. Me desculpe Professor Serra por expressar a minha opinião invandindo o seu " domínio ".

    ResponderEliminar
  25. Olha Voz da Revolucão, o único partido político culpado neste caso é o partido que está no poder. Desculpar esse governo é grande irresponsabilidade e falta de respeito aos direitos humanos.

    Quando falamos de massacre de Mueda ou de Wiriamo metemos o governo/regime colonial português. Será que voltaremos a culpar o mesmo depois de 33 anos de independência? Será que vamos a procura de partido que nunca governou, nomeiou ministro do interior, governador, administrador, comandante da polícia?

    O AM que falou de Guebuza como o culpado nr 1 acertou. É isso mesmo num Estado de Direito. Agora alguém vai desaciona-lo ao seu partido? E como foi o recente retiro de Namaacha?

    Afinal não queres que o povo se informe? Há sms, msn e outros locais para chat, pelo que não podes pensar que o povo não está informado.

    ResponderEliminar
  26. Estimados,

    Ontem ocorreu uma coisa singular (que afinal aqui, tem mais de plural que de outra coisa). Vinha o meu filho de 17 anos pela noite (diga-se as 19.30 saindo das suas aulas) caminhando pela Eduardo Mondlane, ali pelas bandas do cimitério, quando foi interpelado por 3 policias. Como ele nao tivesse documentos que eles pediam, então ficou "detido" e foi acompanhando eles para a esquadra. Com ele, segundo conta, iam outros pacatos (ou menos pacatos) cidadãos, cujo crime era também este: Não ter documentos. Ele diz que quis ligar para mim e os policias o impediram.
    Os policias pediram para ver a carteira dele e como ele tivesse 250 Mt levaram e mandaram-no embora.

    Digam-me como é possivel confiar nesta policia? Se aqui, nas barbas de todos fazem isso. O que não farão lá onde ninguem os vê?

    Eu acho que alguma coisa tem que se fazer... Caso contrario as diferenças entre as pessoas (que têm armas e não) vão se agudizando...

    Como confiar nas autoridades? O que as autoridades fazem para que nelas se possa confiar?

    Pena que o nosso pais seja assim. E digo que aqueles que criticam o relatório americano sobre os direitos humanos não vivem pelas bandas do Alto Maé, ou só andam de carro.

    Triste esta situação.

    ResponderEliminar
  27. Nuno Amorim,
    Todas pessoas sensatas pedem que deixes de ver as coisas na perspectiva Frelimo/Renamo e faça a análise em torno desta grave violação do estado de direito.
    O povo quer respostas contundentes, respostas que dêem garantias que não voltaremos a ter os casos Montepuez, Mongiqual e outros similares.
    As tuas análises mais parecem de Marcelino dos Santos ou Chipande, que propriamente dum académico.

    Reflectindo,
    Eu pedi a ti a todos outros comentadores que respeitassem os familiares das vitimas e que não fizessem aproveitamento politico desta triste situação.

    Parece que levaste o meu pedido a peito e precisaste de dois momentos para responder. Todas respostas com tom ameaçador.

    Então peço-te desculpas, ou seja, continue a cair no ridículo e faça aproveitamento politico desta situação. Não sei se em favor do MDM ou Renamo.

    O Laude Guiry avança com um ponto de vista muito interessante que era importante amadurece-lo.

    Juvenal

    ResponderEliminar
  28. Ao Senhor Amorim.É pela SEGUNDA vez que escrevo e para dizer que não vou,não vou mesmo ajudar judicialmente o filho do meu ex-guarda. O Senhor meteu-me medo e está certo do que sabe e o que se faz.Agora, S.Machel apesar de erros imperdoáveis tinha verticalidade para mandar para a BO o açambarcador fosse quem fosse.Hoje será assim? A dolarização da nosssa economia estoirou com as mais nobres convicções. Pode até ser um exemplo extremo,mas experimentar "insultar a mãe" de um dos novos ricos, se calhar até nem reagirá. Procure denuncia-lo e mecher na conta bancaria.....
    Inverteram-se os valores.No passado mesmo que não se aceitasse a decisão imposta, sabiamos que aquele era sempre "carne" e sabiamos lidar com ele de modo a caberem todos. E hoje?
    Dizia Yur Andropov, um dos últimos na liderança da então URSS, que era mais fácil conversar com os americanos republicanos do que com os americanos democratas: os primeiros diziam frontalmente o que não queriam e não gostavam, os outros diziam que sim mas depois piscavam a esquerda e viravam a direita. PEDE-SE: VERTICALIDADE, CARÁCTER, IDONIEDADE, RESPEITO PELO PRÓXIMO, SOLIDARIEDADE.....
    Só isso.Para isso acontecer Moçambique não precisa de cooperação estrangeira. O país tem capacidade para o fazer, para mudar as mentalidades, os hábitos, acabar com os vicios.Não são precisos foruns,seminários e planos super elaborados. Poderei estar errado,mas que fazer...

    ResponderEliminar
  29. Voz da Revolucao disse: "...ainda bem que o Povo Moçambicano não tem acesso a net para aturar algumas cenas."

    Que vergonha e falta de visao, felicitar o facto das tecnologias de informacao e comunicacao nao estarem massificadas pelo pais inteiro porque assim o acesso a informacao é um previlégio da minoria. Óh Voz da Revolucao sabia que o acesso a informacao é um direiro que todo o Mocambicano tem e que o mesmo nao está sendo cumprido na íntegra.

    Será que é destas pessoas que agente espera um dia sejam os líderes deste país. Acho que muito por apreender ainda.

    ResponderEliminar
  30. Caro Juvenal

    1. Digo-te que senti-me MUITO OFENDIDO quando te alinhaste ao Nuno Amorim e me chamaste de falsificador de nome. Não tenho medo de dizer o que penso e acima de tudo acho de acto imoral e anti-ético e porquê eu havia de transformar-me em MZ?

    2. Não te ameacei, mas apenas eu disse-te que o que querias era ofendermo-nos, eu iria nisso, porém eu queria ter certeza sobre isso.

    3. Não faco nenhum aproveitamento político. Se me disseres vou à razão e em defesa dos direitos humanos, democracia, assim eu concordaria contigo. Eu critico o que é errado ou pelo menos o que acho estar errado. Se toco na questão de vinganca e ódio é porque detesto fantasias que distraem ao cidadão para não ver realidade e onde ela está e como se caracteriza. Acima de tudo, sei que o político é devidamente educado pela reaccão do cidadão comum. Tenho experiências em que políticos se demitem devido aos seus discursos. Sei que isso não acontece em Mocambique, mas eu não me conformarei com isso.

    4. Para mim, a melhor maneira de honrar os assassinados é exigindo a responsabilidade do crime, porque estou convencido que só assim evitaremos que o mesmo aconteca amanhã. É coisa para nos interrogar, em menos de 10 anos deu-se em Aiube, distrito de Angoche, em Montepuez, em Mocimboa da Praia e agora em Mogincual. Se segundo a minha experiência em Estado de Direito, a morte de um único recluso numa cela, o ferimento de um unico manifestante pelos agentes do Estado, neste caso política, comove a sociedade, fico totalmente escandalizado quando tantas pessoas são mortas e se quer ainda considerar de coisa normal. Sinto que nós próprios não nos achamos de seres com valores. Em sociedade civilizadas é crime deixar um gato ou porco a morrer por asfixia.

    Há vezes que penso que foi mal em eu aprender por convivência o respeito entre seres humanos e não só. Isto devido a coisas como estas e e outras que assisto nas ruas de Mocambique porque posso apanhar ataque cardiáco.

    5. Portanto, não é aproveitamento político, mas a minha exigência é que Armando Guebuza assuma a responsabilidade por ser o Presidente da República. Se ele quer descarregar a culpa ou responsabilidade que ele não olhe para o policiazito em Mogincual.

    ResponderEliminar
  31. E já lá vão 31 comentários...

    mas o essencial da questão foi para as bolandas, as margens do rio...

    questão que é:

    12 detidos morreram por asfixia!!!!!!

    Em Moçambique há a Frelimo/Governo e os outros

    os outros

    portanto não vale a pena ir morder o isco que alguns comentaristas, com uma táctica que acho legítima, lançando o isco artificial, a amostra, e lá correm os peixinhos, perdão, os "anjinhos" a morder o anzol.

    E os 12 de agora, os 200 de ontem e os X de amanhã ficarão por ver justiçado o que se passou...

    Spinner é a técnica usada, pescar com isca artificial.

    Coloquei uma questão:

    2009
    Frontalidade da ministra Benvinda

    Título de um post neste sítio.

    Gostaria de ver claramente visto, verificado, concretizado, o benefício deste título.

    19/3/09 2:47 PM

    Como estou, não sei se na diáspora, no exílio, no estrangeiro,...ou coisa que o valha...

    por favor, alguém me pode informar se o Sr(a) Ministro(a) da tutela já se manifestou, ou

    NÃO TEM IMPORTÂNCIA?

    Só, mais nada!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.