Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
25 fevereiro 2009
Moçambique no "International Property Rights Index" - relatório 2009
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminaro presidente da republica, disse hoje no encerramento da sessao do conselho de ministros, que o executivo devria ser mais criativo.
entao ai vai,... contribuicao,
- se mocambique pretende usar a criatividade como recurso, deve entao criar condicoes para tal, pois a criatividade custa caro, ecarece de financiamento e proteccao.
"e exactamente ai, onde mocambique tem o mais fraco desempenho de performance: easy loan access 2.0 em 103 lugar e IP rigts protection com 2.7 em 101 lugar.
portanto, sem acesso ao credito e sem proteccao de Intellectual Property, a criatividade nao tem espaco. e como tal nao pode contribuir para o desenvolvimento do pais.
bastariam politicas claras de financiamento 'a criatividade e devida proteccao para que os resultados BRILHANTES acontecessem.
Cumprimentos
Abdul Karim
Caro Prof. Serra,
ResponderEliminarDei uma rapida olhadela aos tres reports do International Property Rights (IPR). Ha pontos que os leitores precisam prestar atencao:
1. Margem de erros que os autores nao falam (na sessao de limitacoes). Claro, reconhecem que vao melhorando o Index;
2. A correlacao de erros a partir das fontes esta omitida. Minimizam o assunto. Prof. Daniel Kaufmann, o economista que criou os conhecidos Worldwide Governance Indicators (WGI) (referido no International Property Rights (IPR) por World Bank's Institute Governance Matters.
3. As fontes. Embora o IPR divulga a fonte (certamente dados agregados), nao constitue verdade que as fontes sejam abertas. Esse e o caso da construcao do compacto World Bank's Institute Governance Matters. So sabemos dados agregados mas nao se conhece as fontes.
Por isso, os leitores precisam considerar isso quando olham para o ranking para Mocambique ou outro pais qualquer. Verifiquem por exemplo, quantos paises usaram em 2006, 2007 e 2009? O numero nao e o mesmo. Sobre Political Stability e Corruption, o IPR retira do WGI. Portanto retiraram no well constructed composite, mas contestado academicamente. Pelos menos cientistas politicos e sociologos nao concordam com a metodologia adoptada. Nesse relatorio acrescentam Rule of Law, tambem retirado do WGI. Esse dado e WGI retira Freedom House. Os resultados que recebemos vem de longe. De erro em erro, de duvidas em duvidas; de tentativas de tentativas. There is no accuracy. Portanto as avaliacoes nao sao sistematicas. Usam um numero de paises, uns indicadores num ano, mas num outro mudam quasem tudo, mas mantem o discurso.
Apenas, chamo essa atencao, para os leitores nao olhar nos rankings e concluir Mocambique como o pior dos piores pois esses numeros podem nao nos dizer absolutamente nada.
A engenharia economicista de quantificar conceitos abstratos e o que esta a dar. Profs. consultores ganham muita mola com isso. Sim, temos sempre problema e alguem precisa de vir e resolver
Professor,
ResponderEliminara minha analise tem um erro... o easy laon se refere ao credito habitacional.
ainda assim, ... a enexistencia de financiamento 'a criatividade nao melhora as coisas.
Cumprimentos
Abdul Karim
Obrigado pelas contribuições. Vamos aguardar outras.Abraço.
ResponderEliminarCaro Abdul Karim,
ResponderEliminar1. Compreendo o seu ponto de vista: valorização da “ideia de projecto” como capital financeiro, equiparado a comparticipação (fundos próprios) para a obtenção de empréstimos bancários, essenciais para o desenvolvimento.
2. Porém, com a turbulência dos mercados financeiros a nível internacional, a hipótese de financiamento com base em Activos Intangíveis, como os que refere (criatividade /ideias) parece-me longínqua. Nos próximos tempos, a Banca vai exigir, cada vez mais, garantias reais de fácil conversão em liquidez.
3. O Banco Central tem como Missão garantir a estabilidade do Metical, e tem cumprido.
Falta-nos uma Instituição preocupada com linhas de crédito para o financiamento da economia real (pequenas e medias empresas em particular)
Os actuais Bancos preferem aplicar as disponibilidades (suas e dos clientes) no financiamento do Tesouro. Compra de bilhetes do tesouro, sem risco e taxa de juro confortavelmente acima da inflação.
AM