Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
27 janeiro 2009
Maria Moreno contra Dhlakama
10 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor, não é so a Moreno, convido-o a ver o Noticias de hoje "...EDUARDO Namburete, deputado e candidato da Renamo para a presidência do município da capital do país, Maputo, nas últimas eleições autárquicas, diz que será contra-senso tomar posse ao mesmo tempo que o presidente eleito, no caso, o candidato da Frelimo, David Simango, contrariando, deste modo, a intenção de Afonso Dhlakama de empossar os seus candidatos a presidentes dos 43 municípios do país, derrotados nas terceiras eleições autárquicas realizadas a 19 de Novembro último..."
ResponderEliminarAGORA SIM, PARA AQUELES QUE AINDA TINHAM DUVÍDA QUE DHLAKAMA ESTA MALUCO PODEM CERTIFICAR AGORA.
MAXANGO
iSSO mesmo Maxango, O velho nao ta Bom da cabecinha.
ResponderEliminarGoverno paralelo em democracia, onde ja se viu.
a demencia chega de varias formas esta é uma delas.
A Renamo deve aprender a organizar vitorias.Deviz simango nao precisou de tanto dinheiro para vencer .Eu acho que a Renamo tem possibilidades para reverter a situacao so que com este discurso ultrapassado nao vai a lado nenhum .
ResponderEliminarAs declarações do líder não têm cabimento constitucional, é melhor não perder tempo com as autarcas pensar em presidenciais e legislativas que vêm ai.
ResponderEliminarO auto intitulado Barack Obama de Moçambique afinal é o BARRACA obama de Moçambique, o velhinho tá tó tó mesmo, melhor seria vestir uma fantasia de pai natal com barba branca e tudo.
ResponderEliminarPena que o isolamento de Dlakhama não seja levado a fundo pois a estas alturas o demente já deveria ter sido deposto, mas parece que os seus seguidores ainda acham que aquele ditador militar ainda é o mesmo, mas o homen ta acabado coitado e a demencia piora quando vê o poder a fugir-lhe das mãos ou até a FRELIMO ele já não consegue agradar, não conseguiu devolver a Beira.
Gostaria de saber da posição do Mazanga e da Soares a respeito do assunto.
Abraço Zeca M.
Acho que o tio Dlhakas já nem deveria ser tema de discussao. Há tantos assuntos para serem resolvidos em Mocambique que precisam de fosforo. Por exemplo criminalidade, calamidades naturais, etc...
ResponderEliminarChega de discutir pessoas que em nada contribuem, pelo contrario, dispersam esforços.
Parece-me que quem escreveu que partido de generais, democracia de menos foi Umbhalane, comentando sobre os pronunciamentos do general Hermínio Morais.
ResponderEliminarJá escrevi sobre a postura de Afonso Dhlakama quem decepcionou-me bastante. Acredito que os decepcionados são muitos...
Quanto aso governos paralelos e desobediência já dei exemplos...
E quem não acredita que Dhlakama tem a funcão única de retardar ou mesmo adiar o processo democrático que reflicta sobre: que tipo de líder é este que fala de governo paralelo sem falar com os supostos membros desse governo? Estaria ele a sonhar que obrigaria à Moreno ou ao Namburete para tomar posse? Com quem ele discutiu no partido?
Infelizmente, haverá pessoas, mesmo fora da Renamo, a chamarem por nomes feios a Moreno e Namburete por tomarem uma posicão coerente, como chegaram e chegam de chamar a Daviz Simango.
Senhores, a possibilidade para reverter a situacão da Renamo já se foi embora. É preciso entender que em volta dele há uns súbditos que o defenderão por razões bem conhecidas.
Parabéns pela posicão de Maria Moreno e Eduardo Namburete. Espero que muitos facam o mesmo.
O caminho é para frente!
A coerencia é um aspecto importante na nossa vida e muito mais quando se trata de posiçoes Politicas que mexem com a sociedade.
ResponderEliminarApoio a posiçao dos meus colegas, Maria Moreno e Eduardo Namburete, precisamos que mais vozes dentro do partido se levantem e digam:
Chega!
Por esse caminho nao vamos!
Linette Olofsson
A forma de pensar (muito pouco ou nada racional) de Afonso Dhlakama, dá que pensar. Já tentei perceber, sem sucesso, o que faz alguem ter ideias como as de Dhlakama.
ResponderEliminarEnfim, uma variante de impressionante (e não natural), a ignorância de Dhlakama!
V.I
P.S: Cada vez mais acredito que Dhlakama anda a ser pago para afundar a RENAMO.
Fico satisfeito que na RENAMO é possível não concordar com o Lider, seria tam bom se fosse possível em outros partidos. de facto Dlakama está bizz em vender o País.
ResponderEliminar