Outros elos pessoais

27 janeiro 2009

Blogosfera: podemos desparoquializar

Somos ainda um país muito paroquial em termos de aproveitamento das múltiplas vantagens que a internet - e em particular, a blogosfera - nos dá ou nos pode dar. Criamos blogues (talvez haja cerca de 200 no país), discutimos as nossas ideias, mas tudo ainda muito caseiro. Ou porque não queremos ou porque não sabemos como proceder (sem excluir outras razões), não colocamos os nossos produtos à prova em net-hospedeiros de renome, não procuramos internacionalizar a nossa moçambicanidade, o que escrevemos, os nossos blogues, sejam estes confessionais ou científicos. Veja-se, por exemplo, o que acontece no mais famoso hospedeiro, no mais extenso directório de blogues do continente: o afrigator, com 5483 blogues registados. Só a África do Sul tem aí, até ao momento em que escrevo, 2693 blogues, a Nigéria 721, o resto de África...575. Mas o Zimbabwe tem 48. Por conta do nosso país há 13 e nem todos são realmente moçambicanos. O segundo exemplo, este de natureza intercontinental, é o do BOBs, onde, com 14114 blogues registados até ao momento em que escrevo, creio não serem mais do que quatro os que lá estão registados. Deixem-me propor-vos uma coisa: inscrevam os vossos blogues nos dois hospedeiros indicados (ou em outros), internacionalizem-nos.

8 comentários:

  1. Mozambique bloggers: please put your country on the world map, daily.

    ResponderEliminar
  2. My reading list for February 2009

    MOZ: Blog Diario de um sociologo
    Brazil: Blog Pé na Africa
    UK: The Times
    Pakistan: The Nation (The short editorials at www.nation.com.pk)
    Australia: The Australian

    ResponderEliminar
  3. Aqui vai mais um ... mas so irei postar 1 vez por semana

    ResponderEliminar
  4. Prof. Serra, sou brasileiro e não africano, mas gostaria de falar algo sobre blogs africanos.

    Eu gosto muito de ler e saber notícias da África, mas aqui no Brasil a imprensa quase não fala nada e temos que buscar alternativas na internet.

    Muitos blogs como o seu são excelente para sabermos o que se passa ai e nos informarmos, além de fazer um intercâmbio de ideias. Quantos mais blogs existerem por ai, melhor para todos, que ganharão.

    ResponderEliminar
  5. I would very much appreciate if you could post here the list of the MOZ blogs.

    ResponderEliminar
  6. Saudações caro Professor.
    Esta aqui um assunto do interesse de um estudante de Informática.
    Realmente a blogosfera Moçambicana ainda está muito pobre se comparada a de outros paises de Moçambique.
    O que eu estou a tentar fazer com o agregador de Notícias de Moçambique é criar um diretório de blogs e sites de Notícias, para assim facilitar a divulgação do conteudo nacional além fronteiras.
    Alguns problemas ainda persistem em existir, mas vamos ver quando as aulas começarem, pois agora estou de férias e sem internet.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.