Outros elos pessoais

28 janeiro 2009

Este ano: 210 milhões de desempregados

Multiplicam-se as declarações de falência de muitas empresas, sucedem-se os anúncios de desemprego em todo o mundo devido à crise capitalista. Eis uma notícia-síntese: "O desemprego aumenta em todo o mundo, impulsionado pelos efeitos nefastos da crise financeira mundial. Segundo as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE) e da Organização Mundial do Trabalho (OMT), até 2010, entre 20 e 25 milhões de pessoas devem ficar desempregadas. Em 2009, o número de desempregados no mundo deve bater o recorde de 210 milhões de pessoas." Confira aqui.
Observação: muitos fenómenos irão doravante suceder-se ou ampliar-se, entre as quais as greves, os levantes e, certamente, os movimentos de xenofobia. Os movimentos fascistas e as histerias belicistas também deverão ser tidas em conta. Mas mais fundamentalmente ainda: qualquer problema na zona A poderá repercutir em N zonas sem que nos apercebamos das relações.

2 comentários:

  1. Vamos aguentar mais outros 500 anos...

    ResponderEliminar
  2. Registaram-se hoje aqui na Inglaterra, manifestacoes grevistas dos trabalhadores britanicos de diversas refinarias,contra a contratacao de trabalhadores italianos e portugueses pelos concessionarios dos empreendimentos nessas mesmas refinarias; alegam k o 1o Ministro Gordon Brown prometeu em 2007 trabalhadores britanicos p/ trabalhos britanicos e k tal naoesta a acontecer c/a contratacao de estrangeiros/europeus p/ realizacao de trabalhos k os britanicos tb podem fazer; esta situacao esta a tirar trabalho aos britanicos e a propria declaracao do 1o Ministro contraria os principios de liberdade de circulacao dos trabalhadores dentro da CEE; sao os primeiros sinais de uma bem provavel campanha xenofobica; outro registo foi o Partido Nacionalista k nao perdeu a oportunidade p/ aparecer c/ + visibilidade nos locais de concentracao de trabalhadores;
    aguardemos por mais noticias brevemente;
    saudacoes
    Ze Carlos

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.