Outros elos pessoais

21 janeiro 2009

Amélia Mundunganzi


Epa, naquela dia
Depois de mamã comer o sopa
Foi dormir um pouquito e dizeu:
_ Melita, mwananga unga nisihe uswanga!
Eix, kuvavissa ni mbilo
Sentei ali mesmo no quarto dela
Esperei, esperei até a noite
Num dava mesmo deixar ela suzinha, Tomangito
D’repente, mamã começou vomentar
Transpirar, chorar, tossir...
Nitxava mesmo!
Confira aqui.

3 comentários:

  1. Navegar à vista tem destas coisas. Refiro-me ao prazer que me dá acompanhar estas crónicas. Descobri-as na hora do parto. Não perco uma. Recomendo-as vivamente.
    Amélia, a personagem central destas crónicas é uma moçambicana. Só podia .Não capitula ante as dificuldades com que se cruza no quotidiano. Tem banca no bazar, guarda dinheiro no banco e tem tempo para ir à escola. Querem saber mais? Leiam as crónicas, como eu

    ResponderEliminar
  2. tem coracao de ouro essa mulher. Cuida da Sogra mesmo que o tomangito nao lhe ligue nem uma...

    ResponderEliminar
  3. Nabonga (agradeco), pela referencia

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.