Outros elos pessoais

29 dezembro 2008

A parte pelo todo e duas vezes

Infelizmente não tenho podido assistir àquele interessante bate-papo da STV no qual o Jeremias Langa coordena uma mesa redonda com António Niquice, Eduardo Namburete e Venâncio Mondlane. E, como se isso não bastasse, hoje, no campus da UEM, apenas pude ver um pouco. Desse lamentável pouco retive as afirmações de (1) António Niquice - a parte não pode ser tomada pelo todo (incursão que disse ser filosófica a propósito da criminalidade em Maputo) - e de Eduardo Namburete - no informe do presidente Guebuza na Assembleia da República a palavra corrupção apenas surgiu duas vezes. Não tive oportunidade de verificar a quem Venâncio Mondlane atribuiu cartões amarelos e vermelhos a propósito do desempenho do nosso governo.

5 comentários:

  1. Venâncio Mondlane
    cartão vermelho (para pacheco pelo nivel de criminlidade e para Ministro de agricultura pelas revolucoes ,blabla....)
    Cartao branco ( saude ,trabalho ,Deviz simango e outros )

    Niquice
    escolheu como figura do ano ( guebuza , Obama )
    e como pior figura afonso dlakama e os "muidos da renamo "

    Namburete
    como figura do ano ( deviz simango,comiche ,.. )
    e o pouco que me lembro

    ResponderEliminar
  2. Niquice escolheu Lurdes Mutola e Armando Guebuza.
    Nuno Amorim

    ResponderEliminar
  3. Venâncio ainda destacou o papel da Ministra de Trabalho e o Ministro da Saúde.

    Cartão Vermelho para o “defesa central” Pacheco (provavelmente por entrada ríspida, mas não contra adversário, o próprio colega) e o “ponta de lança” Soares Nhaca (por tentar marcar golo com a mão, entenda-se “revolução verde”).

    Namburrete sublinhou Azagaia e Stewart, no plano cultural.

    Frisou ainda o papel de Deviz Simango.

    Será que Augusto Paulino e o Ministério Público não merecem uma salva de palmas?!!!

    Aproveito o ensejo para desejar a todos um feliz 2009!!!!!

    Hermenegildo Chambal

    ResponderEliminar
  4. mas Niquice havia de escolher quem? ora bolas.

    ResponderEliminar
  5. E pergunto se as escolhas têm base de prestacão nacional (estado) ou partidária?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.