Outros elos pessoais

22 dezembro 2008

Maputo desmcelizada

Calmante, soporífero, o "Notícias" de hoje escreve que a Mcel já resolveu um problema técnico que criou problemas aos utentes dessa provedora de telefonia móvel, no momento em que meia Maputo anda desmcelizada, sem poder quer telefonar, quer mensagemar. No que me concerne, tenho tentado que alguém me atenda no único fixo da empresa disponível na lista telefónica, o 21351100, para saber o que se passa, mas debalde, ninguém atende em meio a uma música decididamente calma e propícia a combater as úlceras gástricas. Um anúncio da Mcel diz que a vida é melhor quando estamos juntos. Pois é, mas estamos disjuntos. Melhor os seus gestores consultarem também um curandeiro de Homoíne, pois pode acontecer que haja maus espíritos azuis da Vodacon infiltrados na rede amarela.
Adenda 1 às 15:46: sei que muitos continuam sem conexão. Alguém tem alguma novidade? O portal da Mcel nada diz.
Adenda 2 às 16:01: nenhuma referência no noticiário das 16 horas da Rádio Moçambique. Não é a Mcel empresa pública?
Adenda 3 às 16:07: prontos, um anúncio da Mcel na RM a dizer que há uma avaria e que tudo fará para normalizar a situação hoje ainda. "Pelos danos causados a Mcel apresenta as suas sinceras desculpas". Pois é.
Adenda 4 às 21:06: a Mcel anunciou na RM ter regularizado a situação em algumas cidades do país. Mas Maputo continua desmcelizada.
Adenda 5 às 23:20: Maputo continua desmcelizada apesar dos sucessivos anúncios da Mcel na RM dizendo que hoje ainda normalizará a situação.

23 comentários:

  1. Será que vamos passar as festas sem poder enviar mensagens, ou será que a mcel nos vai dar o grande presente de substituição das antenas por outras mais potentes?

    ResponderEliminar
  2. Não sei, o cabaz natalício da Mcel nos dirá...

    ResponderEliminar
  3. em absolutamente todos os anos de 20 de dezembro a 2 de janeiro temos tido problema com Mcel pelas razoes que abaixo vou desenvolver.
    1-Durante a planificacao de um sistema que envilve um certo fluxo ,neste caso pode ser fluxo de energia electrica ,agua , telefonia procurasse com base nas estatisticas desenvolvre o chamado grafico das cargas ,e neste grafico de cargas encontramos os picos ( alguns momentos chamados Horas de pontas periodo de maximo consumo.
    2-No campo da energia electrica firmam-se contratos com outras companhias electricas de qual se tem diferencas de fuso horario e procura-se fazer o alisamento da falta por meio de desvio a tal companhia da energia que se precisa.
    2- em transporte a tecnica usada e aumentar o trafico no sentido natural da deslocacao das pessoas ,isto é por exemplo as 6 horas o comboio deve partir da cidade para zona industrial ,os carros de transporte de mercadoria sao obrigados a nao circular neste mesmo sentido
    3-agora quando a questao da telefonia movel ,a Mcel tem uma saida que ;é a instalacao de unidades provisoias ( elas de facto existe no mercado ),e calecar temporariamente alguns servicos , na minha opiniao ( o servico da internet ) por uma razao simples este servico usado por uma unica pessoa acaba barrando umas dezenas de chamas tefenonicas simples ,pois o canal tem seus limites maximos de uso.

    ResponderEliminar
  4. Ufff!!!Acho que vc sabe do métier, Kimmanel! Espero que alguém da Mcel leia o que escreveu.Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Prof, concordo extremamente consigo, estou já há horas a tentar efetuar chamadas mas não consigo devido a este constragimento que a mcel nos oferece, bom talvez seja este o nosso presente de natal. Mas vai de mal a pior estes problemas são frequentes na quadra festiva, momento que tanto precisamos deste servico que para comunicar com as pessoas ou mesmo para desejar um simples feliz natal. Sinto muito mas se as coisas continuarem assim vou deixar a operadora de cor amarela e bazar no bazza bazza. Bom dia

    ResponderEliminar
  6. Eu pessoalmente, depois de muitos anos de "fidelidade canina" cansei-me de toda palhaçada da mcel e bazei para o azul, onde parece estar tudo bom... por enquanto. Caros, em pleno sec XXI nada justifica passar esse tipo de problemas e privações. Tomem uma atitude, afinal têm uma opção. Porquê passar por isso tudo?

    ResponderEliminar
  7. Meus senhores...

    Sinceramente, é preciso gostar de sofrer !!! Há um bom par de anos que nao se tem um serviço decente da mcel, que nos feriados, festas e fds nao se consegue falar, pior no Fim do ano e natal.

    A vodacom tem chamadas MAHALA......sim, MAHALA....

    E mesmo assim, continuam agarrados à mcel com medo da MUDANÇA ...

    Sincaramente, não admira porque a a FRELIMO continua arrogante e continuará no poder por muitos e longos anos...

    O "POVO" gosta de sofrer...

    Pensem Nisso
    Tsin Tsi Va

    ResponderEliminar
  8. amigo Tsin Tsi Va é um pouco grave dizer que o povo gosta de sofrer ,mas é verdade quando dizes o povo tem medo d3 mudanças .O Mocambicano tem muito medo de mudanca ,tem medo de mudar para novo emprego poque nao sabe se vai permanecer la por muito tempo,tem medo de mudar de marido (quando o maltrada tanto ) pois tem medo de nunca mais casar , temm medo de mudar para outra cidade porque se nao conseguir viver la ,de volta nao encontrara a casa que arenda , tem medo de viverem outro continenete por na hora da morte vai estar longe da familia dai que tem medo de mudar da Mcel porque pensa estando navodacom jamais recebera chamadas.eu vivo fora da minha terra natal mas a minha mae chma-me de volta sem se lembrar que tenho a qui emprego ,e construir familia com os meus ainda 33 anos apenas porque ela tem medo que quando morrer ca nao vou ser enterrado com dignidadde .ja viu o rol do nosso medo nem

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião, a analise do Kimmanel faz sentido, mas pode não ser a explicação para o problema que está a ocorrer hoje! Um detalhe e' que não ha indicação de recepcao de sinal nos telemoveis!

    Se tivessemos sinal mas não serviços (exemplo "mensagemar"), diria que a causa está no que explicou o Kimmanel. Mas não termos sinal de todo, pode estar relacionado com falhas de energia electrica! Admito estar errado!

    V.I

    ResponderEliminar
  10. Há Mcel tem sido um transtorno nos últios tempos. para além da última que nos pregou juntamente com STV, embora essa também caracterize a Voda com mas parece que este último compensa aos seus clientes.

    Agora, essa de medo de mudança B. Valy tentou trazer ha dias mas as análises que tem sido feitas são mesmo superficiais, como diz o Prof. pode ser sabotagem! então se for na verz que o amarelo conseguir terá que se prostetuir para o possível novo operador, veja que o azul ném existe em Manjacaze kkkk Chacateee!

    ResponderEliminar
  11. Engane-se quem pensa que é problema do MAputo. Teclo do Chiveve e a Mcel tambe, está na M****

    ResponderEliminar
  12. Porra, mas alguém pode dizer em linguagem simples e acessível o que verdadeiramente se esttá a passar?

    ResponderEliminar
  13. Amigo VI temos tidos problemas constantes quase que ao mesmo periodo do ano caracterizado ou pela dificuldade de ligar ou entao um sinal totalmente apagado.porque totalmente apagado? vamos supor que anergia esta oscilando na cidade de maputo lida 2 minutos e apaga 5 minutos ciclicamenete.ai entramos numa outra situacao de nao estarmos a responder o minimo da resposta aceital .ai nao havera necessidade de manter um funcionamento doserviço podendo de procurar solucao sem que o sinal esteja aberto ao publico.no caso da Mcel é provavel que este conjunto de servicos por eles introduzidos nao tivesse sido testado no mesmo ritmo de demanada e como estamos no mes do pico de consumo entao pode estar a gerar um comflito suficiente para para se por o sistema no off ,se calhar dai partir para outras configuracoes .indo a ipotese de falha de energia quero acreditar que a Mcel tem grupo gerador dai que dificilmente notamos quando a cidada ( zona aonde esta a plataforma central da Mcel)tiver cortes de energia .mais continuando na questao da energia tambem pode se dar o cao de haver uma instabilidade na zona de alimentacao da central que tambem pode ser derivado ao aparecimento de um pico de potencia electrico resultante da solicitacao do sistema em resposta a demanda.e se esta elevada potencia ocorrer perante uma distracao tecnica do sistema ,estaremos perante perante uma situacao termica adicionada tambem a epoca quente que nos encontramos resultando na danificacao total ou parcial de um certo modulo ou plac da platamorma central que inremediavelmente a sua reparcao ou subustituicao exige uma paragem total ou parcial do sistema.MAS E TUDO UMA ANALISE TECNICA PODENDO OU NAO SER ESTA A RAZAO

    ResponderEliminar
  14. Obrigado Kimmanel pela sua preciosa e exaustiva preocupação.
    Confesso que sou um ignorante na matéria.
    De qualquer modo, entrei no site oficial da MCL, há 5 minutos atrás, e nem um pequeno aviso ao público, um pedido de desculpas, um esclarecimento, NADA!Viva a prepotência!

    ResponderEliminar
  15. Acabo de receber indigações de alguém próximo do MINT a assegurar me que Anibal está quase se é que já não está nas mãos da polícias. tudo em colaboração com a mCel. É que intercetou-se umas chamadas e SMS dele, a saída era insolar lhe da comuniçacão com os seus facilitadores. pondo offline tudo o país, por um inperativo nacional. Vamos aguardar as notícias

    ResponderEliminar
  16. Estas coisas de misturar interesses publicos e privados so complica. Parece-me( assumo estou a especular)que ha muitos ganhos com estas paralisacoes, com a perda da qualidade da mcel... Se e verdade que os componentes tencologicos da mcel em nada ficam a dever a Vm,porque desta falta de qualidade so na MCel?.Se as tres familias presidenciais( Guebuza, Machel e Chissano) detentoras de accoes da VM, nao ficariam mais felizes se a MCEl, se afunde cada vez mais?? ...

    ResponderEliminar
  17. Cuidado com especulações e boatos que possam estar a ser levantados. Era urgente que a MCEL dissesse alguma coisa pelos órgãos de comunicação social.

    ResponderEliminar
  18. Parece que existe entre nós um organismo de defesa do consumidor. Não terão algo a dizer?

    ResponderEliminar
  19. De facto concordo consigo amigo que nao se identificou, penso que algun responsavel da Mcel devia aparecer na imprensa para dar uma explicacao ao povo que tanto sofre neste momento. Olha que so por este transtorno tive que voltar aos tempos em que não tinhamos telemóveis, sentei, peguei na caneta e escrevi uma carta para o meu irmao residente no bairro do aeroporto. Algo que ja ha muito não o faco mas a operadora de cor amarela obriga me a fazer isto, nica solucao que tenho neste momento.

    ResponderEliminar
  20. Coloquei há momentos uma adenda reportando um esclarecimento da Mcel.

    ResponderEliminar
  21. Meus Caros,
    Acho que há uma sobrecarga para uma rede não preparada para responder tamanha demanda, logo de uma vez . Se todos bazarem para Vodacom acredito num efeito diverso daquele que esperámos. A Vodacom poderá vir a enfrentar os mesmos problemas ou até piores que a Mcel. A capacidade de resposta da Vodacom nunca foi efectivamente testada. É a crise do crescimento. Como conseguir um crescimento controlado da organização? Com o BIM sucede o mesmo; com a Cervejas de Moçambique e a Coca-Cola, igualmente.

    Josué J. Muchanga

    ResponderEliminar
  22. Mcel, sempre a faze nos dancar marrabenta, estou o dia inteiro a tentar comunicar me com Mocambique apartir do Sul da FRANCA e nada.
    Se os novos boss da Mcel tb nao aguentam que se demitam

    Parece que este é o presente de Natal que a mcel esta a ofercer aos mocambicanos

    ResponderEliminar
  23. Kimmanel,

    Agradeço a explicação!

    O anonimo das 4:32 levanta uma questão interessante:

    "Parece que existe entre nós um organismo de defesa do consumidor. Não terão algo a dizer?"

    Quanto ao post JJM, faz todo o sentido!
    Estou neste momento a usar Vodacom, e ja a enfrentar problemas que tais, tanto para falar assim como para "mensagemar"... E teem menos clientes que a mCel!


    V.I

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.