Outros elos pessoais

08 dezembro 2008

Obi Egbuna ataca Graça Machel e coloca-a como agente do imperialismo


De acordo com Obi Egbuna (imagem à esquerda), o que se passa no Zimbabwe em termos de situação humanitária é muito simples: é unicamente produto das sanções do imperialismo e não do governo popular de Robert Mugabe. Por isso não custa compreender por que o imperialismo anglo-americano usa todas as armas para destruir o bom nome de um governo amigo do seu povo, o povo zimbabweano. Então: "(...) o imperialismo americano e britânico escolheu pessoas como a esposa de "Madiba" Nelson Mandela, Graça Machel (na imagem à direita com Nelson Mandela), para fazer o seu sujo trabalho, esperando que as suas palavras e acções dêem credibilidade à cruzada ocidental anti-Mugabe". Quem escreveu tão grave coisa sobre a nossa Graça Machel no jornal governamental zimbabweano The Herald foi Obi Egbuna, para quem até Barack Obama conspira contra o Zimbabwe. Ele não é qualquer pessoa, é simplesmente membro fundador da Organização de Libertação Pan-Africana. Confira aqui e aqui.
Observação 1: cá está um bom tema para debate. Ou não?
Observação 2: não se trata de Obi Benedict Egbuna (Nigéria/Biafra), veterano das lides panafricanistas dos anos 60.
Observação 3: o Raúl Chambote propôs que lêssemos o resumo de um livro do ugandês Mahmood Mamdani com o título Lessons of Zimbabwe. Confira-o aqui.

18 comentários:

  1. Pois claro quem duvida que Mugabe é o grande libertador ontem e hoje? Pois claro que a cólera é um produto da Casa Branca.

    ResponderEliminar
  2. "From Obi Egbuna in WASHINGTON DC..."

    penso que o local de onde ele escreve diz tudo, e não são necessários + comentários...

    Tsin Tsi Va

    ResponderEliminar
  3. Alguem sabe dizer-me porque é que sr Obi Egbuna está em Washigton e não em Harare...???

    ResponderEliminar
  4. E se Robert Mugabe for levado ao Tribunal de Haia os Egbunas continuarão seu advogado?

    ResponderEliminar
  5. Eu nao advogo que o Mugabe seja julgado ... nao gostaria que ele saisse de maneira humilhante, pura e simplesmente quero que ele saia e ja.

    O que o Obi diz nao esta disprovido de total razao ... parte da crise no Zimbabwe foi agravada pelo Ocidente, mas nao vamos culpa-los por tudo ... Mugabe falhou para com o povo dele, ele foi racista para com o povo dele, ele discriminou ou povo dele, ele foi "inconsiderate" para com o povo dele e deu no que deu.

    PS: Os mocambicanos sairam as ruas em chamas por causa da subida do preco de chapa ... os Zimbabweanos ainda estao sentados em casa : depois me dizem que o povo Mocambicano eh um povo calmo ... hahahaha

    O que nos Mocambicanos estamos a fazer pelos nossos irmaoes Zimbabweanos ... eles veem a nossa reticencia ... sejamos proactivos ... chega de regimes militares em Africa ... chega de procurarmos culpados pelo nosso fracasso!!!

    Laude Guiry

    ResponderEliminar
  6. Nosso problema é queremos apagar a enorme exploração do povo do Zim com a história eterna dos libertadores.

    ResponderEliminar
  7. Esse Zimbabwe de Mugabe ou o Mugabe do Zimbabwe!!!! Um antigo professor meu envio para meu email ha alguns dias um texto escrito por Prof. Dr. Mahmood Mamdani,um dos cientistas sociais em assuntos africanos, com o titulo Lessons of Zimbabwe. Acabo de enviar o artigo ao Prof. Dr. Serra. E um dos temas que circula no London Review Books esses dias. Penso que vale a pena ler o texto e informarmo-nos um pouco mais sobre o problema do Zimbabwe. Que as coisas devem mudar no Zimbabwe, nao ha duvidas que devem mudar.

    ResponderEliminar
  8. Caro Raul Chambote, nao seria mal se nos deixasses ler esse texto de Mahmood Mamdani. Já li alguns trabalhos dele que são muito interessantes, mas também sei que alguém omitiria parte deles (dos seus trabalhos) por ser fácil de encaixar (fazer analogia) em cada sociedade que vivemos.

    Pelo menos eu estou curioso em lê-lo e querendo, podes me enviá-lo pelo: askwaria@gmail.com. Thanks!

    ResponderEliminar
  9. Caro Reflectindo, dentro de instantes teras o texto no seu email

    ResponderEliminar
  10. Caro Reflectindo, Prof. Serra colocou no blog todo o texto. Portanto, podes ler o texto aqui e assim continuas a comentar e partlhar suas ideias nesse forum aqui

    ResponderEliminar
  11. Cada dia que passa tento imaginar o que será a vida no Zimbabwe para todos aqueles que não têm divisas, nem água, nem luz, nem hospitais, nem escola; para aqueles que passam a noite na fila da ATM para levantar uns míseros tostões; para as famílias dos que são raptados; para os que emigram para os países vizinhos em desespero; para os que contraem a cólera e morrem só porque não há como tratá-los.
    Como será?
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Caro Raul Chambote, muito obrigado. Já estou a ler o resumo do livro.

    ResponderEliminar
  13. Desmond Tutu um dia disse que " !...vieram os ocidentais e disseram-nos para fecharmos os olhos e levantar as mãos para o céu, quando abrimos tinhamos uma bíblia na mão e os ocidentais tinham nos tirado a terra!..."

    Mugabe deve sair sim pq já não apresenta ser um indivíduo mentalmente saudável, mas não esquecer que o único erro de Mugabe foi ter demorado 20 anos a fazer o que deveria ter feito logo após a independência o que lhe valeu um isolamento total perante o ocidente, pq foi o ocidente que matou o povo do Zimbabwe a fome ao deixar de importar seus produtos, o problema do zimbabwe é muito complexo o povo está a pagar caro sim mas não existe coisa pior que vermos o nosso orgulho ferido, desprezado, etc

    MUGABE deve abandonar o poder agora continuo a dizer, mas muita cautela que já basta de colonizações, parem com as ajudas a Africa, deixem os africanos seguirem com seus próprios passos.

    ResponderEliminar
  14. De todos que colocaram seus comentarios aqui o mais coerente foi aquele que questionou de onde é que Obi Egbuna falou esse montão de asneiras.

    ResponderEliminar
  15. Unknown men abducted two more Zimbabwean human rights workers on Monday, while no judge was available at the Harare High Court to hear the case of prominent rights activist Jestina Mukoko kidnapped five days ago.

    Lawyers working on the abductions also reported the kidnapping at the weekend of a brother of a leading rights lawyer in the southern city of Masvingo, in a worrying spike in abductions that rights groups in Harare and Amnesty International blame on President Robert Mugabe’s government.

    The two rights workers, Broderick Takawira and Pascal Gonzo, kidnapped on Monday morning work for the Zimbabwe Peace Project (ZPP), the same group for which Mukoko is national director.

    ZimOnline

    ResponderEliminar
  16. Já li o resumido do livro de Mahmood Mamdani. Em parte ele escreve aquilo que sabemos por ser recente e sermos vizinhos do Zimbabwe, mas é sempre bom nos lembrar. Aquilo que se passou antes das nossas gerações é também importante conhecermos.

    Não entrando no debate sobre o seu conteúdo o que reservo se houver pessoas interessadas para tal, tenho agora a dizer que o seja como for, Robert Mugabe tem que deixar o poder assumindo no que ele é responsável na crise do Zimbabwe. Mugabe só agrava a situa daquele País.

    ResponderEliminar
  17. Obi Egbuna até é capaz de ter razão.

    Estão a tentar travar a gloriosa revolução popular do Zimbabué, liderada pelo grande e glorioso líder, Robert Mugabe.

    Mas todo o povo do Zimbabué está com Robert Mugabe.

    Os agentes do imperialismo, do colonialismo, do eurocentrismo, do racismo, do capitalismo,...ué, já canse,...todos esses, não vão conseguir travar a longa marcha da vitória e das grandes conquistas populares do Zimbabué.

    Regime que tem o apoio de todos os regimes esclarecidos da região, regimes verdadeiros, independentes, nacionalistas, libertadores dos povos.

    Esta união será indestrutível.

    Quanto ao facto de Obi Egbuna estar nos USA, tem a ver com a vigilância do inimigo, e também com algum conforto físico.

    Obi Egbuna está habituado a ter água canalisada, electricidade, médicos e hospitais, gasolina, carro, comida, sabonetes e dentríficos, roupas de marca, teatros e cinemas, confortos que o resto do povo do Zimbabué varreu dos seus hábitos, no regresso às ancestrais origens...

    É só isso...nunca seria um agente da CIA, também?!.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.