Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
07 dezembro 2008
Anibalzinho fugiu
38 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Alguma vez Anibalzinho fugiu? Ele não disse a verdade sobre as ditas fugas?
ResponderEliminarDeixem-me livremente dizer o que penso: Anibalzinho entrou de férias depois das eleicões municipais em que um dos sacrificados é Manhenje.
Anibalzinho voltará a juntar-se a Manhenje ou uns outros sacrificados para a campanha das eleicões provinciais, gerais e presidenciais.
talvez precisemos de inovar no vocabulario para dizermos com propriedade o que Anibalzinho fez. Para mim nao fugiu...
ResponderEliminarEsperemos para ver ... Não tiremos conclusões precipitadas ... A questão que sempre esteve na minha mente sempre foi, porque os outros não escapam?há um nome bem seniór que o aníbalzinho ainda não cuspiu. Mas está fuga parece ter sido legítima ou bem estudada ... Atenção, ele não escapou sozinho desta vez
ResponderEliminarLaude Guiry
festas felizes!!!
ResponderEliminarmas ele nao precisava de tantos passaportes assim, logo 700, alias 400!
ResponderEliminarNhimpine ja morreu_. Manhenje esta preso. Chissano ja nao e presidente. Anibalzinho foge do comando... Uma historia mal contada. Claro que foi montada, de certeza que nao por Nhimpine, a victima!
ResponderEliminarAqui ha gato!
ResponderEliminarO Anibal nao fugiu, facultaram-lhe mais um vez saída dele.
A Saída dele tem ligaçao com a prisao de do Manhenje.
Se for apanhado, vai ser morto para nao divulgar os segredos do Mahenje....
Nao é possivel ele fazer aquele buraco sem ruido.
Estamos na republica das bananas.
DISSE
PENSADOR!
Quanto a mim, este 'e um trabalho bem feito de gente interessada no Caso BCM. De quando em vez vao manipulando as pedras a seu belo prazer. Porque os ex-administradores do BCM continua impunes? Esses sao os verdadeiros "donos" desta encenacao toda.
ResponderEliminarAnibalzinho, nao fugiu, foi tirar as ferias de natal a que tem direito pois a m de 3 anos que nao as tenha.
ResponderEliminarEste é m uma forma de nos distrar o importante, que é o julgamento do Manhenje e seus colaboradores.
Nao nos espantemos se eles tb forem tirar umas ferias prolongadas la pra as bandas do jone ou das americas.
Acho que ja é altura pra o Pacheco e Mandra sairem, pos ja provaram que de policia nao entendem nada
E mas nao disse
Näo sei realmente o que dizer...mas é muito lamentavel. Mas uma vez abriram a Cela e deixaram o rapaz em Paz!
ResponderEliminarHá final estamos a espera de quê?? Vamos sair a rua amigos. é altura de mudarmos a historia do Nosso belo País. Se morreu Cardoso, Pedro Langa e tantos outros melhores filhos de Moç porquê näo sairmos a rua?? é altura de estarmos Unido por um País melhor...
Abraço fraterno, Boaventura Matule.
Deixa andar, deixa arder, manda fugir...
ResponderEliminar"...os mercionarios entraram aqui mas alguém lhes abriu as portas em troca dalgumas devisas, em troca umas adidas" lembram-se YANE, que venham
ResponderEliminarsamora diria
hà amigos nternos
hà infiltrados
inimigos do povo.
o povo dimitiu-se.
estamos todos nos supermercados ou a assistir
"o povo dimitiu-se.
ResponderEliminarestamos todos nos supermercados ou a assistir"
AUX... Muito bom
Não será este 1 verdadeiro teste para o sr Armando Guebuza....até que ponto este regime é diferente do do Chissano ?
Concordo com a "teoria" que foi a gang do Manhenje que soltou / matou (quem sabe) o sr Anibal...
Pensem Nisso
Muitas teorias conspiratorias irao emergir desta mais recente milagrosa fuga do Anibalzinho do hotel da Kim Il Sung.
ResponderEliminarO ponto mais importante para mim eh que eh desonesto culpar ao "nosso" Presidente Guebuza ou a sua administracao por mais esta fuga. Dizer que existem infiltrados em seu regime que tinham interesse em ver o Anibal dos Santos fora pode ser verdade, mas o presidente aparentemente nao tem interesse nenhum nesse escandalo. Ele esta a porta de eleicoes e esta nao eh a melhor publicidade para ele. Nao lhe beneficia em nada.
Interessante o que um anonimo acima disse em relacao a ausencia de influencia do trio que uma vez foi considerado como os grandes financiadores/promotores da fuga de Anibalzinho, nomeadamente Manhenje, Nhympine (???) e Chissano. Isto, sem duvidas, adiciona um pouco de piri-piri a este molho de acontecimentos, aumenta a duvida e nivel de especulacoes. Anibalzinho ja nao podia adicionar nenhuma novidade sobre este trio, nada que nao tivesse dito antes, creio. Entao qual seria o interesse deles?
Eu entendo porque o Manhenje nao se evadi da Kim Il Sung, ele tem muitos interesses financeiros em Mocambique e uma alienacao por parte de Mocambique nao lhe beneficiara em nada. Pra mais, ele ainda tem esperancas de um perdao "nao-oficial" de Estado apos as eleicoes presidencias. E acredita que segundo as regras administrativas de entao, ele eh inocente, discutivel.
Mas ate hoje nao entendi, porque a cupula dos Ninis nao escapa destes tao controlados centros de reabilitacao social Mocambicanos.
Como disse antes, existem nomes que ainda nao foram cuspidos neste caso, e nomes bem poderosos.
Eu estou disposto a apostar com quem quer que seja que, como reflexo do que aconteceu com o famoso Nequinha, Anibal ja foi definido, pela hierarquia administrativa Mocambicana, como um caso para alem de reabilitacao, um caso sem esperancas de reinsercao na sociedade, mesmo na prisional ... ou seja um individuo a abater ... anda a tachar muito do erario publico.
Tanto aqueles que sao "obrigados" a soltar o Anibalzinho, como o presidente da Republica e o comando policial, todos com razoes bem diferentes nao tem nenhum interesse neste momento em recapturar o Anibalzinho com vida, creio eu. Seja pelas eleicoes em vista, por simples cansaco de perseguilo, ou mesmo por temer aquilo que ele pode cuspir, isto se alguem ainda lhe da alguma credibilidade e se ele ainda tem algo material a dizer.
Em outros paises, alguem tinha que ter renunciado o seu cargo e aceite a responsabilidade por pura negligencia ... um burraco como aquele (visto no noticias) nao se faz em um dia ... nao deveriam estas celas ter inspeccao diaria?
PS: Se o Anibalzinho for encontrado vivo, eu vou assinar um contrato com ele, para a publicacao de um livro sobre as suas fugas e talvez um filme ao estilo de prison break
Laude Guiry
Muita cautela pessoal, Anibalzinha neste momento é um incómodo para muitos que já esperavam que esta novela tivesse terminado há já muito tempo, O trio que escapou com o anibalzinho é nada mais nada menos que o top 3 dos criminosos mais frios que este país já viu
ResponderEliminarAniba, Todinho e Samito portanto deve-se prevêr vários cenários:
Podemos estrar perante o cenário das execuções sumárias pq não parece de bom grado para a PRM ter todinho e samito fora das celas na quadra festiva pq a insegurança duplica.
segundo se alguém tirou Anibalzinho pq levar junto os outros dois?
Sendo uma fuga preparada pelo próprio quem patrocinou? Manhendje? Nini, agostinho Chaúque, ou algum graúdo que ainda não apareceu na rede?
O cenário mais grave seria o facto de ligar-se as fugas anteriores a mão do super ministro e este ter que dizer quem era o patrão, daí a necessidade de se eliminar as pontas soltas.
Indo pela ipotese da policia do uso de lecois para descer da cadeia ,entao vai meu questionario.
ResponderEliminar1- supondo que o romeiro recluso escorregou pelos lencoes quando dois outrosos seguravam por parte de cima ,seguidamente o terceiro saiu enquanto 1 segurava os lencoes estando encima ,entao o treceiro como saiu.pelo menos pelas fimmagens a parte de dentro do edificio nao tinha algum pomto possivel de amarararpara que o ultimo podesse saltar ,mesmo havendo entao depois de ter escorregado nao teria como desatar os lencoes ,entao por quem foram tirados ,pois pelo que se sabe ate a hor das reportagens ainda nao tinha sido feita alguma pericia capaz de fazer com que fossem livres todos elementos materias passiveis de envolvimento na sena. Contem outro filme
Here we go again .....
ResponderEliminarUma novela tipicamente moçambicana ......
nao xtou surpreendido!!!Ja estou a ver o cenario de crimes na epoca festiva. Isto e uma brincadeira, a nossa policia e um aborto. o que vai acontecer a seguir e a execucao sumaria destes fugitivos, nao tenham duvidas. Assim nao da mesmo, algo vai muito mal no nosso pais. BASTA DE SEM VERGONHICE.
ResponderEliminarDeja vu...
ResponderEliminarEsta novela eu ja vi...
incrível...
ResponderEliminarestive detido por nove dia numa cadeia preventiva, lembro-me que todos os dias nas manhas o guarda que entreva em serviço, inspessionava a cela e fazia chamada dos detidos, mesmo numa situação em que não houvesse novas entradas ele fazia a chamada. verificava toda cela até a casa de banho...
pregunto se este procedimento não serve para outras cadeias?
aquele abraço
caso seja recapturado o Anibal... so vejo a Ponta Vermelha para a construcao de uma cela especifica...para agendar outra fuga.... e deixar claro de uma vez pa o sempre que .... (td aquilo que ja sabemos).
ResponderEliminarEstou triste e muito ofendido como moçammbicano.
O inconsciente.
Dois indivíduos, ainda a monte, atentaram, domingo à noite, contra a residência de um Juiz do Tribunal Constitucional, no Bairro da Polana
ResponderEliminarOs tiros foram disparados em direcção ao gabinete de trabalho do juiz Orlando da Graça tendo alguns estilhaços caído na sua fonte-http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp?a=14822
Bom dia!
ResponderEliminarAnibalzinho fugiu - é um facto que ocorreu e é importante a assunção que se faz do mesmo. Sem querer saber se ele realmente fugiu ou se se apenas encontrou esse vocábulo para descrever a sua ausência do lugar onde se encontrava, surge a seguinte preocupação: que exemplo o Governo de Moçambique está dar ao povo do qual se constitui, num contexto em que estamos a assistir um fenómeno tão "chato" que é o linchamento? Como é que se espera a assunção por este povo dos esforços que têm lugar com vista a evitar a ocorrência deste fenómeno?
Enfim, não poderá o nosso sistema de segurança vir a confundir-se com um sistema de insegurança?
Saudações!
There is only one big looser in this story: Mozambique.
ResponderEliminarCaros,
ResponderEliminarAcho que sociologicamente falando não devemos extrapolar do particular para o geral, mas sim do geral para particular. Não podemos manchar todo um esforço do governo de Guebuza no âmbito do combate a corrupção, por causa de atitudes de certos polícias.
Acho que as últimas prisões e as acções enérgicas da procuradoria mostram um cometimento do governo do dia em relação a combate a corrupção. É verdade que é um processo contínuo e que exige o envolvimento de todos.
Não hajam duvidas que é necessário purificar as fileiras do estado. Que ainda existem muitos corruptos dentro do sistema. No entanto, também estamos ciente que o combate a corrupção, tal como o combate a pobreza absoluta, são processos que levarão o seu tempo.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim
Cá está o malandro do amorim reaças e suas "acções enérgicas" com seu permamente culto de personalidade, ele pensa que tudo devia ser o jornal de seu partido, por tudo e por nada faz campanha dos tachos, eles já "purificaram fileiras" muitas fileiras no tempo dos Mtelelas e tantos outros campos de concentração. Abaixo os Mtelelas!
ResponderEliminarE depois dizem que so o Dlakhama e o mazanga eki sao estupidos..e bestas....pois eh...
ResponderEliminarBelo discurso camarada Amorim.
ResponderEliminarA seguranca minima da cadeia de maxima seguranca me faz desconfiar de todos esforcos, sejam eles aos milhares, que tenham sido feitos. "e uma falta de seriedade. Que adianta prender o bandido, julga-lo e em seguida abrir-lhe as portas na maior frescura?
Alguem pode me esclarecerse existe uma relacao entre Amorim Bila ( ex-comentador da STV )e Nuno Amorim .pelo menos a natureza das intervecoes e igual e parace o da STV fez sociologia
ResponderEliminarCaro Anónimo,
ResponderEliminarNão há nenhuma relação entre Amorim Bila e a minha pessoa. Sempre que alguém defende as acções do governo do dia ou o partido da situação, os bloguistas humilhados pelas recentes eleições autárquicas dizem que é a mesma pessoa. Para vocês o Amorim Bila, Nuno Amorim, a Voz da Revolução e outros são a mesma pessoa? Vocês pensam que para ser intelectual é necessário ser acérrimo detractor do governo do dia? Defender opiniões contrárias as vossas significa ser analfabetos?
Se assim for, então é justo dizer que o Anónimo, o Reflectindo, o Nelson, João atento aos malandros são a mesma pessoa, ou seja, é o mesmo intelectual.
Espero bem que as noticias postas a circular pela STV sejam verdadeiras e vocês tenham humildade para se retratar publicamente.
Meus caros, não é real somente a realidade que nos interessa…respeitemos as opiniões contrárias.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim
prof.
ResponderEliminarEstão a circular com muita insistencia desde Ontem que quadros seniores do BARCLAYS estao detidos a mando da procuardoria da republica no seguimento do caso SIBA SIBA MACUACUA.
Agradecia que confirmasse ou desmentisse esta versao.
Caro Nuno Amorim,
ResponderEliminarQual é o erro de o anónimo em perguntar se eras mesmo que Amorim Bila? Eu não vejo aqui nenhum problema.
Também não penso que alguém tenha te tratado de analfabeto. Alguém?
Agora não sei o que é ser acérrimo detractor do governo do dia? É mesmo que ser crítico ao governo? É isso que não gostas?
Bem, o que eu lamento de ti, é que não debates mas vens aqui para pôr o lixo debaixo do tapete e nós não aceitamos isso. Vê, tu falas de Guebuza como se nós não o conhecemos que ele está na Frelimo desde os anos 60; que nos últimos anos foi chefe da bancada da Frelimo na Assembleia da República e finalmente Secretário-Geral e mais influente desse partido depois de Joaquim Chissano... Agora se queres nos revelar alguma coisa dentro da Frelimo que o faças sem nos fazer de crianças da creche.
Se queres revelar os ligados ao crime organizado no teu partido que o faças e agradecer-te-emos, mas por favor não nos trate de crianças. Somos acima de tudo adultos.
Aquele abraço
Em resposta ao anonimo Nuno Amorim disse ((Vocês pensam que para ser intelectual é necessário ser acérrimo detractor do governo do dia)).
ResponderEliminarJa agora o anonimo me disperta em me lembrar que o Amorim Bila sempre que estivesse na STV se autointitulava de Intelectual.vcs sao mesmo semelhantes.Nuno Amorim (ou Amorim..) cade as referencias da sua intelectualidade .
Boa tarde!
ResponderEliminarApenas queria aconselhar a todos, sobretudo acadêmicos, a aceitarem o que Nuno Amorim disse a bocado, em resposta a preocupação de um anónimo e passo a citar "Meus caros, não é real somente a realidade que nos interessa…respeitemos as opiniões contrárias". Portanto, dos outros - suaviso eu - pois, só assim é que podemos entender as diferenças e semelhanças que caracterizam todos os fenómenos da natureza, e, entenda-se que toda a natureza é humana/social (cfr. Boaventura de Sousa Santos: Um discurso sobre as Ciências Sociais).
A importância deste sublinhado, na minha visão, é que nos leva a buscar entender realmente o que outrem nos quer transmitir e não correr para afirmar um posicionamento ideológico por parte desse sujeito.
Obrigado!
Caro Foquiço,
ResponderEliminarHá uma coisa que eu te aconselharia a ser observante: antes de te preocupar pela sugestão de como alguém gostaria que os outros escrevessem, ler atenciosamente os comentários desse para concluir se se abre para debate e diálogo ou não.
Tenho notado em muitos, sobretudo alguns académicos (pois os velhos lá na aldeia até sabem debater com postura), a queixarem-se de insultos mas no fundo são eles que insultam mais. Imaginemos, quando o Nuno Amorim diz acérrimo detractor do governo a quem ele refere? É a quem critica o governo? Porquê ele se sente incomodado por isso?
Acha meu caro Foquico, o discurso seguinte não pretende evangelizar-nos que debater sobre as fugas e a criminalidade?: "Acho que sociologicamente falando não devemos extrapolar do particular para o geral, mas sim do geral para particular. Não podemos manchar todo um esforço do governo de Guebuza no âmbito do combate a corrupção, por causa de atitudes de certos polícias..."
Quem é que sem pretender varrer o lixo para debaixo do tapete, ficará sem indignacão pela fuga de Anibalzinho ou não surpreender-se que só hoje, e depois de cerca de oito anos há quem é detido ligando-se ao assassínio de António Siba-Siba? Claro, não porque ficamos tristes pela detencão ao contrário, mas porque queremos saber quem escondia os criminosos e quantos crimes já estes praticaram durante estes anos, etc, etc. Não queremos é conformismo.
Quando ele diz bloguistas humilhados pelas recentes eleicões autarquicas a quem e ao quê ele refere? Houve candidatura de bloguistas nas autárquicas? Será que o Nuno Amorim refere a quem se interroga pelas anomalias/irregularidades e são muitas enquanto ele INSISTE que a análise deve terminar em quem venceu e quem perdeu?
Espanta-me que o Nuno Amorim fique nervoso aqui porque um anónimo lhe perguntou se ele era o mesmo que Amorim Bila. Porquê isto é problema quando ele foi no blog da Ivone Soares e chamar-lhe por nomes (INSULTAR) aos outros com base nos apelidos Dhlakama, Matsangaisse, Simango? Moral dupla?
Se o Nuno Amorim quiser se preocupar, poderá visitar o meu blog e o do Nelson e lá saberá que o nosso candidato nas recentes eleições foi Daviz Simango. Nunca escondemos isso a ponto de exibirmos banner.
Finalmente, sou daqueles que gosta de discutir com quem tem opiniões contrárias às minhas.
Abraço
Caro Reflectindo,
ResponderEliminarAconselho-te a analisares o que escreves antes de vomitares…um dos critérios indispensáveis para se analisar um fenómeno social é a abstracção. O teu ódio pela Frelimo é tanto que te impede de fazer análises consumíveis. Ate parece que tens problemas pessoais com um dos membros da Frelimo.
"Se queres revelar os ligados ao crime organizado no teu partido que o faças e agradecer-te-emos, mas por favor não nos trate de crianças. Somos acima de tudo adultos".
Meu amigo Reflectindo,
Se realmente fosses adulto e tivesses o mínimo de ciência na mente não farias essa afirmação. Disse anteriormente para não partires do particular para o geral. Se tiveres um irmão bêbado significa que toda tua família seja bêbada?
Não nego que certas pessoas utilizam Partidos para alcançarem os seus objectivos, mas não podes assumir isso como o modus operandis da Frelimo.
Meu caro, peço-te que analises a Frelimo como Partido e não duas ou três pessoas que estejam dentro do Sistema.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim
Meu caro Nuno
ResponderEliminarEncontro alguma dificuldade em continuar a dialogar contigo, mas quero crer que fazes de propósito. Não entendo quando dizes que abstraccão é um dos critérios indispensáveis na análise dum fenómeno social. Tens algum exemplo que passe por que temos discutido? É abstraccão o contrário de concretizacão?
Pessoalmente coloquei a questão de revelacão porque em certos comentários parece dizeres-nos que há por aí os que nunca quiseram combater a criminalidade e corrupcão. Para mim, o maior problema reside na confusão entre o partidão e Estado. Onde há essa confusão não competencia, sendo um dos motivos que fazem com que muitos mexem nas urnas para fazerem favor ao partidão.
Lamento, que nunca queiras responder as minhas perguntas concretas, mas digo-te que a minha postura é de criticar tudo o que é mal num partido, num sistema seja qual for. Critico à Frelimo, à Renamo, a Guebuza, a Dhlakama, ao PIMO, etc, etc, a bem da nacão. Só um egoista é lambe-bota, meu amigo. Uma das grandes preocupacoes que tenho é a moral e ética que está a degradar-se em grande: em muita coisa é só fraude, roubos, humilhacões e isso nem que não vejamos a olho nu custa vidas dos nossos concidadãos. Vamos lutar para resgatar o que está perdido e isso passa por aplicarmos o que falamos. Temos que analisar com rigor tudo o que é anomalia ou irregularidade. Estes casos de que falámos aqui não são isolados.
Deixe de imaginar que eu tenha problema pessoal com algum membro da Frelimo e se fosse com um não seria problema com o partido. Tenho familiares directos e bons amigos da Frelimo. Na minha terra, em Nampula, não nos perguntamos pelo cartão de algum partido quando nos encontramos seja onde for. Ya, sendo uma das causas que nao estou a gostar do problema alguns querem transportar para lá, por exemplo Desporto/Frelimo. Podes registar. Não queremos confusão, por favor. Isto aqui é falta de escrúpulo. Na minha cidade, em Nacala-Porto, há equilibrio por tentamos nao trazer problemas políticos em casa. Mesmo no último conselho municipal há convivência política.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar