Outros elos pessoais

09 dezembro 2008

2008: ano tsunamico?

Sempre será um enigma, creio, decidir do que é importante em história. E se juntarmos a essa dificuldade a decisão sobre a velocidade com que os acontecimentos surgem ou não, a situação cognitiva agrava-se. A digestão cognitiva do que ocorre, não ocorre, devia ocorrer ou ocorre bem ou mal, tudo isso é um problema, não acham? Reparem na multidão de fenómenos ocorridos já este ano e cuja densidade, cuja importância e cuja velocidade têem sistematicamente ocupado as páginas da nossa imprensa e da nossa blogosfera. Um ano tsunamico, não parece? Mesmo agora eu lia a correr, na rua, no "Magazine Independente" desta semana segurado por um ardina, um título enorme dizendo algo como "Joaquim Chissano comprou uma empresa de aviões".
Bem...o que acham deste desabafo? Um pouco de asma obriga-me a parar por agora. Logo poderemos dialogar na estação televisiva TIM, estarei lá a partir das 19 horas.
(imagem reproduzida daqui)

6 comentários:

  1. é tempo de parar de fumar

    ResponderEliminar
  2. Professor,
    Algo se passa com o Diário. Há três dias que só à segunda tentativa é que o consigo ter. Já fiz a experiência de 2 computadores diferentes, em diferentes locais.

    ResponderEliminar
  3. Estou com o mesmo problema que pensei ser do meu sistema.

    Se alguém conseguir ajudar a resolver.....

    ResponderEliminar
  4. Bem, bem, bem...espero que leiam a minha última postagem, fui ao curandeiro...

    ResponderEliminar
  5. Essa do curandeiro está boa! Espero que tudo melhore.
    Professor, o seu blog é um local onde os cidadãos encontram espaço para deixarem fluir os pensamentos, desde os mais refinados aos banais. é um espaço de fuga para a mente, um espaço onde o cidadão se sente mais cidadão.OPINAMOS na esperança de que os que têm o poder de decidir, de vez em quando se dêem tempo para ler e escutar os seus súbditos e assim governarem melhor. Assim sendo, por mais banal que possa parecer, gostaria de transmitir um assunto que me deixa com uma pulga atras da orelha: Hoje foi anunciada a detenç~eo de algumas pessoas implicadas na morte do Siba Siba. 2 guardas e um ex funcionario sénior do Standadr bank. Penso que os dois guardas são pobres coitados que tiveram o azar de estarem a trabalhar no dia errado e na hora errada. Nada viram e nada sabem. Quanto ao ex funcionario do standard bank, me espanta onde a procuradoria foi buscar o móbil do crime. Ao que se sabe, o sujeito foi convidado pelo proprio siba siba para ajuda lo dada a sua vasta experiencia . Eram colegas de profissão e amigos. Perante estes factos, julgamos nós que a procuradoria procurou e encontrou bodes expiatorios para mostrar serviço. Achamos que a justiça não pode trabalhar deste modo, aprisão de alguem e a publicitação do caso, por mais que amanha se prove a inocencia dos acusados, já é uma mancha para a boa reputação dos mesmos. Porque não prenderam os nomes sonantes e devedores do banco austral? Procuraram um excelente profissional, mas desconhecido politicamente para arcar com as culpas. A procuradoria deve prender os criminosos mas não pode prender cidadaos a toa em busca de fins obscuros. Haja coeerencia!

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não tenho podido seguir em permanência o que se está a passar, aguardo mais detalhes. Perdoe não poder adiantar mais nada por agora.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.