Outros elos pessoais

25 novembro 2008

Quelhas propõe congresso extraordinário da Renamo

Ex-deputado à Assembleia da República e um dos actuais assessores de Afonso Dhlakama, presidente do partido Renamo, Dionísio Quelhas defendeu ontem, der acordo com o "Canal de Moçambique", a realização de um congresso extraordinário do partido, "como possível solução para se ultrapassar a alegada crise de liderança, em que este partido supostamente está mergulhado, bem como para o reencontro dos membros da até agora considerada maior formação política da oposição nacional.

4 comentários:

  1. Não restam dúvidas que Dhlakama é igual a si mesmo. Perante a estrandosa derrota que sofreu até tem a coragem de se recusar a demitir. Este "pai" da democrácia está-nos a ensinar um novo tipo de democracia, não é aquela democracia que nós conhecemos.
    Acho que a solução para a Renamo é que se faça uma oposição dentro do partido.
    Quanto a ideia de congresso tenho dúvida que o Dhlakama aceite porque ele sabe que é a peça chave da ruina do partido e havendo eleições no partido ele perde.

    ResponderEliminar
  2. Caros bloguistas e cibernautas

    Afinal de que lado esta a Renamo ... eu fico surpreso quando vejo de um lado o Macuacua a instruir a Frelimo a alterar leis anti-patrioticas aprovadas pela antiga maioria na Beira (i.e. a reversao da estatua e praca Andre Matsangaissa), uma accao que claramente vai contra os preceitos da propria Renamo ... ate porque chamar Matsangaissa de anti-patriotico eh chamar Dhlakama e a sua tao show-offada (ou showfada) luta pela democracia em mocambique de anti-patrioticas.

    A mesma Frelimo que acusa a Renamo de anti-patriotica, a mesma Frelimo que considera a vitoria de Simango, uma mensagem de dissatisfacao a Dhlakama e a sua cupula.

    Mas esta mesma Frelimo vem ao publico e afirma categoricamente que a mais celebre alianca de iguais, a Frenamo ira remover a Deviz ... uma definicao clara de hipocrisia ... eles planeam unir-se a Renamo para remover a Simango e colocar a quem??!!!

    Eu nem quero falar em leis, que disso pouco ou nada entende, o que peco analise eh logica ... De que lado esta a Renamo ... a Frelimo ja controla a Renamo? Eles ja tem capacidade de decidir de que lado a Renamo na Beira ira colocar-se ...

    Afinal a quem os deputados Frelimianos eleitos pelos municipes Beirense servem? Sera que eles servem aos Big-bosses na Sommershield or ao povo da Munhava e demais co-municipes. Como pode aperecer uma Frente e afirmar que ira chumbar um orcamento ainda nao apresentado? Eles estao la para servir o povo ou para tracar um novo mapa politico mocambicano? De que lado, tambem, esta a Frelimo? Na esquerda, direita ou pelo povo?

    Hipocrisia, e pura inocencia de Dhlakama, como disse antes, ele nao sabe o que faz.

    A Renamao nao devia permitir que a Frelimo va a televisao e afirme que irao juntos actuar contra o Deviz ... errado ... o Deviz nao eh o problema ... o problema sao as demais crises humanitarias que se vive na Beira, o problema sao as criancas que crescem sem condicoes de ir a escola, sem comida, sem educacao e sem saude ... o povo Beirense nao disse nestas eleicoes que gosta deste ou dakele ... o povo Beirense disse parem de jogar politica e comecem a jogar comida, para nos ...

    Se a Renamo nao tiver um plano, entao realmente precisa de um congresso extraordinario.

    De que lado esta a Renamo?

    Laude Guiry

    ResponderEliminar
  3. Acho de excelentes as tuas perguntas Laude Guiry. Também não entendo como é que pessoas que vivem em Maputo e têm suas casas e famílias noutros pontos do país falam de quererem castigar os beirenses por votarem no Daviz. Que dor de cotovelo!

    Entretanto, precisamos de ter muita atencão e essa atencão procurei levantar desde cedo. A maior preocupacão da Frenamo (que nao se resume apenas na Beira) não é Daviz e a Beira, mas primeiro, o caminho aberto de Daviz Simango à Ponta Vermelha. Este "miúdo" se concorrer a Presidente da República pode ganhar e folgadamente. Lembrem-se de discursos lancados neste blog de frelimistas a chamarem Daviz de ambicioso desmedido, etc,. Que tem um frelimiano a ver com Daviz na Renamo? Claro, os frelimianos querem concorrer com Dhlakama ou pessoas como Pereira para vencerem sem esforco. A popularidade de Daviz Simango é uma grande ameaca na Pereira dos Lagos.

    Em segundo lugar, Daviz produz dentro dos dois maiores partidos (Renamo e Frelimo) muitos davizes, por isso, é necessário combater este pioneiro para meter medo aos seus seguidores ou eventuais seguidores no partidão, já que na Renamo não há como travá-los. Se fazem bem ao mostrarem isso, não sei dizer.

    A pergunta sobre em que lado está a Renamo, acho exigir uma resposta, pois os eleitores precisam de uma clareza para as eleicoes do próximo ano.

    ResponderEliminar
  4. Deviz esta conseguindo fazer com que a Frelimo e Renamo se "mostrem". Acabaremos por conhece-los tal como realmete sao gracas a Deviz Simango

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.