Outros elos pessoais

19 novembro 2008

Latino do Guruè

Enquanto aguardo ter alguns indicadores seguros para me pronunciar sobre as eleições de hoje no que concerne a uma eventual redução da taxa de abstenção, permitam-me servir-me, uma vez mais, do semanário "Magazine Independente", para dar conta de um homem que o António Zefanias, seu jornalista, escreveu arrastar multidões em Guruè, província da Zambézia. Chama-se Latino Barros, ex-padre católico, candidato da Renamo, considerado "o messias dos naturais e amigos do Guruè". O seu peso é tão forte que, escreveu Zefanias, a Frelimo mandou para lá a primeira-ministra, Sra. Luisa Diogo, sem, antes, substituir Sérgio Campos por José Aniceto, como seu candidato. Acresce que Latino escapou a um tiroteio em circunstâncias não contadas por Zefanias (p. 19).
Adenda 1: quando faltam poucos minutos para terminar o período de votação e de acordo com relatos dos jornalistas da Rádio Moçambique, há gente que ainda não conseguiu votar em várias mesas em alguns pontos do país, estando aqui e acolá agitada (por exemplo em pelo menos duas mesas do Dondo, província de Sofala, mas há outros casos em outros pontos do país), enquanto há mesas vazias há várias horas. Dentro de algum tempo já estará disponível um breve informe no Boletim sobre o processo político em Moçambique relativo à eleição esta tarde.
Adenda 2 às 18:32: em vários pontos e em várias mesas no país, ainda não foi encerrado o processo de votação (oficialmente marcado para as 18 horas). Há, ainda, muita gente a querer votar. Mas o director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral disse há momentos, em conferência de imprensa aqui em Maputo, que não haverá prolongamento do prazo (Rádio Moçambique).

4 comentários:

  1. Não será tamanha arrogância essa afirmação do Diretor do STAE? Ele vai ordenar o encerramento da votação, mesmo havendo eleitores na fila para votarem? Se assim for, não será uma violação ao direito humano de eleger, consagrado na Constituição de Moçambique?

    ResponderEliminar
  2. A contagem já se iniciou em muitas mesas. Em outras, as pessoas continuavam à espera de votar,de acordo com os últimos despachos da Rádio Moçambique.

    ResponderEliminar
  3. Dr Serra me interessa saber o tiroteio aonde escapou o candidato Litino.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente não tenho mais detalhes.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.