Outros elos pessoais

21 novembro 2008

Beira: resultados até ao início da noite de ontem

"No início da noite, com 75% dos votos contados, Simango tinha 54,449, com 36,698 para Lourenço Bulha (Frelimo) e menos de 2000 para Manuel Pereira (Renamo). Com apenas 50% dos votos contados, os resultados para a assembleia foram: Frelimo 29,077, Renamo 24,168, GDB 9,972, PIMO 2,206, e PDD 1,623." - confira fonte aqui.
Adenda 1 às 11:41: fonte digna de crédito afiançou-me há momentos que a Renamo iniciou já na Beira um processo de pacificação das hostes (sic) através de negociações com Deviz Simango, tendo em conta as eleições legislativas e presidenciais do próximo ano.
Adenda 2 às 12:02: do jornalista Arune Vali, da Rádio Moçambique, sediado na Beire, recebi há momentos os seguintes dados: Deviz Simango 51856, Lourenço Bulha 31516, Manuel Pereira 2064. Para a Assembleia Municipal: Frelimo 33625, Renamo 27393, GDB 11495, PIMO 2676 e PDD 1811.

6 comentários:

  1. Atençao a estas fontes dignas! de crédito!!!
    Que as alianças vao acontecer num futuro proximo entre Simango e qualquer dos outros partidos, nao tem que haver muita duvida. Por isso, nao ha necessidade de correrias para especulações, sobre as eleiçoes de 2009, sabendo-se que nem estas ainda nao estao resolvidas.
    Sabemos que so com novas alianças é que Daviz poderá governar a contento o municipio da Beira.
    Pessoalmente, crei que isso vai acontecer.
    Para 2009, vamos esperar ainda ha tempo...

    CB

    ResponderEliminar
  2. Prof.
    Negociar com alguém que expulsaram?
    Há no meio da Renamo muita coisa esquisita as tais zonas de penumbra.
    Alguém pode nos explicar o que existe dentro deste PARTIDO?
    Creio eu que aqui como em varios locais avisamos a Renamo que a expulsão não era solução.
    Em minha opinião acho que DEVIZ devia candidatar se como independente MOÇAMBIQUE ficaria INDEPENDENTE de vez.

    ResponderEliminar
  3. Por que parte do lado contrário, da fonte digna de descrédito?

    ResponderEliminar
  4. Vida política tem múltiplos corredores...

    ResponderEliminar
  5. Prof. Serra, a minha questao, nao tem a ver com a credibilidade ou nao da fonte que o informou, é apenas para chamar atenção ao facto de que vamos passo-a-passo. se estamos ainda a digerir estas eleiçoes, porké correr a especular pelas próximas. Veja que ainda reina a incerteza sobre como será constituida a assembleia municipal.
    porquê nao nos entretemos nestas questoes destas eleiçoes e deixemos pra depois os prognosticos de 2009.
    Nao perdemos nada em esperar.

    abraços

    CB

    ResponderEliminar
  6. Bom, geralmente não tenho medo de ouvir algo que se passe por aí mesmo que eu nao goste dele. É este caso de a Renamo negociar com Daviz. Não sei qual ala da Renamo.

    Seja como for Daviz Simango é até aqui da Renamo e todos sabem que são os estatutos do Partido que afirmam isso. Isto defendi sempre neste espaco e muitos o ouviram a dizer que ele tinha apoio da Renamo. Daviz Simango nunca falou mal de ninguém na Renamo. Daviz Simango afirmou e isso está no allafrica que ganhando nas eleicões e convidaria Dhlakama quando ele vai tomar posse. Daviz Simango fez campanha para a Renamo na Assembleia Municipal, embora algo tenha se estragado muito por aqueles que o agrediam alegando uso ilegal de símbolos.

    Porém, se se comecou lá na Beira a reflectir-se sobre ao que se fez, está tudo bem vindo. É bom para o país, acredito.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.