Outros elos pessoais

15 outubro 2008

Zimbabwe: de novo o Botswana critica

Enquanto no Zimbabwe o ex-presidente sul-africano Thabo Mbeki tenta, uma vez mais, que a partilha de poder se torne realidade, num processo no qual Mugabe e ZANU-PF continuam a pensar que os tempos não mudaram e que podem continuar a formar governos à margem da história, no Botswana, uma vez mais também - e enquanto os restantes países da SADC continuam agarrados ao silêncio -, há sinais políticos de desgosto e de crítica à ZANU-PF. Confira aqui. Se quer ler em português, utilize o tradutor google situado do lado direito deste diário.
Adenda: se quer saber dos receios dos generais da ZANU-PF através do The New York Times, faça-o aqui; se quer saber das muitas crianças que trabalham a tempo inteiro em Harare e não vão à escola, venha aqui; se quer saber das críticas da União Nacional de Estudantes a Mugabe, espreite aqui; e, finalmente, se ainda tiver tempo e paciência, leia Zimbabwe: um dia na vida da hiperinflação, aqui.

3 comentários:

  1. I hope you all will read the account of "A day in the life of hyperinflation". I was in great distress, while reading it.

    ResponderEliminar
  2. Vi uma reportagem de ontem a noite ... a saida das negociacoes todas as partes, incluindo Tsvangirai estavam contentes ... acredito terem chegado a um agordo que pode ser anunciado ainda hoje ...

    O secretario geral do MDC a saida das negociacoes ontem a noite, entusiastico, disse "Historia esta sendo feita e montanhas estao sendo mexidas"

    Veja a reportagem da BBC

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/africa/7672864.stm

    Espero que seja desta, tenho muitos amigos Zimbabweanos e a minha namorada tambem eh Zimbabweana ... ela foi para casa durante as ferias universitarias e voltou hiper-triste ... ela disse que o pais esta um caos ... que pobreza eh extrema ... e que professores da escola onde ela estudou estavam a ganhar cerca de US$10 por mes ... impossivel de sobreviver com esse misero salario

    Diga professor ... o famoso periodo 1984-1986, conhecido como o ano da fome em Mocambique era de proporcoes piores do que as reportadas no Zimbabwe?

    Laude Guiry

    ResponderEliminar
  3. Vamos então aguardar para ver o resultado de tanto regozijo...Obrigado.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.