Outros elos pessoais

16 outubro 2008

Passámos por causa do vovô e das patas de macaco?

A nossa selecção sénior de futebol foi apurada na qualificação para o CAN e para o Mundial de 2010, depois de, juntamente com a do Malawi, estar relegada para uma posição de segundo plano. A África do Sul e Angola ficaram para trás, nós passámos.
Tem esse êxito algo a ver com os feitos milagrosos do vovô e com os efeitos mágicos das patas de macaco do Xipamanine colocadas nas balizas contrárias?
Bem, cada um é livre de acreditar no que quiser, mas cá por mim, cartesiano que sou, acredito que a passagem tem a ver com quatro coisas: (1) qualidade técnica dos futebolistas; (2) qualidade do preparo físico e da alimentação; (3) qualidade do preparo psicológico e (4) qualidade do treinador. Os jornalistas amam usar a expressão "força anímica". Bem, talvez isso seja o produto das quatro coisas que sugeri.

5 comentários:

  1. Prof.
    DESORGANIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO MOÇAMBICANA DE FUTEBOL.
    AINDA NÃO PAGOU O PRÉMIO DE JOGO.
    PS: Não sei se é campanha ou não DAVID SIMANGO(Ministerio da Juventude e Desportos), incentivou a selecção com 500 usd a (FMF prometeu 1000usd).
    Cabe agora a nós todos moçambicanos para que a nossa selecção passe ao menos para o CAN, ja que estamos colocados no pote dos fracos e vai sempre calhar uma grande selecção Camarões ou Costa da Marfim(países que levam o futebol a serio).

    ResponderEliminar
  2. concordo com os quatro pontos apresentados. no entanto, gostaria de salientar 2, o treinador e qualidade dos jogadores. está provado que o facto de muitos dos jogadores estarem a evoluir no estrangeiro, trouxe uma nova mentalidade à equipa de todos nós. a acrescentar, a qualidade do treinar é sempre uma mais valia. quanto aos dirigentes, esses continuam iguais a si mesmo. vejam que num passado recente queriam que o treinador saisse para poderem colocar lá os seus amigos! pudera!

    ResponderEliminar
  3. Acresce-se a força dos adeptos moçambicanos que afluiram em massa ao estádio dos tsuanas...

    ResponderEliminar
  4. Esta da Africa do Sul ter ficado para trás gramei maningue, a justiça foi feita os Malgashes que subornaram o arbitro Sul Africano ficaram e a seleção do arbitro também ficou.

    Grande lição de futebol, o jogo ganha-se dentro das 4 linhas e não não fora subornando os arbitros.

    Mambas força

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.