Outros elos pessoais

15 outubro 2008

Catorzinhas pobres e kotas endinheirados em Moçambique

Acontece que Laude Guiry sugeriu que eu lesse um trabalho com o título "Catorzinhas" Phenomenon - the power to negotiate sex ("O fenómeno das catorzinhas - o poder de negociar sexo), consultável aqui, no Club of Mozambique (se quer ler em português, socorra-se do tradutor google situado no lado direito deste diário). E que, lendo-o, de alguma forma sobre ele opinasse. Fico muito grato - certamente os muitos leitores deste diário também - a Guiry. Mas há um problema: tenho o grave defeito, cada vez mais robusto, de me furtar a opinar em debateiros percursos sobre o que não pesquisei, especialmente sobre temas delicados. Talvez um dia eu venha a pesquisar a relação entre catorzinhas e kotas endinheirados. Todavia, fica aqui aberta a porta para um possível debate. A tese parece ser simples: com o meu dinheiro e com o meu 4x4 engato logo uma catorzinha pobre da Francisco Manyanga ou da Josina Machel. Ela vem para mim com a limalha de ferro para o imã. Mas vamos lá a uma pergunta tosca: sendo real, qual a extensão do fenómeno na cidade de Maputo? E a uma pergunta terrible: sendo real o fenómeno, é exclusivamente por causa do dinheiro, do 4x4 ou de coisas assim imponentes que as catorzinhas pobres são atraídas pelos kotas? Alguém quer responder?

3 comentários:

  1. é uma assunto meio delicado.
    a extensao na cidade de maputo é muito grave, chegando ao ponto de nao se esconder mais este tipo de relacionamento. tenho colegas que dizem de boca cheia que tem uma "catorzinha" e que paga lhe tudo, e que graças a ela ele sente-se jovem e homem.

    Eu acho que este tipo de relação é de mutuo ganho, o homem ganha a sua virilidade e machismo e juventude, e a mulher os seus brindes e o seu dinheirinho.

    é uma vergonha que sejam homens casados e com filhas da mesma idade a fazer isso, mas como se diz o pais da marrabenta vai de mal a pior.

    Parabéns ao website www.clubofmozambique.com por ter a coragem de abordar este tema.

    ResponderEliminar
  2. mais que tragédia .....




    esse website está todo ele em lingua INGLESA.!!?


    .
    nao percebo?

    ResponderEliminar
  3. lol

    tem a outra versao!em portugues....




    http://www.clubofmozambique.com/pt/news.php

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.