Outros elos pessoais

29 outubro 2008

BOBs2009: convite aos bloguistas (5) (continua)

ItálicoVamos lá, então, prosseguir um pouco mais esta série, com o objectivo de incentivar os bloguistas a participar no BOBs2009. Para lá chegar, preciso de radiografar algumas das características dos blogues existentes no mercado virtual da terra.
Como já vos disse, um dos extremos não do espectro solar, mas do espectro blogar da nossa terra, é o blogue do sabichão emproado em seu papel de deus omnisciente (regressarei aos sabichões no próximo número; mas acrescento desde já que, felizmente, são muito poucos, ainda que persistentes, os blogues da sabichonice). O outro é o blogue gustativo-confessional, cheio de tristeza, de inquietação, em alguns casos; cheio de gostos múltiplos em outros (do tipo gosto de sorvete de baunilha), de confessionalismo veemente e dorido (do tipo sofro ou o dia é angustiante), de nervuras egocêntricas muito fortes (do tipo para mim isso é assim ou sou eu que tenho razão), com alguns sólidos representantes no espectro blogar.
Das cores encaixadas entre os dois extremos, temos, por exemplo, o blogue copia e cola. O que faz o autor desse tipo de blogue? Copia coisas e enxerta-as no blogue, transforma o blogue num eco de jornais ao qual tenta emprestar o ar de coisa original. Com alguma frequência, é um plagiador nato, silencia deliberadamente as fontes do que copiou. Por vezes usa um layout disfarçador.
Temos, ainda, a cor do erotismo. Pausa agora.

5 comentários:

  1. Por onde andam os bloguistas Moçambicanos, nesta hora de votar no Bobs 2008?

    Que silêncio se nota por entre os muitos sítios por onde tenho andado, neste mundo da blogosfera aqui da TERRA

    É hora de união de todos bloguistas Moçambicanos,do cidadão comum no país ou na diáspora.Amigos! A união faz a força!

    Um Blogue da nossa terra está na corrida em 2008! um dos 11 melhores entre 400 a concurso.É obra!

    Tenhamos orgulho do que por esta terra se faz. Saibamos também desta forma reconhecer o trabalho ímpar prestado a todos nós pelo Professor Carlos Serra.

    E porque o caminho se faz caminhando......votemos todos e em força neste Diário.Estamos todos a tempo até 27 de Novembro

    Um abraço Professor e a luta continua

    ResponderEliminar
  2. "Eu estava gloriosamente convencido de que a sociologia era uma bíblia, um livro sagrado que, como uma espada justiceira, me permitia desferir golpes purificadores nos senso-comunistas, de todos aqueles (muitos) que é suposto não saberem pensar...
    Pouco a pouco tentei curar-me dessa síndroma de imuno-deficiência doutoral... (Carlos Serra in BOBs2009: convite aos bloguistas (4) (continua))

    "Como já vos disse, um dos extremos não do espectro solar, mas do espectro blogar da nossa terra, é o blogue do sabichão emproado em seu papel de deus omnisciente (regressarei aos sabichões no próximo número; mas acrescento desde já que, felizmente, são muito pouco os blogues desse tipo)..." (Carlos Serra in BOBs2009: convite aos bloguistas (5) (continua))

    Realmente mudou muito

    ResponderEliminar
  3. Anóninos e sabichões não mudam nunca....

    ResponderEliminar
  4. Hopefully there will be more MOZ blogs participating at BOBs 2009.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.