Outros elos pessoais

20 agosto 2008

Sopa de raças - a propósito do último livro de Paulina Chiziane


"A corda rebenta sempre do lado do mais fraco. O branco diz ao preto: a culpa é tua. O rico diz ao pobre: a culpa é tua. O homem diz à mulher: a culpa é tua. A mulher diz ao filho : a culpa é tua. O filho diz ao cão: a culpa é tua. O cão furioso morde o branco e este furioso, grita de novo para o preto: a culpa é tua. E a roda continua por séculos e séculos." - Paulina Chiziane, Niketche, Uma história de poligamia.
"Histórias de navegadores que se fizeram ao mar em busca de piripiri numa terra distante. Histórias das onze sereias, todas irmãs, sendo a Zambézia a mais bela. Memórias dos marinheiros e do chicote dos prazeiros. Histórias das donas e das sinhás. Da Companhia da Zambézia, da Boror, do palmar. Histórias das mulheres guerreiras que penetraram na fortaleza do invasor, roubaram as sementes dos homens e construíram a barreira da vida, mostrando ao mundo que, perante a mulher zambeziana, o invasor não tem omnipotência. Provando que a superioridade das raças era simples treta. Histórias dos deuses e dos montes que abençoaram a Zambézia com o sangue divino de pretos, brancos, amarelos, numa sopa de raças mais recheada que a sopa de pedra." - Paulina Chiziane em O Alegre canto da perdiz, seu último livro, p. 326. Estudei profundamente a história da Zambézia e posso por isso afiançar que a infra-estrutura histórica do livro de Paulina é excelente. Paulina? Sim, aquela que melhor escreve romances em Moçambique, sempre digo isso. Por favor: obrigatório ler o livro. E grande beijo de parabéns, Paulina!

2 comentários:

  1. Diferentes são as formas de se reproduzir cultura, várias são as maneiras de mostrar o que se é. eis um exemplo claro e fiel de como a nossa cultura se reproduz e como a "nossa maneira" de ser se mostra.

    Muitos parabéns a Paulina

    ResponderEliminar
  2. Este livro da Paulina ta esplendido, alias, ela é uma escritora maravilhosa, da ultima vez que estive em Maputo o livro tina acabado de ser lançado e trouxe um Exemplar comigo para Angola, ja o li 2 vezes.
    Parabens Paulina Chiziane

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.