Outros elos pessoais

11 julho 2008

Paisagem criminal da cidade de Maputo


Cabeçalho de um trabalho da autoria do jornalista Ricardo Machava, inserto na edição do semanário “O País” desta semana, p. 7.

7 comentários:

  1. Um cidadao foi asassinado no ultimo fim de semana na zona de Magoanine C ( fulgo matendene) curiosamente os dos elementos do grupo dos malfeitores tinha menos de 24 horas vindo de RSA.a policia localizou os malfeitores tendo um sido baleiado mortalmente.agora acredito que os moçambicanos sao um fardo pesado para a segurança dos sulafricanos

    ResponderEliminar
  2. Raptaram ontem uma senhora ás 18h, próximo do Naval, quando fazia o seu jogging com o marido, como habitualmente.São pessoas trabalhadoras simples, não são dos milionários de Maputo, nem é vingança. Jà se soube que pedem um resgate de 100.000 USD, coisa que casal não tem.
    Durante a noite baixaram o valor mas ainda não se sabe como vai teminar! Com a polícia que temos como vamos viver nesta cidade? Não há polícia anti-sequestro, nunca tinhamos visto nada de parecido!
    O que vamos fazer? HELP!

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus! E eu que costumo tb passar lá...

    ResponderEliminar
  4. A sra já foi resgatada ao final da manhã. Não sei á custa de quê nem de quanto, mas pelo menos sei que já está em casa a salvo. Todos os amigos e conhecidos viveram horas de grande angústia, mas por respeito ao pânico que viveram todos da familia, ninguém quer perturbar, por isso ainda não se sabem detalhes...
    Se este resultou, outros virão de seguida!
    HELP!!!

    ResponderEliminar
  5. Pelo que ouvi foi resgatada pela "módica" quantia de 20.000 USD. Estaremos nós perante uma novo tipo de crime tão popularizado no México e Venezuela? E estarão as nossas forças policiais minimamente preparadas para o combater?

    AC

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que foi resgatada. Recebi alguns pormenores de identidade, mas não creio aconselhável dá-los a conhecer. Situação preocupante.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.