Outros elos pessoais

15 julho 2008

Do corpo feminino (2) (continua)

Cartas de leitores publicadas nos jornais e intervenções na rádio e na televisão do nosso país apresentam, de forma sistemática, dois fenómenos, a saber:
1. A sublimação do passado (considerado em geral, algumas vezes sublinhado pelo belo "nos tempos") enquanto repositório da moral, dos costumes regrados, do respeito. "Nos tempos havia moral e disciplina".
2. Como decorrência, a marcação do corpo feminino enquanto área domesticada, disciplinada, escondida em roupa decente. "Nos tempos as nossas raparigas eram respeitadoras e não vestiam como agora, com tudo à mostra".
A roupa decente, a roupa disciplinadora, surge, invariavelmente, como um termómetro social imperativo. E essa roupa decente é invocada por homens e por mulheres.

21 comentários:

  1. qual e o conceito de roupa decente??
    mais uma vez o probema e a ma relacao que os homens teem com a sexualidade das mulheres

    Jokas

    Paula

    ResponderEliminar
  2. Bem, pouco sei do assunto, mas lá tentarei chegar.

    ResponderEliminar
  3. Ha aqui uma coisa no texto que me intriga..
    "Nos tempos as nossas raparigas eram respeitadoras e não vestiam como agora, com tudo à mostra".

    hummmm...Podiam não andar com tudo á mostra, mas será que eram assim tão respeitadoras...Posso responder já a essa minha pergunta.Não..a MINHA VISAVÓ TEVE A MINHA AVÓ COM 15 ANOS, A MINHA AVÓ TEVE A MINHA MÃE COM 13 E PELO QUE VEJO NAS FOTOGRAFIAS ELAS TINHAM O CORPO BEM ESCONDIDO..e não foi por terem roupa decente que foram respeitadores... o RESPEITO ESSE FICOU ONDE?
    Respeitadoras só mesmo as freiras e, e....

    Lisa:-)

    ResponderEliminar
  4. Espero bem sentadinha as más reaçôes.. e aguardo a continuidade com pasciença..
    Lisa:-)

    ResponderEliminar
  5. ..não resisto!
    A mulher mais vestida ou menos vestida ,quando irradia beleza ,atravessa tudo e todos ,ela ilumina!
    Nessa aurea de sensualidade, presença, beleza, mesmo que vestida o mais discreto possível ,ela alcança sem o querer......
    Mais ousada, mais despida, menos despida...tanto faz; acho que apenas a mulher tem de saber olhar o espelho dos olhos dos muitos, e não estragar o que poderia até ser lindo....
    não são os excessos que fazem a mulher mais bela ou mais interessante...
    realmente quantos maravilhosos aaahhhhh... de pasmo face a beleza, e tantos outros uffffff ...de desânimo face ao grotesco!!!

    ResponderEliminar
  6. Aqui está um belo comentário..
    Gostei
    .....A mulher mais vestida ou menos vestida ,quando irradia beleza ,atravessa tudo e todos ,ela ilumina!....
    NEM MAIS

    Lisa:-)

    ResponderEliminar
  7. Por mim nao é a nudez das meninas, mas a "desnudez" das mentes humanas. Nao é o corpo que pede para se compor a um estilo ou tipo de roupa indecente, amoral, mas meus companheiros é o conteudo mental rotineiramente donmesticada pelo sismo social decorrente. Nao acham. Tudo é hipotetico dedutivo, estilo popper.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a Lisa, e ao Intimidades...

    ResponderEliminar
  9. Vi num filme do Harrison Ford (nao me lembro do titulo) em que ele diz que "Voces mulheres preocupam-se tanto com maquilhagem, decotes, etc...mas para nos homens, basta-nos apenas a vossa presenca"!

    ResponderEliminar
  10. Pois é...Mas tentarei colocar algumas coisas para reflexão na continuidade da série.

    ResponderEliminar
  11. Não concordo em pleno no que jonathan disse...
    Se a nossa presença basta-vos, porque é que os homens quando acompanhados da esposa ou namorada olham para um belo par de saias quando esse lhe passa á frente dos olhos?
    até desviam o olhar na direção da mesma se for daquelas que dão mesmo nas vistas..( desnudas)

    :-) Lisa

    ResponderEliminar
  12. Bem Lisa,
    Parece que concordas plenamente comigo porque, a essencia do meu comentario gira a volta da palavra "presenca", hehe!
    Agora, quantas estariam presentes....eu nada disse a respeito!

    Abraco!

    ResponderEliminar
  13. ALEXANDRA
    Entrando pela porta de frente direi o seguinte:As mulheres estao realmente tendo tendencia para a indecencia,tanto jovens ,adultas solteiras tanto como as casadas.
    Temos visto nos escritorios, mulheres vestidas com blusas ou vestidos decotados,transparentes, calcas apertadas,que as desenham o corpo todo,calcas que quando se sentam mostram a peca mais intima que ate a uns anos atraz era chamada de roupa interior.Isso sim eu chamo de indecencia e digo mais.E' em minha opiniao pessoal: estas mulheres se vestem assim porque pretender chamar a atencao dos que estao em sua volta mas propriamente dos homesn.Quer voces concordem ou nao,isso e' para despertar atencao dos homens sim.
    Ha lugars propios para se mostrar as costas, as interiores e ate as mamas.Vestem-se para o servico como se fossem a festa.Ha roupa para todas as ocasioes,isso e' o que as nossas senhoritas ignoram.
    As mulheres andam sim vestidas indecentemente.Se forem a reparar nas novelas brasileiras que sao a nossa escola,os personagens que desempenham papel de funcionario de escitorio, patrao,secretaria ou mesmo gerente?Aparecem dignamente vestidos e bem aprumados.As nossa mulheres expoem o corpo e os maridos admitem isso.Eu pessoalmente gostari que os maridos aconselhassem efossem sinceros para as suas esposas dizendo-as que fica mal,vestir indecentemente,para alem de que distrai os colegas, condutores e transuentes.Para estar bonita nao precisa de estar indecente.Obrigado por criar o debate doutor Carlos Serra

    ResponderEliminar
  14. (Eu pessoalmente gostari que os maridos aconselhassem efossem sinceros para as suas esposas dizendo-as que fica mal,vestir indecentemente,para alem de que distrai os colegas, condutores e transuentes.) Isso seria contra os direitos humanos das mulheres Alexandra...

    ResponderEliminar
  15. O (a) Anonimo tem razão Alexandra.Sou mulher, sei qual o efeito que fazemos ao homem,provocamos muitas vezes a situação.Há um tempo atrás deu aqui em portugal uma noticia que uma moça no Iraque foi queimada viva ( por familiares)por ter sido violada, só porque o homem que a violou dissse que ela o exitou porque tinha os dedos dos pés á mostra... Mais decencia do que aquela que vimos no iraque não pode haver.O homem ele, não sofreu nenhum castigo.Revoltante....

    Sei que muitas esposas sentem-se em (perigo) prinsipalmente se ela( a esposa) é daquelas que com o nascimento dos filhos e com os anos deixaram de cuidar a aparência..é normal que essas mulheres não aceitam a maneira das jovens se vestirem hoje em dia..Mas têm que se lembrar que estas jovems podem ser filhas, primas, amigas , sobrinhas e que elas um dia tambem foram jovens..
    Falo em geral das jovens dos 18 anos para diante...Estamos numa nova era e para o futuro será pior, e o melhor a fazer é aceitar..
    Se sou decente! Melhor para mim..Se a minha colega de trabalho ou vizinha é indecente! Melhor ou pior para ela.
    Não descrimino as mulheres,eu tambem tenho olhos na cara e sei apreciar um belo homem.E já por falar em homems , eles tambem são indecentes e ninguem comenta sobre isso.A unica diferença é que eles não têm Mamas só isso.
    Mudando de assunto mas no mesmo contexto...
    Se Adão não tivesse comido a maçã como é que seria com a indecencia?

    Lisa

    ResponderEliminar
  16. Lisa,
    Fazes bem em referir que os homens "são tambem indecentes e ninguem comenta sobre isso"! Sem querer ser machista e descontando a "A unica diferença é que eles não têm Mamas", como se apresentaria um homem indecente, para causar os problemas que aqui estao em discussao? Estive aqui a matutar e nao consegui vislumbrar....

    ResponderEliminar
  17. Tragam os livros e a historia da inquisicao, muitos precisam conhece-los, incluindo algumas mulheres.

    ResponderEliminar
  18. Alexandra,
    Estou vendo que me dei mal,em todo o caso realmente como me foi aconselhado ficarei por ca com aminha decencia caduca ,deixando que aqueles que nos aconselham a aceitar as mudancas,tomem conta da situacao.
    Sinto-me bem honrada e agraciada quando veja grandes figuras como:Luisa Diogo,a nossa priemira Dama,Helena Taipo,Condolesa ,Ophra,Vorginia Matabel,etc. mulheres que nos sao apresentadas como referencia sempre muito bem vestida e muitas.Admiro e elogio tambem as nossa mulheres quando aparecem vestidas a Africana, e' mesmo bonito,claro que aos fins de semana tambem nos cruzamos com elas de calcas jeans,camisetes, etc mas sao decentes e deviam servir de referencia porque muitos dos nossos colegas,sempre as elogiam.
    Eu penso que devemos vestir-nos decentemente sim para evitar estar constantemente a puxar a blusa para abaixo e as calcas para cima como elas pudessem aumentar de tamanho ja no nosso corpo.Desculpem-me se me consideram antiquada mas como eu penso

    ResponderEliminar
  19. ALEXANDRA,
    Olhem, foi agradavel ver que existe alguem que como eu e mais outros prima pela decencia e pelo respeito ao proximo.Vestir bem e' algo importante, mostrar o corpo,colocar roupas desapropiadas para a ocasiao e defender que devemos deixar acontecer e' um ainfelicidade.Eu gosto sim de ver mulher decente.E' bonito e estimulante para alem de que nesta era do HIV,quando menos despertarmos a atencao do sexo oposto mais contribuimos para evitar que o virus se propague.Dificilmente os homens resistem a tentacao.E se forem todos a prestar atencao estas ulheres que defendem que se deve vestir de qualquer maneira ,dentro de suas propias casas nao admitem que suas empregadas domesticas se vistam desse jeito.Porque^?
    Alguem me pode responder?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.