Qual a relação entre a cidade italiana e a nova filosofia do ensino universitário que atravessa este mundo globalizado (deliciosa palavra esta)? E em que consiste essa filosofia, qual a sua medula? Há alguma relação com o Capital e com o mercado? Qual o impacto? Aguardem, então, a continuidade da série.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
20 junho 2008
Processo de Bolonha e cursos-macdonald (1)
Qual a relação entre a cidade italiana e a nova filosofia do ensino universitário que atravessa este mundo globalizado (deliciosa palavra esta)? E em que consiste essa filosofia, qual a sua medula? Há alguma relação com o Capital e com o mercado? Qual o impacto? Aguardem, então, a continuidade da série.
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
E sobre Bolonha interrogo-me: por que é que Portugal passou a chamar licenciatura aos cursos de três anos? Por que razão não manteva a designação "bacharelato", semelhante ao "bachelor" inglês? Creio que manteria diferenciados os cursos, nada perderia e não desvalorizaria as antigas licenciaturas.
ResponderEliminarNao sei responder...
ResponderEliminarQue eu tenha conhecimento os cursos de 3 anos, uma vez em vigor o tratado de bolonha, não são bacharelatos e sim licenciaturas "reformuladas".
ResponderEliminarO que acontece é que existe uma pré-licenciatura e uma pós-licenciatura. Esta última equivale ao grau de mestre pelo que não faria sentido chamar a primeira de bacharelato, até porque o curso encontra o seu término ao fim desses 3 anos. Em Inglaterra a maioria das licenciaturas (com esta mesma designação) têm 3 anos.
Eis um dos pontos do texto integral do tratado:
"Adoção de um sistema baseado essencialmente em duas fases principais, a pré-licenciatura e a pós-licenciatura. O acesso à segunda fase deverá requerer a finalização com sucesso dos estudos da primeira, com a duração mínima de 3 anos. O grau atribuído após terminado a primeira fase deverá também ser considerado como sendo um nível de habilitações apropriado para ingressar no mercado de trabalho Europeu. A segunda fase deverá conduzir ao grau de mestre e/ou doutor, como em muitos países Europeus"
Cumprimentos,
AC