Outros elos pessoais

13 junho 2008

Crítica de um leitor

De um leitor identificado, recebi o seguinte email, transcrito na íntegra:
"Boa tarde Caro Dr. Carlos Serra,
Venho por meio desta expressar o meu desapontamento face às suas intervenções ontem no programa quinta à noite.
Caro Dr., com todo o respeito que lhe tenho, misturar pedofilia com “homossexualismo” (como o senhor diz) é deveras muito triste. Para a pessoa iluminada que o senhor é, realmente triste, não esperava tal comentário.
Há bem pouco tempo, tivemos que responder às declarações da Senhora Lurdes do gabinete de atendimento da mulher e criança do Mint. Será que teremos também que esclarecer ao prestigiado sociólogo as diferenças que existem entre a homossexualidade e a pedofilia?
E porque teimam as pessoas em fazer tal associação? E se fossem meninas? Quem lhe garante que a pessoa que cometeu aquelas atrocidades ao pobres meninos seja homossexual?
Realmente Dr., estou desapontado."
Observação: não creio que tivesse tornado sinónimas as palavras, creio ter dito que não sabia, ainda, como identificar o fenómeno. Se por acaso induzi em erro, peço desculpas. Obrigado pela crítica.

6 comentários:

  1. caro prof,
    acho que o autor da carta não percebeu bem o que disse. por acaso acompanhei o debate e penso que teve todo o cuidado de não misturar as questões. a dado momento recordo-me de tê-lo ouvido a dizer que não sabia se o pedófilo era ou não homossexual. me pareceu ter falado da pedofilia e homossexualidade como fenómenos. fico é triste quando os nossos compatriotas homossexuais não querem discutir ideias, mas sim apedrejar todo e aquele que está contra o fenómeno. conforme se diz: quando atiramos fezes contra a ventoínha temos que aguentar com o cheiro.

    ResponderEliminar
  2. Professor, apesar de existir diferenca entre pedofilia e praticas homosexuais nao sao necessariamente excludentes. No caso em que temos individuos com preferencia sexual por individuos de mesmo sexo, temos praticas homossexuais, e pelo facto de serem menores, pedofilia. Respeito da diversidade nao deve levar a confundir o que esta diante de nossos olhos, se discordamos deixemos isso claro, mas no caso estamos perante praticas homossexuais pedofilas, sim senhor.

    ResponderEliminar
  3. Homossexual(mesmo sexo. Um turco(homem) abusou sexualmente um moçambicano(homem).
    Detesto os homossexuais fingidos. Se dizem homossexuais mas nunca tem coragem de admiti-lo de forma expressa a ponto de criar espaço onde se possa discutir assuntos como esses. Tenho quase certeza que o leito que o interpelou 'e homossexual, desses que já se defendem contra discriminação mesmo antes dela existir. O homossexualismo 'e para mim uma "preferência" sexual. O camarada escolhe viver dum certo modo, tem que arcar com as consequências. Tem que assumir as vantagens e desvantagens da escolha que fez. É claro que nem todo pedófilo é homossexual E nem todo homossexual é pedófilo mas nesse caso dos turcos será que ainda precisamos de sociólogos para saber que estamos diante de casos de homossexualismo(homi cum homi) também para alem de pedofilia(adulto cum criança)?

    ResponderEliminar
  4. Meus caros: Homossexual é todo aquele que tem relações sexuais com um individuo do mesmo género.

    Um pedófilo, que abusa de crianças do mesmo sexo é, simultâneamente, pedófilo e homossexual, talvez melhor dizendo: um homossexual depravado.

    ResponderEliminar
  5. Olá Professor, o que de mais sábio apreciei em si foi de saber aceitar a crítica.

    J.

    ResponderEliminar
  6. Por vezes é bom aceitar criticas mesmo quando elas não fazem sentido, realmente o homosexual que escreveu a carta esta chateado com outras coisas diferentes da diferença entre homosexualismo e pedofolia.
    Conclusão: A unica coisa que aproveitei da "critica" do Homo é começarmos a procurar estudar o comportamento (incomodo) deles quando falamos das suas preferencias sexuais, isso sim é alvo de serios estudos o resto poera.

    Maxango

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.