Outros elos pessoais

11 maio 2008

Brasil (15) - Dona Maria

Precisava apanhar um táxi. Perto do hotel estava um. Dona Maria é a taxista. Cabelo branco, óculos de professora primária, excelente condutora, ar decidido, conversadora, gentil. E fomos. Ao longo do percurso de ida e volta, ela ficou a saber um pouco de mim e eu dela. Mora há 54 anos no Bairro da Mooca. "Dona Maria, diga-me, é taxista há muito tempo e conhece bem São Paulo?" Resposta: "Há 22 anos, fui uma das primeiras mulheres taxistas. Bem, São Paulo tem 145 mil ruas..." Deu-me o seu cartão de visitas. Eu quis saber se era longe a distância entre o meu hotel e a Universidade de São Paulo. Dona Maria podia ter-me pedido que a chamasse para fazer esse trajecto. Mas não pediu: minuciosamente, explicou-me que em frente ao hotel passava um ónibus que me levaria justamente até à universidade. Por isso chamarei mais vezes Dona Maria e ela terá cópia do que aqui fica escrito. Bem haja, Dona Maria.

7 comentários:

  1. quando encontramos simpatia e atencao para conosco, o nosso dia fica mais agradavel

    Jokas

    Paula

    So agora me apercebi que responde ao nosso comentarios, obrigada

    ResponderEliminar
  2. Diga que vai daqui (com isto coloco a mão sobre o lado esquerdo do peito) e que nós desejamos muitos dias felizes para as Donas Marias do mundo.

    ResponderEliminar
  3. e obrigada pelo retrato pessoal do Brasil, para o ano estarei em Sao Paulo para fazer um curso de 3 meses de fotografia, que apesar de ser arquitecta de intriores de profissao, tenho uma paixao por fotografia

    Jokas

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Que as Marias a leiam, Marta. Quanto a si, Paula, certamente o seu futuro olhar paulista será diferente do meu.

    ResponderEliminar
  5. Prezado Prof. Serra,
    Bem haja, pela descrição objectiva da vida Sao Paulista que nos tem estado a providenciar.

    Adicionei-o aos meus "elos" no meu blogue (ainda no seu primeiro gatinhar). Espero que não esteja a incorrer em matérias do fórum de "invasão de propriedade privada/intelectual"!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.