Outros elos pessoais

25 abril 2008

Zimbabué


Confira aqui as últimas notícias, entre as quais uma queixa da oposição de que o seu escritório na capital, Harare, foi hoje assaltado por forças policiais, que terão detido 300 pessoas. O assalto não foi reportado pelo The Herald, jornal pró-governamental, o qual pode conferir aqui (sugiro-lhe que aí leia também a coluna de Opinião&Análise). Se quer ler em português, sirva-se deste tradutor. Nota: passo a grafar Zimbabué, para seguir uma correcção feita pela Prof.ª Fátima Ribeiro.
Adenda às 21:03: nos seus noticiários das 19:30 e 21:00, a Rádio Moçambique referiu que a polícia de choque invadiu a sede do MDC no "maior acto de repressão sobre o MDC desde as eleições de 29 de Março, tendo prendido algumas pessoas" (sic).

2 comentários:

  1. Mas entre "Zimbabué" - forma tradicional em Portugal, mas estranha para nós e passível de conduzir a erro de pronúncia - e "Zimbabwe", que entre nós coexiste com a variante desviante das normas da grafia do português "Zimbábwè", sou claramente a favor de Zimbabwe, que o Acordo também permite.
    Fátima Ribeiro

    ResponderEliminar
  2. Fixei, muito obrigado uma vez mais!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.