Creio que será útil para os meus leitores ter em conta o quadro analítico de Citelli sempre que estiverem confrontados com discursos nas diversas esferas da vida, incluindo esta, a doce blogosfera.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
03 abril 2008
Interessado em discursos?
Creio que será útil para os meus leitores ter em conta o quadro analítico de Citelli sempre que estiverem confrontados com discursos nas diversas esferas da vida, incluindo esta, a doce blogosfera.
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Gosto deste espaco de conversa, onde o professor coloca assuntos para conversa variada. Acredito que o professor tem neste espaco um lugar de conversa e nao um lugar so para as pessoas pensarem-no como espaco de dogmas e pior virar lugar de promocao de desqualificacao. Entretanto pergunto qual o papel e responsabilidade dos sociologos quando fazem as suas analises (mesmo sendo sociologia de intervencao rapida) de modo a que estas nao sirvam apenas para desqualificar, estigmatizar as pessoas objectos de suas analises, como parece-me esta sendo o efeito da analise do que designa Zicoismo. Alguns dirao ainda vem o ultimo numero, mas ate agora os numeros zicoisam a coisa social, apesar de comecar a aparecer o zicoismo como reflexo so social mas de forma bem leve. Pois parece-me que mais do que uma compreensao de uma pratica social, de varios individuos sendo zico apenas um de entre milhares possiveis, essas analises estao a ser uma forma de linchamento do Zico, ou pelo menos de alimentar ou incitar esse linchamento. E quando sair o ultimo numero o zico ja estara linchado, com a beneplecita contribuicao de um analista do social. Discurso na perspectiva Foucauldiana sugere que as palavras nao sao neutras, e que para alem de representar coisas elas criam e cristaliza-nas ou ao menos contribuem nesse processo.
ResponderEliminar