Outros elos pessoais

24 janeiro 2008

Os cunhacidos

Pois é, os "Bastidores", nova página do "Diário de Moçambique", cunhou um novo, extraordinário, saboroso neologismo, a partir da proximidade fónica de "conhecidos" e com o radical "cunha" (e, certamente, por associação com "cunhados"): cunhacidos (edição do dia 19, p. 11, notícia com o título "Sala de embarque para "cunhacidos""). Pois é, se somos cunhacidos, tudo se resolve, tudo se cunha. Para os que segregam anticorpos ou ganham úlceras gástricas sempre que se fala em corrupção, temos agora, como termos-aspirina, cunhacido e, permitam-me o desdobramento, cunhadismo e cunhadão.

4 comentários:

  1. Cunhacidos... it is fabulous!

    My congratulations to all the journalists of "Diario de Mocambique". Keep up the good work.

    ResponderEliminar
  2. A fantastic tin-opener word indeed!

    ResponderEliminar
  3. O cunhacidismo será uma figura de retórica ou uma técnica de marketing e de negócios, na hora, que permite queimar etapas graças às novas tecnologias de ponta usadas no processamento dos pedidos formulados pelos cunhacidos?
    E o cunhadismo, será um subgrupo daquele? Aqui intervém a árvore genealógica e que nos reporta para outro departamento? A esfera social do cunhadismo?
    O que está implicito nestes trocadilhos poderá, eventualmente, provocar úlceras, é isso?

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Agry, montes de enigmas maravilhosos...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.