Outros elos pessoais

30 janeiro 2008

Global Integrity Index: Moçambique não melhora desempenho

"(Maputo, 30 de Janeiro de 2008) A posição de Moçambique nos Indicadores de Integridade da organização Global Integrity (GI) não melhorou de 2006 para 2007, tendo até piorado nalgumas áreas, como por exemplo na área da Responsabilidade do Governo. No geral, Moçambique recebeu a classificação de "muito fraca" no que diz respeito à Governação e Integridade. No ano passado, o GI tinha atribuído a mesma nota negativa. Isto significa que, apesar do discurso enérgico anti-corrupção e pró-integridade e apesar da existência de uma Reforma do Sector Público e de uma Estratégia Anti-Corrupção desde Abril de 2006, as reformas ou não estão acontecer ou estão a ser feitas a um ritmo cujo impacto ainda não é perceptível. O mais recente relatório do GI é lançado hoje em Washington. O documento analisa o estado da integridade em vários países, concentrando-se na avaliação da existência e eficiência dos mecanismos de prestação de contas e de transparência" (confira aqui e aqui e aqui; obrigado ao Marcelo Mosse pelo envio da referência; ao Ricardo pelo envio, também, do portal do relatório).

2 comentários:

  1. Que historia triste, a miseria a atras da m iseria construida propositadamente, o que esta por detras desse desleixo?

    ResponderEliminar
  2. Bem, creio que deveremos estar atentos ao que de nós dizem...Abraço!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.