Outros elos pessoais

27 janeiro 2008

Força, Obama!

A vitória de Barack Obama no Estado de Carolina do Sul mostra que, sejam quais forem as considerações que quisermos fazer sobre a história americana, algo de novo nela acontece: primeiro, temos uma candidata, uma mulher na corrida à Casa Branca, Hilary Clinton; segundo, temos um filho do Quénia e dos Estados Unidos da América, Barack Obama, a fazer o que nunca antes nenhum afro-americano tinha conseguido fazer nos Estados Unidos, vencer primárias. E já lá vão duas. Corrijam-me caso eu esteja enganado.
Força, Obama, por uma Casa Branca diferente!
Nota: leia aqui este portal que o FM gentilmente referiu em comentário à postagem anterior. E veja aqui, em vídeo, quando Obama visitou o Estado de Carolina do Sul.

3 comentários:

  1. Carlos Serra is a pioneer. He has already indicated his choice for President of the USA: Senator Barack Obama.

    It would be good to read more opinions concerning this important election.

    Speak out, Mozambique !

    ResponderEliminar
  2. Caro Prof. Serra,
    Em termos de primarias, o candidato democrata negro Jesse Jackson ja' as tinha ganho em 1984 (no total cinco: Louisiana, Distrito de Columbia, South Carolina, Virginia e um em Mississippi e sete em 1988 (Alabama, Distrito de Columbia, Georgia, Louisiana, Mississippi, Puerto Rico e Virginia).
    Eu julgo que a grande marca de Obama tem sido a sua capacidade de transpor barreiras, sejam elas raciais e ate' mesmo politicas, dai a sua capacidade nao so' de ganhar primarias (e' preciso que Iowa e' um estado com 94% de populacao branca), mas de vir a ser o candidato democrata as eleicoes gerais! Importa ainda referir o "endorsement" importante da influente familia Kennedy! Caroline, a filha do malogrado JFK, ja o fez atraves de New York Times (comparando-o a seu pai) e o influente senador de Massachusetts, Ted Kennedy (irmao mais novo de JFK e icon "vivo" dos democratas) fa-lo-a nos proximos dias (juntamente com sua sobrinha) em aparicao publica com Obama. Os Clintons tentaram a todo o custo obter o seu apoio ou manter a sua neutralidade!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela correcção e pela informação!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.