Outros elos pessoais

13 janeiro 2008

Finalmente Paulino reagiu: processo contra Zambeze/Alvarito, queixa contra Isabel

Em caixa bem destacada na sua página 9, o semanário "Domingo" de hoje diz que o procurador-geral da República, Augusto Paulino, vai processar o semanário "Zambeze" e o jornalista Alvarito de Carvalho "pelo conjunto de artigos que, na sua óptica de cidadão, ofendem a sua honra, bom nome e reputação". De acordo com o "Domingo, citando "fonte credível", Paulino vai fazer isso tomando em conta não o lugar que ocupa nem o que ocupou como juiz-presidente do Tribunal Provincial, mas unicamente "a amargura que sente" como cidadão. "Quem processa não é PGR, mas o cidadão Augusto Raul Paulino", afirma o "Domingo".
Por outro lado, o semanário diz que "o dr. Augusto Raul Paulino já meteu queixa no Conselho Superior da Magistratura Judicial contra a Juiza Isabel Rupia, "pelo pronunciamento público sobre matérias de que tomou conhecimento através da leitura do processo em que esteve envolvida na qualidade de representante do Ministério Público, tendo algumas dessas peças vindo a público no jornal Zambeze, completamente descontextualizada".
Aqui está um caso que se torna cada vez mais público e variadamente interessante: não foram apenas o "Magazine Independente" e o "Zambeze" que conseguiram acesso a certo tipo de informação classificada, mas também, agora, o "Domingo", que conseguiu saber não tanto que Paulino vai processar Alvarito e o "Zambeze", mas que já meteu queixa na Magistratura Judicial contra uma colega sua, Isabel Rupia. E meter queixa contra um (a) a colega - acontecendo tornar-se isso público - é, também, um caso que creio raro nos anais da magistratura moçambicana (corrijam-me se estiver enganado).
Aguardemos, agora, eventuais prounciamentos do "Zambeze" e de Isabel.

2 comentários:

  1. Pena que a fonte do "Domingo" seja apenas "fonte credível" e não o próprio PGR ou melhor o cidadão Augusto Paulino.

    ResponderEliminar
  2. Interrogo-me sobre a "fonte credível" não é ou não foi o advogado de que fala o semanário.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.