Outros elos pessoais

30 dezembro 2007

Figuras do ano no "Diário de um sociólogo"

Sei que irei cometer muitos erros - dos quais me penitencio desde já - deixando de fora muitos, mesmo muitos exemplos de compatriotas que se salientaram das mais variadas maneiras neste ano. Faltam-me, por exemplo, dados sobre operários e camponeses. Espero melhorar a selecção no próximo ano. Entretant0, eis a selecção que fiz (em "decisão subjectiva", como escreveu um dia alguém) das figuras do ano:

Joaneta Eduardo Mahumane

Solteira, com 12 crianças sob sua responsabilidade - três das quais órfãs e igual número de crianças abandonadas pelos pais -, Joaneta começou com o negócio informal de cereais, leguminosas e feijões, no mercado de Xai-Xai. Em 2004, com um crédito concedido pelo Fundo de Desenvolvimento da Mulher (FDM), entrou no comércio de gado bovino trazido da província de Tete. Hoje é criadora, tendo no seu curral 55 cabeças de gado bovino (27 das quais produto de poupança na sua carteira de crédito concedido pelo FDM) e muitos cabritos.
Em frente, Joaneta!

Maria Ivone Soares

Autora de dois blogues e co-autora de um terceiro, a única mulher que em Moçambique pratica webpolítica, Ivone Soares tem também webpoesia. É ainda locutora e presidente da União Nacional para o Desenvolvimento Estudantil, uma organização que, desde 1996, procura mediar conflitos entre os professores e os estudantes e ajudar no combate à corrupção, com delegações em Nampula, Pemba, Niassa e com sede nacional em Maputo.
Em frente, Ivone!

Edson da Luz (Azagaia)

Rapper, autor de numerosas canções que o tornam cada vez mais conhecido e actuante no país, Edson da Luz, de seu nome artístico Azagaia, estudante de geologia na Universidade Eduardo Mondlane, é um activista crítico na nossa sociedade.
Em frente, Edson!

Egídio Vaz Raposo

Historiador probo, cidadão frontal, investigador e oficial do DFID - Department for International Development, autor de um excelente blogue - temporiamente interrompido por motivos de força maior desde Julho -, co-autor de um outro sobre direitos humanos, Egídio é um cientista que faz webactivismo social recusando o conforto almofadado do academicismo.
A luta continua, Egídio!

Justiça Ambiental

A Justiça Ambiental, associação moçambicana de defesa do ambiente (portal disponível a partir de Janeiro do próximo ano), salientou-se este ano, de inúmeras maneiras, na chamada de atenção para os riscos ambientais que o país corre e poderá vir a correr em várias áreas. Temas como barragens e desmatamento foram constantes nas suas intervenções.
Em frente, colegas, a luta continua!

12 comentários:

  1. Bela seleção. Mas eu teria também escolhido o Centro de Integridade Pública. Boas entradas!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos escolhidos e bem haja Professor.
    Bila (ex estudante da FACOTRAV)

    ResponderEliminar
  3. Parabens aos Dr Serra pela iniciativa e porque nao parabens aos escolhidos! E em especial a pioneira Ivone Soares, unica mulher bloggista em Mocambique!
    Outro ao Egidio Vaz, na esperanca de que a 'forca maior' que o obrigou a deixar de blogar o permita faze-lo, pois nao acreditamos que silenciar uma voz seja solucao ou que haja salario capaz de silenciar uma voz! A nossa solidariedade! Manuel de Araujo

    ResponderEliminar
  4. Xi xamuáli Carlos fez boa escolha. MAs próximo ano o mano precisa escolher também as figuras más.

    ResponderEliminar
  5. Considerando a inevitável subjectividade que é, não raras vezes, atenuada pela coincidência de muitas opiniões, penso que o Diário de um Sociólogo desenvolveu um trabalho globalmente muito positivo para ser afastado desta nomeação. Compreendo a relutância de Carlos Serra e, justamente, por isso, aqui estou a qapresentar uma sugestão que não poderia ser formulada pelo autor da iniciativa.
    Concordo com a indicação de Ivone Soares e Joaneta Mahumane pelas razões que presidiram à escolha e constituem o seu suporte.
    Sobre o Egídio Vaz não me posso pronunciar. Preciso de outras referências que, de momento, não possuo.
    Haverá, como aliás assinala o Prof. Carlos Serra, outros nomes que deveriam constar desta lista
    Renovo o 2008 embrulhado em sonhos para todos que lerem este atrevido comentário
    Abraço
    Agry

    ResponderEliminar
  6. Estudo formas de tornar a selecção mais efectiva, mais completa, em 2008. Recebi dois emails de pessoas que me perguntaram por que não escolhi também João Chissano, o jovem treinador do Costa do Sol, que deu dois títulos ao clube, tendo, antes levado o Têxtil do Púnguè às competições africanas (como em tempo devido assinalei no blogue) em três anos de carreira. Sem dúvida uma pergunta importante. Muito obrigado a todos, aqui ficando o meu grande prazer em ter podido seleccionar as cinco figuras. Agry, foi gentil.

    ResponderEliminar
  7. Não discordo em geral das escolhas, apreciei imenso a escolha da Senhora Mahumane, mas teria gostado de ver o nome do Ministro da Saúde, Doutor Garrido, os hospitais andam bem melhores graças a ele. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, Tivane, pode crer que estudo desde já uma forma de tornar a selecção mais efectiva em 2008 e que espero poder anunciá-la oportunamente. Abraço e feliz 2008.

    ResponderEliminar
  9. Parabens aos escolhidos.

    Bom ano 2008 para Prof CARLOS SERRA E TODOS LEITORES E COMENTADORES DESTE BLOG.

    Um abraço
    Ouri Pota

    ResponderEliminar
  10. Ilustríssimo, assim deixa-me sem palavras. Como já devo ter dito um dia, desde que me descobriu os visitantes dos meus blogues aumentaram. Muitos há que me enviam emails a encorajar-me e isso devo a si. A sua coragem admira-me. Elogiar pessoas da oposição neste país muitas vezes é mal interpretado. Deu mostras de ter uma consciência incorruptível e aprecio muito isso. Faço votos de que tenha um ano próspero e que todos os seus leitores gozem da mesma sorte. Obrigada a todos. O blogue do Manuel de Araújo também nomeou-nos, dentre outras, figuras + + de 2007.
    Um abraço forte,
    Ivone Soares

    ResponderEliminar
  11. O meu muitíssimo obrigado pela nomeação. Mais uma vez sinto-me muito encorajado em continuar a partir de Agosto deste ano,a blogar.
    E, até lá, estamos juntos nos comentários.
    Abraços a todos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.