Outros elos pessoais

18 novembro 2007

As sete maravilhas de Moçambique

O Grupo Soico pediu-me, como pediu a outros, que sugerisse sete locais de importância histórica em Moçambique - sete maravilhas, foi o título usado pela organização -visando a sua preservação. Alguém me pode sugerir locais e justificar a escolha?

33 comentários:

  1. Tinha várias propostas: uma delas é o «garuso» (está talvez mal escrito) entre o Chimoio e Manica; outro seria a serra de Manica, onde havia nas rochas pinturas pré-históricas, acima da zona onde estavam as piscinas e zona das vivendas. E assim sucessivamente: a "Velha" no Chimoio.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Saraiva, terei isso em conta!

    ResponderEliminar
  3. Definitivamente Manica! as pinturas!Onde, para além da história, tantas outras estórias quiseram acontecer num mês longínquo de Março de 1975.
    Aprendemos a história sonhando...com um sonhador.
    Força Carlos. Eu torço por Manica.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  4. Penso que toda a serra de Chimanimani deve ser considerada uma das maravilhas, pela beleza, pela paisagem, pelas fabulosas pinturas rupestres, pelas cascatas, pela biodiversidade unica e muito mais.
    Acho que tambem o arquipelego das Quirimbas tem fortes motivos para constituir um dos locais elegiveis. Trata-se de um lugar unico a todos os niveis.
    Nao nos esquecamos aindas das ilhas do Ibo (esta em plenas Quirimbas) e de Mocambique, cada uma o seu esplendor historico,um patrimonio cultural fantastico, um mosaico cultural diversificado, e muito mais.
    O monte Gorongosa com as suas cascatas no regulado Canda. Um sitio para nao esquecer nunca,floresta densa, uma atmosfera hiper refrescante e a agua mais pura do mundo.
    A nossa reserva de Maputo, no distrito de Matutuine,um dos locais mais ricos do mundo em termos de biodiversidade,dos quais destaco as suas imponentes dunas repletas de vegetacao,e por seus ainda um dos lugares mais priviligiados do continente para observacao de passaros.
    A serra de Mecula, em plena reserva do Niassa,por razoes identicas.
    As margens do lago Niassa entre Metangula e Cobue,formando um cenario unico de paisagem,costumes e tradicoes dos povos do lago,floresta,montanha,e bem mais.
    Perdoem-me, mas prefiro propor lugares a elementos individualmente considerados.Trata-se apenas de uma inclinacao.
    Obrigado
    Carlos Serra Jr

    ResponderEliminar
  5. Licao interessante, solicitar propostas a "estranhos", uma licao para os governates e o pais, parabens. Cabeca de velho (Manica) um lugar para inumera imaginacao, Ponte de Deus (Manica a caminho de Mossurize) dizem ser uma ponte natural, um lugar de encontro entre duas rochas gerou a ponte e o resto foi torna-la circulavel; Casa dos noivos (Gurue) uma licao interessante de combinacao entre natureza e ecologia, uma casa no meio de muitas flores, arvores e plantas, passaros junto, com vista para a nascente de um rio, que desce pela encosta da montanha, e Bazaruto (que ainda e bela, pelo menos antes de decidirem pelo petroleo!).

    ResponderEliminar
  6. E então a nossa Ilha de Moçambique? Já é património cultural da humanidade. Acho que está tudo dito... só resta escolher as outras 4.

    ResponderEliminar
  7. primeira capital de Moçambique. Foi um grande entreposto comercial. tem a primeira fortaleza ocidental na África oriental, enfim... Ilha de Moçambique à cabeça.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado pelas contribuições!

    ResponderEliminar
  9. Concordo com os que me antecederam mas gostaria de sugerir outro local, a marginal da cidade de Inhambane. Nao conheço profundamente a sua história mas me parece um local mitico e com segredos por desvendar. Tem atraido muitos turistas que pela cidade de Inhambane passam e eu não resisto ao local.
    Jorge Saiete

    ResponderEliminar
  10. E a imponente Cabora Bassa, casamento perfeito entre o esforço do homem e a força e beleza da natureza.
    Fátima Ribeiro

    ResponderEliminar
  11. Cahora Bassa.
    Fátima Ribeiro

    ResponderEliminar
  12. Para quem ja' foi a Namuli [e sendo o mais alto pico a seguir do Binga], pode considerar este pico uma maravilha. E' dentro da cordilheira em que ela se insere emprestando a paisagem uma maravilha sem igual que destaco MONTE NAMULI com sendo uma maravilha.
    Masu

    ResponderEliminar
  13. Oh yeah...a maravilha que eu sugiro, pero bem que ajude em alguma coisa eh sermos inovadores e deixarmos de ser copioes.Isto sim, seria ALTAMENTE MARAVILHOSO.

    Why as 7 maravilhas? eh falta de originalidade ou criatividade? Sera assim tao dificil pensar num nome MAIS MOCAMBICANO. A SOICO tem power suficiente para solicitar propostas para um nome mais original, que descreve as belezas do nosso pais. Agora andarmos..ate a morte, com espirito copiao..come on.

    Ok..ok..na pretendo ser rude, mas deixemos pra la a criatividade..e sugiro a torre eiffel de Maputo, a Basilica de Sao Pedro na Polana e quem sabe o Monte binga e chamemo-lo Evesrst de Manica. Que tal??

    Luisinho

    ResponderEliminar
  14. Mais vale sermos bons imitadores que péssimos inovadores. Não acham?

    ResponderEliminar
  15. Acho...que sim!! imita-mos tudo, passamos por bobocas, mas nao ha crise. Seriamos piores se arriscassemos a nossa criatividade.

    Eh por estas e outras razoes que Africa nao desenvolve. O espirito do seguidismo leva-nos sempre a ser seguidores. Por outra, estaremos sempre atras de alguem..esperando que esse alguem faca algo pra nos depois..IMITARMOS claro.

    Nao creio que nos falta criatividade porque estou ciente que em Mocambique existem pessoas altamente criativas, com um sentido de originalidade fora do vulgar. Por essa razao, acho que a SOICO ja atingiu uma dimensao tal que nao pode dar-se ao luxo de ser exemplo de falta de originalidade ou criatividade. Pelo contrario.

    Luisinho

    Sei nao,

    ResponderEliminar
  16. not a problem prof. to tambem indo abrir meu blogue sobre sociologia. E chama-lo-ei ...advinhou...oficinadesociologia

    Afinal..ideias hj em dia sao escassas pra todos, e temos que aproveitar o que ja eh popular.

    Luisinho

    ResponderEliminar
  17. > Luisinho, não entendi o que a SOICO tem a ver com tudo isto. Se não és sócio, pareces, no mínimo, um bom promotor do Grupo.
    > Concordo que não devemos andar a "macaquear" tudo o que se faz lá fora, mas neste caso, a troca de sugestões sobre lugares com interesse cultural ou rara beleza natural - chamando-lhe as sete maravilhas, ou os mais belos lugares do nosso Moçambique, ou outra coisa qualquer - parece-me ter mais de positivo do que de negativo.
    > Entendo que não devemos ter complexos quando aproveitamos o que de bom se faz lá por fora, ajustando a ideia à nossa realidade.
    > Entendo também que devemos refrear o "patriotismo", para não corrermos o risco de, com a sugestão de - tantos vales e montanhas - incluirmos o país todo.
    > Pessoalmente, não vejo nada de excepcional na "cabeça do velho" na cidade de Chimoio,embora admita que haja quem se impressione com a história das abelhas que quase sempre surgem quando alguém que não cumpra os rituais quer escalar o penedo... os espiritos...
    > Não vejo também nada de transcendente na casa dos noivos no Gúrué ... a não ser para quem dela usufruiu...
    > Por outro lado, considero a Floresta Petrificada na província de Tete de rara beleza natural e raro fenómeno geológico, que é imperioso preservar.
    > Mas, "que seria do amarelo se todos gostassemos do verde".
    Florêncio

    ResponderEliminar
  18. Tks Florencio, mas o prof. serra assim comecou o post: O Grupo Soico pediu-me...

    Noa discordo em elegerem-se os lugares mais belos de Mocambique. Discordo sim eh com essa ideia das 7 maravilhas. Porra, as joias de mocambique, Nossas Maravilhas..sei la pa..sejam dez..quinze..vinte. Temos que ter a cultura de originalidade e nao a cultura de imitadorismo. Assim nao vamos a lado nenhum.

    Caramba...quando vamos ser primeiro nalguma coisa ou originais?? Ok..ok...eu sei pensar eh dificil, entao prontos.!! Continuamos assim e nao se fala mais no assunto. Botem ai as sete maravilhas..e prontos. Capitalizamos na ja popularidade do titulo. Pra ke martelar a cabeca se podemos imitar! Claro vamos imitar o bom...so o bom.

    Lusinho

    ResponderEliminar
  19. > Oi Luisinho, As minhas desculpas pela referência à SOICO ...
    Um abraço
    Florêncio

    ResponderEliminar
  20. Pinturas rupestres de Manica
    Ilha de Moçambique
    Ilha do Ibo
    Cahora Bassa
    Floresta petrificada(História da Terra)

    ResponderEliminar
  21. Como estão os zimbabwes de Moçambique?

    ResponderEliminar
  22. AGUAS QUENTES DE PINDA - Morrumbala - Zambezia, e um local natural em que a agua esta sempre a ferver,os naturais dizem k e possivel cozer um ovo em menos de 5 minutos. eu ja la estive e mitico e fantastico. ILHA DE MOCAMBIQUE,CASA DOS NOIVOS - Gurue; Museu da Historia Natural, Maputo; Cabeca de Velho, Manica.
    Sergio Vip

    ResponderEliminar
  23. Ilha de Moçambique
    Arquipelago das quirimbas
    Lagoas de Zavala
    Cahora Bassa
    Floresta petrificada de Tete
    Pinturas rupestres de Manica
    Gurué-Casa dos noivos

    ResponderEliminar
  24. Bom vejo que Moçambique tem lugares bastante bonitos alguns que foram mencionados nos comentários anteriores ja passei por eles e n7o olhei que de facto sao lindos.
    Entretanto professor eu sugiro alguns locais que porc vezes não olhamos que sao lindos ou maravilhosos se preefrirem, sugiro 3 todos eles aqui em Maputo: 1 o predio 33 andares por ser o mais alto do país, 2. A fortaleza de Maputo, obviamente pela historia que exala, 3. A catedral de Maputo, a praça da independencia, o edificio do Conselho Municipal, oba tinha falado que seriam tres mais não resisto: 4. A estação dos CFM, é aqueles comboios lindos, 5.Mesmo em frente aquela erstatua que quase fazia desmaiar um amigo meu alemão que visitava Moçambique, o seja, a vulgarm,ente chamada Mamana wa nhoca... Tou pensando em alguns... depois volto. Dinis Chembene

    ResponderEliminar
  25. Penso que em primeiro lugar alguem tinha que definir os critérios para isso e dar a conhecer a todos. Penso que não temos algum objecto, estátua, construção ou algo especifico que, por si só,pode ser considerado uma maravilha, por isso temos que fazer consideções em relação a areas, espaços, etc. entretanto, se a escolha é aleatória, tomando em conta a beleza ou importancia historico-cultural escolho:
    1. Ilha de moçambique, pelas razões que conhecemos;
    2. Arquipélago das quirimbas (super belo, ilhas, natureza e fauna maravilhosa);
    3. Parque Nacional da Gorongosa (belo, flora e fauna, etc);
    4. Serra de Chimanimani (belo, flora)
    5. Gurue (belo flora e montanhas)
    6. Quinta da Floresta - Manica-fronteira com Zimbabwe (um jardim botanico no cume de uma montanha, a poucos metros de uma nascente) maravilha.
    7. Bazaruto (belo)

    ou, em alternativa

    8. Cahora Bassa-lago artificial
    9. Angonia
    10. lago niassa
    11. Penhalonga

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigado a todos, já dei a conhecer aos organizadores as sugestões aqui feitas!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.