Outros elos pessoais

11 outubro 2007

Dom Jaime fala dos "homens armados" da Renamo

Em entrevista concedida ao semanário "Zambeze" de hoje, o arcebispo da Beira, Dom Jaime Gonçalves, um dos negociadores dos Acordos Gerais de Paz assinados em Roma em 1992, afirmou que os "homens armados" da Renamo estacionados nos distritos de Maríngué e Inhaminga, província de Sofala, não são homens armados mas guardas do presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, que eles não fazem mal a ninguém, que durante 15 anos nunca mataram ninguém e que se já dispararam, o fizeram para se defenderem da polícia. Tentar dizer o contrário - afirmou - apenas tem por fito "manipular os moçambicanos" (p. 3).

2 comentários:

  1. Homens armados são comida quando eleições chegam.

    ResponderEliminar
  2. 1. Por acaso o Mocambique para todos publicou o boletim sobre o AGP. E lá estão eles, está o SISE e não a PIR/FIR.

    2. É surpreendente mesmo com estes homens ditos como perigosos,haja mais tranquilidade lá onde eles vivem que em Maputo. Tenho comparado estes homens com tantos com o título de antigos combatentes, por exemplo os que pessoalmente conheci no Mpaco.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.