Outros elos pessoais

25 setembro 2007

Pobreza diminui se malnutrição aumenta?

Como pode a pobreza estar a diminuir em Moçambique se a malnutrição aumentou? Na realidade, a situação da pobreza piorou ao contrário do que sustentam dizeres e estatísticas. Este o tom de um provocante trabalho do jornalista e professor universitário Joseph Hanlon, escrito em inglês.

6 comentários:

  1. Alguém se lembra de como era a malnutrição em 1994? Alguém se lembra do perfil físico dos moçambicanos há 15 ou 20 anos atrás? Só mesmo um distraido pode dizer que a malnutrição aumentou. Talvez a nossa capacidade de medi-la a sistematiza-la (a malnutrição) é que melhorou.

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  2. Eu me lembro disso e até de há 30 anos. Mas este estudo é excelente, porque o que se andas a cantar é um EXAGERO com certos fins.

    ResponderEliminar
  3. Aqui ficam as vossas opiniões. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Em moçambique enquanto a Frelimo no poder pode ter certeza que a pobreza nao vai diminuir por merito do governo, pos a Frelimo ja perdeu a capacidade da eficiencia e eficacia.

    Porque todos aliados da Frelimo tem interesses contrarios da agenda nacional, cada um puxa para o seu lado e o povo em desvantagem. Pode crer Mano.

    A malnutriçao e consequencia de nao se alimentar condignamente, a malnutriçao nao e doença transmisivel gente nao podemos ser idiotas da Frelimo pessoal.

    ResponderEliminar
  5. Eh Obed, realmente a ma nutricao de 1994 ou antes era terrivel. Aquelas fotos de magricos eram arrepiantes.

    Que tal se pensassemos que talvez os muitos mal-nutridos de hoje nao sao tao mal-nutridos como que os de ha 15 ou 20 anos?? Entao ai teriamos dois aspectos : a qualidade da malnutricao e a quantidade de malnutridos. Creio que o estudo deve ter centrado principalmente na quantidade de malnutridos e nao no grau de malnutricao que incide sobre os Mocambicanos.

    Agora se me perguntar se eu acho que a quantidade de malnutridos hoje eh maior que a de ontem, confesso que nao lhe sei responder porque isso necessitaria de uma analise, que creio foi esta feita pelo estudo que aqui se faz referencia.

    Mas talvez ate os malnutridos de hoje estejam melhores que os de ontem..afinal, naquela altura era so repolho.

    PP

    ResponderEliminar
  6. Obed coloca questoes interessantes no seu comentario. Para ja o titulo e provocador "Pobreza diminui se malnutricao aumenta". O que e pobreza?, o que e malnutricao?, pode a pobreza ser medida pela malnutricao?, sera a malnutricao resultado da pobreza?, sem desconsiderar que a pobreza pode agravar a malnutricao. Esta constatacao precisa ser aprofundada e com dados concretos para a analise. Por outro lado, julgo que reducao da pobreza num dado momento nao implica ausencia de pobres. Alguma vez analisamos profundamente os dados no tempo a que se reportam? Ja analisamos profundamente os factores que em algum momento poderao ter contribuido para a reducao de algum numero de pobres (admitindo que tenha havido reducao)? Se sim, esses factores sao sustentaveis? Os que saiem da pobreza nao voltam?...
    Uma malnutricao pode estar associada a varios factores e importa encontrar a intercepcao entre esses factores e o que consideramos por pobreza. Obviamente que a malnutricao pode ser um sinal de vulnerabilidade permanente das pessoas, ai o link com a pobreza (dependendo do que julgarmos ser pobreza), mas tambem pode nao resultar directamente dela...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.