Outros elos pessoais

09 setembro 2007

HIV/Sida e ludicidade

No programa da criança desta manhã na Rádio Moçambique jovens falaram demoradamente dos riscos do HIV/Sida. Falaram livremente do amor, do que se pode fazer no amor (tocar, beijar, acariciar, etc.) e dedicaram-se a mostrar os riscos da relação sexual livre, da relação sem tomada de precauções, sem a protecção do preservativo. Seguiu-se alguém a fazer de locutor e a relatar um hipotético jogo em que os cuidados venciam o HIV/Sida e marcavam golo. Entendo que o lúdico, que o jogo, desempenham ou podem desempenhar um papel vital nas mensagens que transmitimos quando em jogo está a gravidade de um fenómeno. Mas interrogo-me sobre a oportunidade desse lúdico transformado em jogo de futebol. O que vocês acham?
____________________________
Já agora, recordem aqui a mensagem de precaução que se tentou passar o ano passado sobre o HIV/Sida fazendo-se publicidade às tchuna-babies.

2 comentários:

  1. professor! em algumas unidades sanitarias do pais e servicos comunitarios de saude nao ha preservativos. um situacao que se alastra ja a bastante tempo.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.