Outros elos pessoais

19 julho 2007

Lizha James e a americanização da música maputense

Este trabalho é, quanto a mim, fundamental para se compreender a subversão rápida da nossa música - falo em especial da música popular produzida em Maputo -, o seu caminho para uma nova identidade hip-pop, fortemente americanizada, que na circunstância um certo apelo "oriental" (na dança e no vestuário) não consegue disfarçar. Tirando as infiltrações do "orientalismo", a capoeira brasileira e o recurso forçado à nossa bandeira (eventual tentativa para moçambicanizar o vídeo), no resto é como se estivessemos num bairro americano, embalados pelos DJs, pelos skates, dançando como o Michael Jackson e simbolicamente protegidos por aqueles "misters" de pinta avantajada e dominadora,sempe de charuto na boca e de garrafa de whisky na mão, que o nosso bem-amado Mc Roger tanto ama imitar.

4 comentários:

  1. Professor repare que o hip-hop americano tbem tem sofrido influencia da musica oriental. Este clip faz me lembrar, exactamente,o clip Truth Hurts - addicive - produzido por Dr.Dre em 2002. No Clip de Truth Hurts, a influencia oriental é jà perceptivel, na dança e no vestuario tbem. O ultimo grito da influencia oriental no RNB americamo é o clip da dupla feita pela norte-americana Beyonce e a colombiano-libanesa Shakira.

    É caso para perguntar se alguem pode parar a influencia que os midia global exercem em contextos locais? Mesmo o hip-hop e o RNB americanos sao influenciados por sons e ritmos locais (orientais, latinos, africanos). é. ritmos locais americanos influenciados pela musica global, subversao do hip hop e do R&B americano? internacionalizaçao de ritmos locais? Subversao de ritmos tradicionais?

    ResponderEliminar
  2. excelente trabalho Prof. boa continuaçao;

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela sua contribuição. O fascinante é esta globalização que ao mesmo tempo fagocita os ritmos locais e os transforma em produtos mestiços.

    ResponderEliminar
  4. So uma pequena precisao? influencia oriental é perceptivel sobretudo na propria musica e na dança, no caso do clip de Beyonce e Shakira em particular e no hip hop, e R&B, em geral. Noa sei donde partiu a ideia, mas a introduçao dos sons orientais no hip hop esta ha ja algum tempo mto em voga, encontram-se os ditos sons tbem no hip hop francês e numa boa parte dos clips moçambicanos que o Prof. aqui postou, inclusive no remexe da dama do bling.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.