Outros elos pessoais

19 julho 2007

Hipóteses sobre o pimbismo

Creio que existe já uma espécie de protesto robusto contra a música pimba.
Deixem-me lá avançar aqui algumas hipóteses frustes, bem canhestras, para explicar o pimbismo.
1. É hoje difícil criar e tocar com um conjunto clássico, isso custa dinheiro;
2. O playback é bem mais fácil e barato;
3. As empresas produtoras e comercializadores de cds preferem coisas baratas, rápidas e bem ao gosto popular.
4. Quanto mais fácil, provocante, de intimismo rapidamente exposto e digerível, for a música, mais facilmente se vende;
5. A concepção não é exterior ao pimbismo mundial: clown, marketing de imagem vip-popular, abundante condimento rapista (o rap não exige nem imaginação nem boa voz; e a orquestração é baratíssima), produção de histórias sensacionais de amor-pronto-a-servir, apelo aos sentidos mais imediatos e vorazes.
6. A música moçambicana clássica (campesina e ligeira de há 10/20 ano) atrás corre o risco de rápida pimbação. Fanny Mpfumo pode morrer de vez.
Que tal? Vamos lá discutir.

10 comentários:

  1. Mais uma reflexão: arquitetura do pimbismo. Lí algures as reflexões de um arquitecto com relação à tendência de se destruír a rua quando se constroi um bairro, vila ou cidade. Se usarmos essa analogia, será que os pimbistas estão a destruír toda uma referência de música clássica moçambicana para construírem o pimba? Noutro dia falava eu dum fenómeno que chamo de "Cama do Singue" (na língua da minha mãe que é de Catuane e isso é um pun, em inglês) singue é um macaco, um tolo, cujas características são: egocentrismo exagerado, imitações crassas, etc... o pimbismo não foge muito a isso. os músicos falam deles mesmos e imitam outras culturas sem olharem a contextos. Era preciso saber porquê os rappers norte-americanos insultam? e a propósito, estamos a acompanhar o debate no seio das populações negras norte-americanas sob os efeitos dos raps na sua sociedade? a glorificação do gangsterismo, da coisificação da mulher?

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  2. Sinto que devíamos discutir isso. Absolutamente discutir. A coisificação é fenómeno que estudo. E a descerebralização, o imediatismo sensorial da smsgs. Vamos a ver se mais colegas surgem.

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  3. Vamos esperar para ver. Mas voltando à canção "xibubutela swa dhlaia", estive a pensar um pouco. Aínda não ouví a canção, como disse antes, mas mesmo sem o contexto posso procurar saber se ele só canta do xibubutela? Não do "sengue" (banana)? É que xibubutela representa o sexo femenino e o sengue o masculino. Sendo que, se a menção é do xibubutela, podemos estar perante mais um estereótipo: a mulher é que mata. O homem, esse é a vítima. Mais uma atitude machista, iria me parecer.

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  4. É impressionante ver como no nosso país todo o comportamento que sai das normas costumeiras ,consuetudinárias ou de uma idílica visão de um purismo ancestral é transformado em “atentado” à nossa “moçambicanidade”.A adopção e/ou produção de comportamentos,modAs e outros maneirismos em ruptura com outras convencionadas não está a ser inventada por nós cidadãos ordinários nem pelos nossos artistas.É algo frequente em todas as sociedades.Foi assim com a mini-saia,com o cabelo desfrizado,com a utilização da cosmética (labios e olhos),só para citar alguns exemplos mais próximos de nós (geração urbana dos nossos pais e avôs).A diferença é que hoje os meios de comunicação tramsformam essa adopção/produção em fenómenos globais,rápidamente assimiláveis, por um ladO, acrescido à libertação da sexualidade (em todas as suas vertentes:práticas,linguagem,corpo.etc) como fenómeno emblemático do sec.XX por outro .Foi e continua a ser assim no Japão, na clandestinidade dos bairros do Paquistão,em Bogotá,na Russia ou na África do Sul.Não sei porquê que o nosso país teria que sair ileso ou,pior ainda, couraçar-se contra essa quase inevitável realidade. Penso que devemos deixar de pensar que o nosso umbigo é o principio e o fim do mundo.O ponto é saber quais são nossas defesas identitárias para que o fenómeno não nos aliene em abSoluto.

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  5. Bem, eis agora um ponto a ter em conta também, o do nosso medo do futuro.

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  6. Talvez aqui sejam de considerar dois registos de discussão: o registo moral no qual me parece que intervém o autor ou a autora do último comentário e o registo de qualidade. No que me concerne procuro incidir neste último, talvez de forma canhestra.

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  7. Bom prof.estou fora do registo.Mas confesso que não sei separar forma e conteúdo,a moral/ética da arte,a qualidade de qualquer forma de expressão "artistica" da mensagem que veícula.

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  8. Penso que tem razão. Olhe, acabei de colocar dois vídeos.

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  9. Caro professor...

    Peço apenas que procure álbuns de artistas como GPROFAM (sei que já conhece), AZAGAIA (agora em voga) e especialmente, e este não se vai arrepender, do VALETE (rapper Português...

    Depois de ouvir o álbum do Valete, creio que vai pensar 2x antes de dizer "o rap não exige nem imaginação nem boa voz"...

    Tal como todos os estilos musicais, o RAP pode ser BEM FEITO e MAL FEITO !!! A diferença está, e bem apontou, que o Rap é + acessivel a todos...é mais barato e "fácil" de fazer, a instrumentalização e posterior gravação. E por isso há muito mais oferta...e com essa oferta toda, como em todos os casos, vêm a "porcaria" toda...

    Bem, fica apenas a ideia...

    TSIN TSI VA

    NB : DEAD PREZ - mind sex
    DEAD PREZ - animal in man
    VALETE - fim da ditadura , roleta russa, monogamia, etc...
    ou outros artistas como IMMORTAL TECNIQUE... Pode ouvir o VALETE procurando no myspace ou YOUTUBE...

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  10. O "azagaia" já coloquei há tempos. O "valete" ainda não. Mas estou sempre disposto a aceitar a correcção para coisas sobre as quais pensei ou agi mal. Muito obrigado! Critique sempre, por favor!

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