Outros elos pessoais

01 junho 2007

Em defesa do cinema Kudeka em Tete


Reproduzo um abaixo-assinado e, no fim, o email do contacto de Aissa Assak que os interessados poderão usar caso desejem inscrever-se:

ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA
DO CINEMA KUDEKA

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Fundação Aga Khan
Ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Concelho Municipal de Tete
Ao Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação e Cultura
Ao Excelentíssimo Senhor Ministro do Turismo

Os abaixo-assinados, naturais, amigos e simpatizantes de Tete e, principalmente, defensores do património cultural de Moçambique, tomaram conhecimento, com muita indignação, da intenção do grupo Aga Khan de demolir o cinema Kudeka, na cidade de Tete, para no seu lugar erguer um hotel.
Permitam-nos recordar aos exmos senhores que o cinema Kudeka é um edifício de dimensão e formato únicos em todo o País, e que o mesmo possui valor histórico não só para Tete mas também para Moçambique.
Tal como o nome diz, Kudeka significa bonito, belo!
Ao destruir um monumento deste porte não só estarão a eliminar parte da história e da tradição do país e, principalmente, da província de Tete, mas também a destruir parte dos valores culturais e tradicionais da população.
O cinema Kudeka não constitui apenas património arquitectónico da cidade, mas do povo.
Congratulamo-nos com a construção de um hotel da categoria do que se pretende implantar onde agora está o Kudeka, mas a cidade de Tete possui outros terrenos onde o grupo Aga Khan poderá erguer esse empreendimento.
Por isso vimos por meio desta pedir que:

POR FAVOR, NÃO DESTRUAM O CINEMA KUDEKA

Maputo, 29 de Maio de 2007

VALORIZEMOS O PATRIMÓNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE MOÇAMBIQUE
____________________________________
Contacto: amissak@ispu.ac.mz

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.