Não tenho competência para avaliar o relatório muito técnico - e creio que muito rigoroso - escrito por Adrian Wilkinson da SEESAC.
O que me importa aqui, agora, é destacar as duas possibilidades causais, uma alta e outra média/alta, exploradas pelo autor para explicar as explosões:
1. Deterioração da condição física e química das munições e dos explosivos, com decomposição autocatalítica geradora de ignição espontânea (probabilidade alta):
2. Efeitos externos de ambiente (ignição do fósforo branco devido a altas temperaturas (probabilidade média/alta).
Coloca como possibilidade baixa/média a possibilidade de fogo irradiando da vegetação próxima (ainda que não haja testemunhas), situa como baixas três possibilidades concernentes aos cuidados de armazenamento e, finalmente, exclui a possibilidade de sabotagem ou de fogo posto.
O relatório pondera, ainda, sobre as formas e os riscos da desactivação do paiol.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.