Outros elos pessoais

17 março 2007

Picos de cheia no Zambeze: engº José Lopes escreve ao presidente do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Cahora Bassa



"Hidroeléctrica de Cahora Bassa
Presidente do Conselho de Administração
Maputo, Março 14, 2007
Assunto: Cheias no Vale do Zambeze

Exmo. Senhor
Profundamente chocado com a catástrofe que se abateu sobre pessoas e bens ao longo do Vale do Zambeze, mas ainda incapaz de compreender os determinantes ambientais que a causaram, venho por este modo solicitar a Vossa Excelência que se digne disponibilizar-me as seguintes informações:

1. Carta de Riscos Hidrodinâmicos actualmente utilizada pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa.
2. Para a Albufeira de Cahora Bassa, e nos períodos Novembro a Março dos anos 2007, 2006 e 2005: Afluências agregadas mensais, Cotas diárias, Descargas diárias efectuadas via descarregadores.
3. Estimativa dos caudais diariamente turbinados nos períodos Novembro a Março para os anos 2007.

Permita-me notar Senhor PCA da HCB que estas são informações normalmente publicadas pelas Grandes Barragens.

Atenciosamente

José Lopes

cidadão moçambicano mail@xitizap.com

c.c. Presidente da Assembleia Geral da Hidroeléctrica de Cahora Bassa"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.